COMO ENTENDO O CURRÍCULO COMO CONSTRUÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL?

 

No entendimento geral entende-se como currículo a historia do individuo, geralmente referindo a sua vida profissional. No âmbito do currículo escolar indica o que os alunos estudaram / ou o que eles irão aprender.

A Educação Brasileira baseou seu currículo numa generalização dos estudos, ou seja, a LDB igualou os conteúdos obrigando todas as escolas a seguirem a mesma linha de pensamento como consequência temos muitos assuntos como espaços geográficos sendo estudados da mesma maneira tanto na escola urbana como nas escolas rurais, comunidade indígenas etc. e isto vai ao desencontro do conhecimento cultural dos alunos, quando um livro refere à forma de lazer como ir ao shopping e cinema exclui os colombos, indígenas, comunidades rurais que muitas vezes nunca ouviram falar dessa forma de laser.

O currículo escolar é um assunto que gera polémica entre os especialistas da área da educação e as pessoas relacionadas à gestão escolar, pois eles decidem os assuntos a serem estudados e geralmente a muita discórdia.

É necessário que haja um entendimento entre todas as partes incluindo a sociedade e os alunos levando em consideração o que ensinar para quem vou ensinar, porque ensinar, não adianta colocar no currículo conhecimento da matemática, historia geografia e não contextualizar para o educando o assunto, isto gera o desinteresse e a perda de perspectiva em relação à aprendizagem.

A meu ver, o currículo deve ser reformulado e nesta revisão deveria ter a participação da sociedade, aluno, professores, gestão politica e escolar, assim poderemos chegar a um consenso e atender o interesse de todos os envolvidos facilitando o trabalho do educando e gerando o interesse do aluno pelo conhecimento.

Não que a proposta curricular brasileira não tenha contribuído para o nosso progresso, porém o momento que estamos vivenciando é necessário que repense este modo de aprendizagem e inclua outros assuntos tão relevantes quanto o estudo da matemática para que possamos formar um cidadão consciente, integro e critico que possa se colocar diante das mudanças defendendo o seu meio intervindo em relação a colonização imposta por outra sociedade.

 

Escrito por Neiriane Rezende

Estudante do 2 ano do Curso de Licenciatura de Pedagogia da Universidade de Taubate