CRIANÇAS COM DISTÚRBIOS PSICOMOTORES:
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO


Rozelia Scheifler Rasia -

 Esp. Fundamentos Teórico- Metodológicos de Ensino - UFSM / UNICRUZ - MS. Estudos Literários - UPF


  A superação dos fracassos enfrentados, durante o processo de alfabetização, pela criança com distúrbios psicomotores exige novos e eficientes paradigmas clínicos e psicopedagógicos, pois apesar da inabilidade manual, das limitações e das dificuldades, ela pode apresentar inteligência normal ou superior.
   A educação escolar desvinculada da educação psicomotora agrava o processo de escolarização. Este problema pode ser solucionado mediante uma proposta interdisciplinar de alfabetização que envolva o aparato pedagógico, técnico e científico à disposição de professores, médicos e terapeutas. Objetivando a formação do novo cidadão autônomo e contextualizado, estes múltiplos profissionais, um respeitando a territorialidade do outro, devem traçar em conjunto projetos não-excludentes que contemplem a criança em sua individualidade e totalidade para possibilitar o entrelaçamento simultâneo do currículo escolar com as terapias psicomotoras.
  Embasamentos teóricos e conceituais colhidos em pesquisa bibliográfica de diversos autores sobre o processo de ensino-aprendizagem e sobre a educação psicomotora formam o lastro epistemológico da presente proposta, a qual deve ser ampliada com as novidades advindas da realidade em constante evolução.
   Para o aluno com dificuldades psicomotoras dinamizar sua potencialidade e superar seus limites, a universidade como promotora de mudanças deve engajar-se nesta empreitada que exige profissionais com excelente formação ética, crítica, teórica e metodológica.    O resgate da unicidade no universo pluralizante inspirou esta proposta que é voltada ao aluno que mesmo tendo o direito de ser diferente, tem o dever de ser igual.