O piso laminado é uma das opções mais baratas, bonitas e práticas para instalação de um revestimento. Em diferentes cores, tamanhos e tonalidades esse tipo de piso pode ser adquirido a partir de R$ 30 o metro quadrado, em lojas especializadas.

É possível instalar o piso laminado em cima de outro revestimento já existente, como cerâmica, vinil, pedra ou cimento. Porém, é necessário que o piso esteja totalmente nivelado e limpo.

A instalação é limpa, porém trabalhosa. Entre o contra-piso e as laminas, é preciso que haja uma camada de manta de polietileno, responsável pela abrasão do piso. As placas geralmente têm um acabamento macho e fêmea, que já deixam a instalação firme. Porém, em alguns casos, é preciso uma cola especial para que as pranchas de laminado melamínico não se soltem.

Versatéis e bonitas, as peças podem ser instaladas com diferentes configurações como transversal, longitudinal e diagonal.

Confira alguns cuidados necessários na hora da instalação desse tipo de piso:

Instale no local correto: Mais resistente do que os carpetes de madeira e de fácil manutenção e limpeza, os pisos laminados são indicados apenas para instalação em ambientes internos, protegidos da chuva, umidade e vapor. São indicados para quartos, salas, corredores e escritórios. Evite aplicar em cozinhas ou banheiros.

Procure um profissional qualificado: Apesar de ser uma instalação relativamente limpa, colocar esse tipo de piso requer diversos detalhes. Ter o serviço feito por um especialista pode evitar possíveis dores de cabeça.

A manta é indispensável: Além de proporcionar abrasão ao chão, as mantas podem reduzir ruídos e barulhos. É excelente para quem mora em apartamentos e também deseja um conforto acústico.

Cola específica: Algumas linhas de piso laminado mais modernas dispensam o uso de colas, mas em alguns casos, ela é fundamental. Para essa situação, o indicado é que a cola seja passada em zigue-zague em toda a superfície da peça. Isso evita que a peça descole do assoalho.