DE VOLTA AO PARAÍSO

Uma Realidade Possível Aqui e Agora!

Por Roberto Márquez*

 

Paraíso. Que lugar é esse? Onde fica? Como chegar lá?

Dos livros e filmes, à ciência e religião, a maioria de nós passa a vida buscando esse lugar de felicidade eterna.

Interpretamos a Expulsão de Adão e Eva do Paraíso não como algo que aconteceu num passado distante, mas como as coisas são hoje. Uma história que se repete em cada pessoa neste mundo. Adão e Eva somos todos nós.

A tentativa de reencontrar a felicidade perdida é o principal drama da humanidade. E o objetivo supremo da vinda de Jesus Cristo a Terra.

 

Que diz a Bíblia

 

O pensamento dualista bem e mal é uma espécie de deus.

 

Segundo a Bíblia, o homem foi criado perfeito e colocado num Jardim de provisão infinita e felicidade eterna: o ÉDEN (Gn 2.8). Mas ao comer do fruto proibido da “árvore do conhecimento do bem e do mal” foi expulso do Paraíso (Gn 2.17; Gn 3)

 

O PECADO ORIGINAL é, portanto, o pensamento de que existe OUTRO PODER  ALÉM DE DEUS: o bem e o mal. A isso se diz “ser enganado pela serpente”. 

 

Aos poucos, através de muitas gerações essa crença se converteu num instinto hereditário (Rm 5.12).

 

Viver “expulso do Paraíso” é ser tomado por sentimentos de medo e preocupação e, conseqüentemente, reagir com desamor, avareza, intolerância ou violência (Mt 5. 38-45).

 

Cada época tem seu mundo, a sua mentalidade, o seu ponto de referência sobre o Universo. À luz das novas descobertas científicas, a narrativa  mitológica do Gênesis retrata um GRANDE PRINCÍPIO PSICOLÓGICO:

  • O ser humano precisa voltar ao seu estado original, à felicidade.

 

Que diz a Ciência

 

Existe um "mal-estar na civilização", resultado do desenvolvimento cultural da Humanidade.

 

Segundo a Ciência, o subproduto desse “mal-estar na cultura” é um generalizado sentimento de Autodestruição ou Autopunição que insere-se no quadro psíquico da Alienação - estado de separação da pessoa de alguma coisa que lhe pertencia ou a que pertencia.

 

A palavra "alienado" tem a mesma origem etimológica de “alienígena”, “alien”, “estrangeiro”, “de fora do mundo”.

 

A Ciência presta, portanto, um grande serviço a Religião resgatando o significado autêntico da palavra “Pecado”: “separação e alienação do ser essencial” (Wondracek, pg. 110).

 

Sem dúvida, algo terrível e traumático aconteceu nos primórdios da Humanidade. Para a Ciência, o ser humano é um ser alienado no mundo. Para a Religião, ele está no mundo, mas não é deste mundo.

 

Ciência e Religião concordam: o ser humano perdeu sua verdadeira dimensão de si mesmo e precisa voltar à sua realidade essencial.

 

Retorno Possível

 

A eliminação do Pecado revelará o luminoso e dinâmico Paraíso.  

 

Se comer o fruto proibido do “conhecimento do bem e do mal” causou a expulsão do Paraíso, é coerente afirmar que para retornar precisamos “vomitar” esse fruto venenoso de nosso interior, isto é, EXTIRPAR DE NOSSA MENTE TAL CONHECIMENTO.

 

Ao abandonarmos o pensamento de que existe outro poder além de Deus, extingui-se o medo (Gn 3.10) e o Paraíso começa a se manifestar, e vai se ampliando, cada vez mais.

 

Eliminando o Pecado - a crença no bem e no mal - é desfeita a força que sustenta sua existência, e consequentemente desaparece também o fenômeno que aparenta ser.

 

Portanto, voltar ao Paraíso é voltar ao pensamento de antes do Pecado: acreditar em DEUS como ÚNICO PODER (Dt 6.4-9; Is 45.7; Cl 1.16; 1Ts 5.18).

 

Enxergando o mundo pela perspectiva de Deus, todas as coisas nos aparecerão divinas, nobres, sublimes, perfeitas. O mundo se apresentará harmonioso, um Paraíso.

 

Conclusão

 

O Paraíso não é um governo terrestre ou um lugar no espaço sideral.

 

É uma “existência simultânea e temporal” ao mundo do Pecado, isto é, ao mundo-do-bem-e-do-mal que aí está acontecendo (Jo 3.3;18.36).

 

Homens sábios falaram desta Verdade:

 

“O reino de Deus está dentro de vós.”

Jesus Cristo, Lc17:21.

 

“Se não consegues entender que o céu deve estar dentro de ti, é inútil buscá-lo acima das nuvens e ao lado das estrelas.”

(Sir Charles S. Chaplin, ator, diretor e produtor de Cinema)

 

“O homem será feliz se souber encontrar o céu dentro de si”.

(Confúcio, 551a.C - 479a.C, pensador e filósofo chinês)

 

“Vós, que há tempos buscais os céus, sabeis que sempre o tivestes dentro de vós”. 

(Angelus Silésios, 1624-1667, filósofo germânico)

 

“O paraíso está dentro de vocês”.

(Rajneesh, 1931-1990, filósofo e místico)

 

O Paraíso é aqui, neste planeta, nesta vida. O reino de Deus é no Céu, mas também na Terra (Mt 6:10). Portanto, o Paraíso também é aqui, e agora!

 

 *Roberto Márquez é Educador, Teólogo, Tanatólogo, Escritor e Palestrante. Fundador e CEO do site mywixbook.com, criador do formato Mywixbook e do gênero literário Mywixteratura.