DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS

 

         Este artigo foi feito especialmente para aqueles que têm ao lume a base principal – a cultura. Mas não só para estes como também aqueles que têm em potência e não tem olhos abertos, não sabendo o que fazer para fazer esta energia jorrar-se ao meio social, onde vivem. Para que o desenvolvimento cultural de uma cidade se torne uma realidade útil a todos, é preciso nada menos preencher dez quesitos essenciais que passamos a enumerá-los:

          01.Livrarias – é preciso que se fundem livrarias para servir a comunidade. Pode-se colocar na mesma uma perfumaria e uma papelaria. Devem ser comprados livros mais baratos a fim de desenvolver mais a venda. Por outro lado é essencial vender revistas e jornais, bem como obras da comunidade.

          02.Bibliotecas: obra essencial para a cultura. Faz-se inúmeros ofícios assinados pelo prefeito e o diretor da biblioteca, enviando às editoras. Com pouco tempo muitas obras chegarão à Biblioteca. Também devem ser feitas campanhas para compra de livros. Essas campanhas podem ser: livros de ouro, rifas, solicitações às casas comerciais, shows, etc. Na biblioteca deve haver um pequeno conjunto musical, sala de artes, clube de jovens, sala de jogos, clube esportivo, a fim de chamar a atenção dos jovens e fazer com que eles participem dos trabalhos. É preciso haver concursos de literatura, arte, música, bem como promoções de passeios e brincadeiras.

          Não devemos esquecer que precisamos de computadores para usar em pesquisas. As máquinas devem ser interligadas com Internet para que todos saibam pesquisar e encontrar aquilo que precisa. Uma boa biblioteca, deve ter também alguns computadores úteis para a comunidade.

          03.Escolas profissionais – Estas escolas vão preparar mão de obra especializada para a comunidade como carpintaria, relojoaria, eletrônica, enfermeiros, técnicos de Informática, Hardware,etc.

          04.Clube regionais: estes clubes irão desenvolver e reunir obras artesanais da região, recolher obras naturais de valor e desenvolver e incentivar o folclore.

          05.Museus – É preciso museus de artes, aves, pedras e obras diversas.

          06.Clubes – Com piscinas e sombras para o público. Aí se realizarão shows, jantares e danças.

          07.Parques e cinemas – Estes partes devem ser fixos, bem localizados com preços acessíveis. Devem aparecer aí vários tipos de diversões para complementar a cultura. Os cinemas são imprescindíveis numa cidadezinha.

          08.Clubes de trabalho – neste clube de trabalho a tarefa é a seguinte: procurar serviço para quem não tem e melhorar os que têm. Indicar locais onde precisam de pessoas para o trabalho.

          09.Exposições: pelo menos uma vez em cinco anos é preciso haver pelo menos uma exposição. Pode ser agropecuária, industrial ou de artes. Nestas exposições, além dos objetos expostos, ainda é preciso haver uma programação com shows, rodeios, passeatas, jogos, coquetéis a fim de chamar a atenção do público. A propaganda é preciso ser feita em todos os municípios do Estado e nos municípios vizinhos.

          10.Feiras : as feiras proporcionam barateamento dos preços e chamam um grande público.

          Se isto for posto em prática, então haverá um grande desenvolvimento cultural e social nos municípios. Está aí a planta para germinar, regando dá. O caminho está a vista, o caminheiro só não anda se não quiser.