RESUMO

O artigo discorre sobre o desenvolvimento da criança na construção do seu conhecimento, e qual é o papel que o professor deve desenvolver nessa construção, testando suas teorias sobre o mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento, construção e conhecimento.

INTRODUÇÃO

Nascemos com os neurônios sem função específica, o que facilita o aprendizado, mas é necessário que se estimule esses neurônios para que os mesmos sejam ativados, e segundo a ciência é na infância que perdemos o maior número de neurônios, pois muitos não são utilizados.

Na atual sociedade em que vivemos onde pais trabalham fora, o papel do educador acaba se ampliando, sendo ele encarregado de propor os estímulos necessários ao desenvolvimento da criança.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Em suas pesquisas Piaget descobriu que as crianças não raciocinam como os adultos, a partir disso é recomendado que o educador adote uma abordagem educacional diferente, ele afirma que as crianças são as próprias construtoras ativas do conhecimento. Segundo Newcombe:

“ Piaget acreditava que a experiência ativa com o mundo é essencial para o crescimento cognitivo. Isto é, ele era um interacionista convicto. E de acordo com Piaget, as crianças constroem seu mundo ao ordenar o material bruto fornecido por visões, sons e cheiros.” 2

O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, sendo que para efeitos de estudos é abordado a partir de quatro aspectos básicos:

  • Aspecto físico-motor;

  • Aspecto intelectual;

  • Aspecto afetivo-emocional;

  • Aspecto social.

É possível estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um dos aspectos, pois essas teorias podem enfatizar aspectos diferentes.

Os estudos que envolvem o desenvolvimento humano e sua relação com a educação é de fundamental importância para a prática educativa, de alunos portadores ou não de necessidades especiais, conforme afirma Vygotsky:

“ Neste ponto de vista, os ciclos do desenvolvimento sempre antecedem os ciclos da aprendizagem. A aprendizagem segue a reboque do desenvolvimento, estes sempre está adiante da aprendizagem." 3

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir disso podemos concluir que o desenvolvimento não se dá de forma automática e natural, ou seja, sem interferência direta de uma outra pessoa.

Podemos dizer que a educação é um processo artificial, fundamental para o desenvolvimento psicológico humano.

BIBLIOGRAFIA

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NEWCOMBE, Nora. Desenvolvimento infantil: Abordagem de Mussen. 8. Ed. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999.

1 Graduada em Pedagogia na Universidade Norte do Paraná – Unopar/MT Cursando Pós-Graduação em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Diamantino/MT [email protected]

2 NEWCOMBE, Nora. Desenvolvimento infantil: Abordagem de Mussen. 8. Ed. Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999.

3 VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.