DENGUE: Prevenção e Tratamento

 

Fabricia Vieira da Silva 1

Fátima Cristina Marques Nogueira Ramos de Carvalho¹

Raquel de Amarante Fontana¹

Welveton Reis Santos Damaceno¹

Walderly Resende 2


RESUMO



A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridáe e é transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypthy infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, em que o vírus possui quatro sorotipos conhecidos: 1,2,3,4. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos colonial segundo Brasil (2011). Este artigo tem como objetivo geral orientar os leitores a se auto-ajudarem mantendo a prevenção e o controle da dengue, pois esta é uma doença de caráter infeccioso, que pode ser benigno a grave, podendo levar á morte as pessoas infectadas. Como objetivo específico tem-se como meta levar o esclarecimento e conhecimento do leitor sobre a prevenção, controle e tratamento dessa doença. Portanto este artigo é de cunho bibliográfico, descritivo.

Palavras-chave: Degue, Prevenção, Tratamento

ABSTRACT

Dengue is an acute febrile infectious disease caused by a virus and is transmitted Flaviridae family in Brazil, through the aedes aegypthy infected by the virus. Currently, dengue is considered one of the major public health problems worldwide, the virus has four serotypes known: 1,2,3,4. Dengue is known in Brazil since colonial times second Brazil (2011). This article aims to guide general readers to help themselves by keeping the prevention and control of dengue, as this is a disease of infectious nature, which can be benign to severe and can lead to death people infected. Specific objectives have as a goal to take the clarification and the reader's knowledge about the prevention, control and treatment of this disease. So this article is a bibliographic and descriptive.

Keywords: Degue, Prevention, Treatment


____________________________________________________________________________
¹ Acadêmicos do curso de Enfermagem oferecido pela Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.
² Enfermeira, Docente do colegiado de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB. 

 

INTRODUÇÃO

 

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridáe e é transmitida, no Brasil, através do mosquito aedes aegypthy infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, em que  o vírus possui quatro sorotipos conhecidos: 1,2,3,4. A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos colonial segundo Brasil (2011).

Este artigo tem como proposta levar o conhecimento dos leitores sobre como se prevenir contra a Dengue. Por ela se configurar como uma doença sazonal e endêmica está cada vez mais freqüente.

            Ressalta-se que os órgãos públicos então tendo, por vez, falhas na prevenção, controle e na assistência das famílias acometidas. Além disso, é uma patologia que confunde às vezes o diagnóstico final por se parecer com outras doenças, e sendo um distúrbio, não pode ocorrer erros na prevenção, controle e tratamento por ter a possibilidade de levar a óbito o indivíduo infectado.

            Frente a essas perspectivas e magnitude, cabe a nós profissionais e futuros enfermeiros, procurar auxiliar a população à cerca da patologia. Neste sentido, faz-se necessárias ações educativas com intuito de prevenção e controle epidemiológicos, já que a dengue é de fácil prevenção.

Este trabalho torna- se viável devido um melhor conhecimento dos leitores frente a prevenção, controle e tratamento  da dengue, pois esta é uma patologia  que pode se tornar grave, se não diagnosticada em tempo hábil. Ela é de fácil prevenção, porém de alta complexidade quando está fora de controle. Por sua vez, caso a população se ajustar quanto à forma de prevenção terão excelentes resultados

Este artigo tem como objetivo geral orientar os leitores a se auto-ajudarem mantendo a prevenção e o controle da dengue, pois esta é uma doença de caráter infeccioso, que pode ser benigno a grave, podendo levar á morte as pessoas infectadas.

            Como objetivo específico tem-se como meta levar o esclarecimento e conhecimento do leitor sobre a prevenção, controle e tratamento dessa doença.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

 

De acordo com Brasil (2011) afirma que a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegyphty, originário da África e transmite a cepa do vírus da doença. Esta que hoje é considerada uma patologia endêmica em todo o território nacional.

Conforme Brasil (2004) para o coordenador da vigilância sanitária, Antônio Luiz cunha, é preciso uma maior providência e de preferência imediata, em relação ao controle da dengue, destacando que os trabalhos realizados pelos agentes comunitários de saúde são imprescindíveis para se ter um bom resultado nesse controle como também a aceitação da população frente a prevenção e controle  da Dengue.

Segundo os especialistas o vírus tipo 4 da Dengue, teve um ressurgimento no país em que se abriu um precedente para mais uma possível epidemia da doença no Brasil. Esse tipo de vírus não era registrado há 28 anos no país, mas voltou a circular em agosto do ano passado. Isso serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, pessoas abaixo dos 30 anos, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

 Brasil (2011) afirma que é uma questão de tempo até que essa variação da dengue cause uma epidemia. Para evitar que isso aconteça é necessário realizar medidas que barrem esse vírus nas regiões onde foi detectado em vista que este vírus tem-se mostrado de difícil controle. O vírus tipo quatro é igual aos outros, mas tem essa desvantagem de encontrar a maior parte da população suscetível, apesar de atualmente ter mais facilidade para se espalhar, não é o mais virulento.  A maior preocupação acerca do novo vírus é o poder que ele tem de causar o tipo mais grave da dengue.

Para o mesmo autor acima citado, a infecção pelo vírus quatro em uma pessoa que já foi infectada pela dengue aumenta as chances do doente adquirir a forma hemorrágica da doença, que pode levar a óbito. Isso acontece por um efeito do próprio sistema imunológico que não consegue combater o vírus.
Mas, mesmo sendo estimulada, a imunidade não consegue proteger o organismo de outro tipo de dengue, cuja imunidade já teve de trabalhar contra. Essa estimulação causa uma reação inflamatória que promove hemorragias e extravasamento de líquido dos vasos sanguíneos, que são sintomas da dengue hemorrágica.

O modo de transmissão se faz pela picada da fêmea do mosquito Aedes  aegypti, no ciclo do homem- aedes aegypti-homem. Após um respasto de sangue contaminado, o mosquito está hábil a transmitir o vírus, depois de 8 a 12 dias de incubação extrínseca. A transmissão mecânica também é possível, quando o repasto é interrompido e o mosquito, imediatamente, se alimenta num hospedeiro apto adjacente. Não há transferência por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa saudável, nem por nascente de água ou alimento. O período de incubação varia em média de 5 a 6 dias e o período de transmissibilidade acontece quando o homem infecta o mosquito durante o período de viremia, que dar início um dia antes da febre e persiste até o sexto dia da doença. As complicações abrangem choque decorrente do acrescentamento da permeabilidade capilar, seguido de hemoconcentração e colapso circulatório (BRASIL, 2006).

O diagnóstico na dengue clássica é feito pela vistoria clínica e laboratorial nos primeiro casos e em seguida, clínico-epidemiolócio. A febre hemorrágica da dengue carecem de uma adequada anamnese, seguida de exame clínico vide sinais de alerta com prova de laço averiguando o aparecimento de petéquias e ratificação laboratorial específica (BRASIL, 2006).

O diagnóstico laboratorial específico advém pelo isolamento viral alcançado a partir de amostras de sangue, derivados ou tecidos coletados nos 5 dias iniciais  após o começo da febre, sendo importante para  identificar o sorotipo viral circulante, exame de antígenos virais e ou ácido nucléico viral mediante os subseqüentes métodos:reação em cadeia depolimerase (PCR) imunuflorescência e imunohistoquímica. Sorológico: exame imunoenzimático para enlaça de anticorpos IGM onde a maior parte dos casos requer somente uma amostra de soro, sendo provável realizar o diagnóstico presuntivo de infecção recente ou ativa. Outras técnicas também são empregadas no diagnóstico sorológico do vírus do dengue, porém requerem sorologia com mostras pareadas (BRASIL, 2006).

            A terapêutica foca os sintomas onde não se utiliza ácido acetilsalicílico mais a princípio recomenda-se hidratação oral e repouso observando alguns sinais de alerta como algias, abdominais intensa e contínuas, vômitos duráveis, hipotensão arterial, hipotensão postural, redução da diurese, oscilação do humor, sonolência, pulso rápido e fraco, cianose, hipotermia e entre outros. Aparecendo esses sinais de choque, o paciente deve ser internado prontamente para correção rápida de fluídos, e importante está atento a sinais e sintomas de insuficiência cardíaca (BRASIL, 2006).

As medidas de controle se dá com ações que reduzem o vetor Aedes aegypte, uma vez que não há vacina ou fármacos antivirais exclusivos. O duelo ao vetor deve desenvolver ações ininterruptas de fiscalizações domiciliares, eliminação e tratamento de criadouros, priorizando atividades de ensino em saúde e mobilização social. A intenção das ações de rotina é manter a invasão do vetor em níveis incompatíveis com a transferência da doença (BRASIL, 2006).

 Em situações de epidemias deve ocorrer a intensificação das ações de controle, prioritariamente a eliminação de criadouros e o tratamento focal. Além disso, deve ser utilizada a aplicação espacial de inseticida a ultra-baixo volume, ao mesmo tempo em que as ações de rotina são reestruturadas. Em função da complicação que envolve a prevenção e o controle da dengue, o programa nacional de saúde em vigilância estabeleceu algumas normas tais como: vigilância epidemiológicas, combate ao vetor, auxílio aos pacientes, conexão com a atenção básica, ações de saneamento ambiental, ações agregadas de educação em saúde comunicação e mobilização além de habilitação e recursos humanos, legislação de apoio ao programa, acompanhamento e estimativa (BRASIL, 2006).

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL. Ministério da Saúde. Combate a Dengue 2011. Disponível em:<http://www.combateadengue.com.br/o-que-e-dengue/#ixzz1HaLDB9qR>. Acesso em: 24 de março de 2011.

______. Ministério da Saúde. Dengue e Prevenção. Brasília-DF. 2011. Disponível em:<portal.saude.gov.br/saude/area.cfm%3F>. Acesso em: 24 de março de 2011.

_______. Ministério da Saúde. Dengue: Brasil prestes á uma epidemia. Disponível em:http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/3/febre_e_dor_dengue_ate_que_se_prove_o_contrario_153141.html>. Acesso em: 25 de março de 2011.

_______. Secretaria Municipal de Saúde.Dengue: Diário nacional de Barreiras 2004. Disponível em:<http://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/diario114.pdf>. Acesso em: 25 de março de 2011.

_______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de vigilância Epidemiológica. Guia de Bolso: Doenças Infecciosas e Parasitarias. 6ª Ed. Brasília – DF: 2006. Serie B.