Já dissemos em quantas partes se dividia a Cabala Mercana, a saber, em Sephirod e Semod; e porque a Sephirod é a prática de que não havemos de usar, nem escrever; e a Semod, a especulativa, de que só havemos de dar alguma notícia, prosseguimos com ela e sua divisão em aritmética e Themância, ou Themura, da qual também nos desviaremos por razão de seu perigo, e só haveremos de tocar, lá no fim deste tratado, o que for necessário a descobrir a falsidade e mendácia de tal observação; agora nos fica a discorrer sobre a Cabala Aritmética, já como havemos visto, dividida em Resolução e Composição, que são as duas partes de que trataremos mais fundada e curiosamente.
É a Cabala Aritmética aquela a quem também chamam elementar, e seu fim (principal objeto da Mercana) inquirir e interpretar alguns divinos segredos em virtude de nomes, letras, números e figuras dos nomes de Deus e dos anjos; das letras de que constam esses nomes; dos números que essas letras significam; das figuras destes números e letras; e alguns outros sinais raros e indeclináveis.
Difere da condenada Themancia, em que a Themancia tem por objeto o bem ou o mal do homem, dizendo erradamente seus sequazes, como afirma o Doutor Valle, que o Anjo Raziel ensinara nosso primeiro pai Adão: Magnificam scientiam quae sciret, et posset advocare Angelos bonos ad bene faciendum, malos autem ad male operandum. Mas a Aritmética somente se encaminha a decifrar, quanto humanamente for possível, segredos que resultem em louvor da altíssima providência de Deus, cômodo e descanso dos homens.
Porém, ainda supondo que o fim da Arimética se encaminhe a obra de fé e piedade, muitos varões grandes julgam por de pouco fundamento sua elementar disposição, de cuja validade não disputo nem farei mais que, com tanto estudo quanto a matéria pede, referir as razões com que os cabalísticos comprovam o vigor de sua ciência; e quando a seus argumentos se ajunte alguma particular observação nossa, entende-se que se não traz mais que em graça do que se refere. Digamos agora da Cabala elementar por via de resolução, e depois diremos por via de composição.