Desde os primórdios o cristianismo tem se mostrado uma religião recheada de mentiras, enganos e manipulação da verdade.
Uma religião marcada por dominação pela força, imposição de suas crenças com base em concílios fraudulentos e adulterações afim de preservar seu poder e influência no mundo.
Teólogos influentes como Nestórios, Bispo de Constantinopla defendia a inegável de que Maria não deveria ter o título de mãe de Deus, mas sim de "Mãe do filho de Deus", e o que aconteceu com ele?
Após o Concílio de Nicéia foi excluído e exilado, como forma de punição por estar em desarmonia com a crença da igreja católica, "procuradora" de Cristo na terra.
Porque não se desculparam com Nestórios quando o Padre Marcelo Rossi passou a empregar este título em suas músicas e preleções?
De lá pra cá, um sem número de outros abusos e absurdos foram cometidos, com objetivo unicamente material.
Para manter-se no topo da cadeia de comando da humanidade, permitiu que inocentes fossem queimados em fogueiras apenas por terem opiniões próprias.
Culturas inteiras foram destruídas, e sociedades dizimadas quando da descoberta do "novo mundo" o continente americano, tudo isso visando unicamente impor suas "verdades" aos dominados.
Tudo que sabemos de nossa história hoje é baseado no que a igreja conta, segundo o que ela quer que acreditemos.
E, isso não vale apenas para a igreja católica, mas infelizmente também para igreja protestante.
O maior dos enganos é atribuir à Cristo uma religião que não segue os princípios de Cristo.
Cristo ensinou à amar, a perdoar, a dar a outra face.
Já a igreja cristã disse que matar um infiel era garantir seu lugar no céu.
Jesus disse que a salvação é um dom imerecido e que o conquistam todos aqueles que crêem nele.
Enquanto que a igreja dizia que garantiria seu lugar no céu cada um que pagasse indulgências.
Cristo disse: "todos são iguais aos olhos do pai..." mas a igreja permitia que negros e índios fossem feitos escravos.
A própria bíblia permitia que se fizessem escravos, desde que fossem de nações estrangeiras (Levíticos 25:44). Será que podemos ter escravos americanos ou só africanos?
No passado foi bem pior, mas hoje não é diferente.
Qualquer um que dentro de uma igreja ousar discordar do pastor será mal visto, correndo risco de expulsão. Quando Cristo disse: "aquele que vir a mim de maneira alguma lançarei fora".
Que igreja Cristã é essa que distorce a verdade de Cristo?
Jesus Cristo veio, morreu por nós para que o velho se fizesse novo e vivêssemos no tempo da graça. Passaram-se dois mil anos e ainda vivemos sob o julgo da lei e invalidando o sacrifício de Cristo.
De acordo com o texto bíblicos diz: ...mudando-se o sacerdócio, necessariamente também se faz mudança na lei... (Hebreus 7:12), e considerando que a única lei que Cristo deixou é exatamente a única que não vemos as igrejas pregarem, o amor, segundo o texto de João 13:34 que diz: "Um novo mandamento vos dou: Amai uns aos outros como eu vos amei." Pergunto: o que há de errado com as igrejas?
Foi o próprio Cristo que disse: "Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição." (Marcos 7:6-9), neste texto Jesus deixa claro que o velho testamento de nada vale frente ao seu ministério e seu sacrifício, Jesus diz que o velho testamento é "doutrinas de homens", sendo assim, porque as igrejas insistem em pregar o velho testamento?
A resposta me parece óbvia, interesse próprio. Afinal, a ordenança do dízimo está no velho testamento.
O grande absurdo é que viver o velho testamento é aniquilar a grada de Deus, e não sou eu quem está dizendo isso, mas Paulo, quando escreve à Igreja de Gálatas 2:21 dizendo: "Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu em vão." e logo em seguida diz mais: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gálatas 5:4).
Isto posto não compreendo como pode a igreja continuar a pregar doutrinas tão contrárias às que Cristo ensinou. Preocupando-se com superficialidades como se mulheres podem ou não usar calças, brincos ou maquiagens, ou ainda se o varão pode ou não usar barba ou ir a praia de sunga ou tomar um copo de cerveja ou um cálice de vinho com amigos.
Quanta hipocrisia!
Uma igreja que se diz cristã mergulhada em enganos e falhas de caráter, valendo-se de mentiras e meias verdades para iludir os fiéis em prol de benefícios próprios.
Em meu entendimento o cristianismo urge por renovação ou estará fadado à falência.
As pessoas estão despertando, evoluindo e a cada dia que passa fica mais difícil manter as mentiras e os enganos.
A religião cristã precisa urgentemente de Cristo, precisa deixar de lado o materialismo de uma vez por todas e buscar as coisas espirituais, segundo Cristo nos ensinou, afinal, o verdadeiro tesouro não está na terra, mas no céu.
Vemos igrejas prometendo milagres, prometendo vitória financeira, prosperidade, mas são raras as que propagam o amor de Cristo. A verdadeira mudança de vida, não no sentido material, mas no espiritual, no moral, no ético, construindo cidadãos melhores, mais próximos de Deus.
Cristo disse em João 14:12 que faríamos coisas ainda maiores do que ele fez... e porque não fazemos?
Simples! Porque estamos muito preocupados em conseguir um carro novo, uma casa maior, um emprego melhor, roupas novas pra exibir no culto de domingo que mais parece desfile de moda em uma igreja cheia de superficialidades.
Enquanto verdadeiramente não formos como Cristo foi, não deveríamos nos declarar cristãos.


Reverendo David J. P. Pecis
Teólogo e Psicólogo