Resumo 

Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como tema a Pedagogia empresarial e seu objetivo é  explicitar o papel do Pedagogo dentro das empresas, uma vez que esta atuação no âmbito organizacional é bastante recente, especialmente no contexto brasileiro. No atual cenário globalizado o Pedagogo Empresarial favorece o chão de fábrica com suas estratégias e metodologias sólidas, aumentando assim a qualidade do atendimento em todas as instalações da empresa. Sua função e visão estão direcionadas aos processos de planejamentos, capacitação, treinamento, atualização e desenvolvimento do corpo funcional. Tem- se, portanto, sempre em vista a melhoria da formação continuada e assim com sua competência proporcionar também a tão esperada habilidade e competência das pessoas, levando-as ao auge do profissionalismo. Assim as empresas ganharão colaboradores pensantes, criativos, proativos, analíticos, flexíveis, habilidosos para resoluções de problemas e tomadas de decisões, e capacitados para o trabalho em equipe.

Livro relacionado:

 

Introdução

Atualmente, neste cenário da globalização, as empresas voltam suas atenções para um mercado cada vez mais competitivo. Esta é uma herança do final do século XIX, por causa da revolução industrial. Daí surge novas dificuldades com relação à formação do profissional qualificado, onde o comportamento humano deve ser conduzido em direção a um objetivo determinado  e a  Pedagogia, como ciência e arte da Educação,  se envolve neste novo cenário dentro das organizações.

Dentre tantas dificuldades no sistema global das organizações, a de maior impacto é a gestão de pessoas e controle da aprendizagem continuada que possibilite o desenvolvimento e sobrevivência da empresa num cenário tão competitivo globalmente.

Sabe-se que a empresa precisa hoje ser um espaço não apenas de trabalhos repetitivos ou seqüenciais, mas um lugar onde possa permitir ao colaborador uma aprendizagem continuada, sistematizada, organizada, estimulativa e criativa, onde esse profissional possa crescer e assim levar a empresa a progredir com seus produtos e serviços. O espaço industrial não deve ser apenas um espaço para maquinários ou acessórios para o trabalho e sim um lugar educativo onde as pessoas possam desenvolver habilidades e melhorar seu desempenho, possibilitando assim novas responsabilidades e principalmente proporcionar satisfação pessoal. Para que tudo isso seja o ideal para o progresso de qualquer atividade lucrativa o Pedagogo poderá contribuir de maneira decisiva e eficaz neste processo intencional.

No atual cenário percebe-se que ainda são poucas as empresas a lançar mão de um Pedagogo qualificado para exercer tais atividades não formais; porém o Pedagogo é o profissional que sabe organizar, programar e dinamizar recursos de aprendizagens, articulados com as necessidades de cada profissional de sua organização. E diante destas mudanças surge o papel do Pedagogo com formação adequada para desenvolver projetos de qualificação e reeducação. Atualmente esse profissional é denominado de “Pedagogo Empresarial”.

Com esta formação de Pedagogo Empresarial, o foco de seus conhecimentos poderá estar direcionado de duas formas: no funcionário ou no produto da empresa. No primeiro caso sua atenção e responsabilidade ficam focadas na criação de projetos educacionais que possam facilitar e viabilizar o aprendizado de cada funcionário na organização, estas atividades estão relacionadas ao departamento de recursos humanos, onde o Pedagogo poderá verificar quais as necessidades de aprimoramento de cada setor e departamento dentro da empresa, aplicando método pedagógico e adequando-o para a performance.

Já no segundo caso o Pedagogo irá atuar em empresas que trabalham exclusivamente com educação, como editoras, sites e organizações não governamentais (ONGS), podendo assim com seu potencial de conhecimento chegar a ser um consultor nesta vasta área de negócios.

Assim sendo o Pedagogo pode ser requisitado pelas empresas e proporcionar a elas qualidade de trabalho, produtividade, desenvolvimento, informação, comunicação dentro das práticas educativas.

As empresas passaram a se preocupar não só com treinamento, mas com educação também. Elas perceberam que a pedagogia aumenta a eficácia dos programas de treinamento, porque as pessoas aprendem melhor. E quanto maior a coerência entre a cultura da companhia e os princípios pedagógicos aplicados, maior será o sucesso da empresa no mercado.

As companhias buscam profissionais que saibam convergir às teorias educacionais para a prática empresarial. Esta é uma área recente, que está sendo muito valorizada pelas empresas. (EBOLI, 2004)[3]. 

As organizações na verdade, tem uma demanda de conhecimento  muito grande onde a sua matéria prima são os funcionários. Cada vez mais as empresas estão se tornando uma escola, assim acreditamos que o sentido humano na empresa esta para além do profissional, treinamento, funcionário, empregado. Trabalhar com pessoas é muito diferente de trabalhar com as máquinas. O funcionário pensa, luta, sonha e precisa ter suas necessidades básicas atendidas e esta relação precisa ser interagida, desenvolvida e compreendida no processo de trabalho.

O Pedagogo Empresarial surge como uma ferramenta para este desenvolvimento nas organizações, e elas por sua vez caminham para serem empresas aprendentes. Para treinar, ajustar falhas, ter habilidades, pensar estrategicamente e com isso conquistar cada vez mais o mercado globalizado. As empresas precisam que o Pedagogo, profissional treinado e qualificado, seja o ajustador, o direcionador, o aproveitador das qualidades humanas dentro de cada organização.

Diante de tantos imprevistos, o Pedagogo Empresarial está inserido, neste contexto, auxiliando no desenvolvimento das competências  e habilidades de cada indivíduo para que cada profissional desde o menor cargo saiba lidar com varias demandas com incertezas, com varias culturas ao mesmo tempo, gerando assim um resultado positivo, competitivo num mercado onde a competição gera mais competição. A atuação do Pedagogo Empresarial será de estruturação e reestruturação do trabalho em uma área problemática.

O papel do pedagogo vai alem disso: ele proporcionará um ambiente de aprendizado desenvolvendo nas pessoas o intuito das cinco disciplinas utilizadas nas organizações aprendentes, que classificam-se em: pensamento sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, a construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe. (SENGE, 2002 p.40). 

O pensamento sistêmico consiste em contemplar o todo de uma empresa: parte contábil, administrativa, produção etc. O domínio pessoal é o comprometimento e a capacidade de aprendizagem de cada indivíduo. Os modelos mentais implicam no prisma de como cada indivíduo analisa o mundo em sua forma de ver e agir a partir de cultura familiar e social. Nas empresas o trabalho deverá ter formas de diálogos ricos para que o indivíduo faça uma auto-análise e que aprenda a expor seus próprios pensamentos e aceitar o feedback dos outros.

A construção de uma visão compartilhada deve ser desenvolvida a partir de um líder, que traduz sua visão individual em uma visão compartilhada, dividindo assim com sua equipe e quando isso acontece favorece para que novas motivações e objetivos sejam alcançados.

A aprendizagem em equipe aparece de varias formas: no esporte, no teatro, na ciência, surgindo idéias e percepções que sozinho o indivíduo não conseguiria executar levando assim ao trabalho em equipe que para uma organização é de suma importância.

Toda essa trajetória poderá ser feita pelo Pedagogo que, junto ao RH da empresa, desenvolverá dinâmicas de grupos, jogos de desenvolvimento de equipes para se ter um relacionamento interpessoal no trabalho, levando ao objetivo que será apaziguar os conflitos de relacionamento onde as pessoas poderão exprimir suas angústias e aflições, trocar informações e estabelecer momentos de interação.

Vale enfatizar que as relações interpessoais no grupo são tão ou mais importantes do que a qualificação individual para as tarefas. Se os membros relacionam-se de maneira harmoniosa com simpatia e afeto, as probabilidades de colaboração aumentam muito, a sinergia pode ser atingida e resultados produtivos surgem de modo consistente. (MOSCOVICI 1998, p 47) 

O Pedagogo Empresarial deve favorecer uma educação democrática que busca estimular a ampliação do conhecimento de todos e a Pedagogia vem de encontro ao aperfeiçoamento das relações do ambiente organizacional e da gestão de pessoas.

De acordo com Pilletti (1995)[4]: “Educação não se confunde com escolarização, pois a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação também se dá onde não há escolas”.

Considerando a empresa como um espaço educativo, cabe a Pedagogia buscar estratégias e metodologias que garantam aos funcionários aprendizagem, apropriação de informações e conhecimentos mediados pelo Pedagogo Empresarial. 

Um breve histórico do Pedagogo 

Na Grécia e em Roma, chamava-se Pedagogo aquela pessoa que servia e guardava as crianças da época, eram considerados escravos para crianças. O nome Pedagogo significava aquele que conduz a criança.

Na época em Roma o Pedagogo passou a ser uma espécie de condutor, encarregado da educação dentro das casas dos senhores da época.

Quando Roma conquistou, em batalha, a Grécia muitos homens capturados serviam a Roma como escravos e entre eles os cultos e celebres que continham muitos conhecimentos que causavam inveja aos romanos.

[1] Licenciatura em Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo – 2009.

 
 
[...]