Crente “Fast Food”

   

O ser humano deste tempo moderno quer que as coisas aconteçam de forma imediata. O pensamento imediatista contamina todas as pessoas de todas as classes sociais e religiosas. Podemos dizer que vivemos em uma era de “Fast Food” onde tudo, além da comida, deve ser instantâneo.

 Os problemas devem ser resolvidos agora, queremos chegar rápido ao nosso destino, as respostas devem ser dadas agora. O imediatismo gera no ser humano sentimentos ruins como impaciência e o egoísmo.

 Impaciência acontece sempre que nos desesperamos porque as coisas não acontecem no momento que queremos. Nós nos irritamos com as pessoas e com as situações à nossa volta quando elas não atendem a nossa solicitação de resposta imediata. Quando não nos atendem instantaneamente.

 Ficamos com os nervos à “flor da pele” e os outros não podem se aproximar de nós nestes momentos pois soltamos palavras duras, disparamos dardos, flechas e damos pedradas em quem quer que seja.. Isto, quando não atacamos física e verbalmente as pessoas..

 Sentimentos egoístas aparecem quando somos imediatista pois nestes momentos ou nestas situações pensamos somente em nós mesmos, unicamente em nossa vontade e não na vontade do outro, pensamos unicamente em nossa situação e não na situação do outro.

 Será que o próximo naquele momento está em condições de nos atender tão rápido quanto nós desejamos? E se tiver, porque não aguardar pacientemente a nossa vez?

 Precisamos pensar que nem sempre o outro tem a possibilidade de nos dar a resposta que pedimos. Precisamos ainda pensar que o próximo possui necessidades talvez maiores do que as nossas necessidades naquele momento. O próximo também possui emoções e sentimentos tais como nós os possuímos. Portanto, nossas vontades não deveriam prevalecer sobre as dos outros.

 Pedimos por telefone a pizza, os medicamentos, o gás, e comidas diversas, além várias outras coisas, mas queremos ser atendidos de pronto. Tudo para nós precisa ser feito em um “estalar de dedos” em um “piscar de olhos”.

 Queremos que nossos pedidos sejam atendidos primeiro e na frente das demais pessoas. Tudo para nós deve ser feito imediatamente pois não podemos esperar mais. Vivemos uma vida instantânea. O que é que tudo isto tem a ver com o crente?

 Queremos ser atendidos de forma rápida e instantânea. Músculos rápidos, riqueza rápida, felicidade rápida esquecendo que na vida espiritual nem tudo é instantâneo como o macarrão. Colocou na água fervendo e está pronto para comer ou servir.

 Queremos viver uma vida espiritual sem compromisso com trabalho, com exercício e com a prática. Queremos uma vida espiritual também instantânea onde os problemas devem ser resolvidos de forma instantânea. Os milagres precisam ocorrer agora, neste instante, as promessas feitas devem ser cumpridas agora. “Esperei com paciência no Senhor e ele inclinou seus ouvidos para mim” Esta frase do salmista Davi parece não fazer mais efeito em nossa vida cristã hoje.

 Queremos viver uma vida cristã confortável na qual nenhum desgosto ou problema nos perturbe, nenhuma dificuldade nos incomode, nenhuma pedra exista em nosso caminho e que sejamos carregados no colo por Deus e pelo pastor para lá e para cá sem que nem mesmo uma brisa atrapalhe nosso cabelo.

 Lendo sobre a história do povo Judeu percebemos que este povo precisou caminhar e muito para alcançar as promessas de Deus, lutou, sofreu e muito para alcançar os benefícios espirituais prometidos por Deus. Sofreram perseguição, zombarias, acoites e mortes terríveis antes, durante e depois da revelação de Jesus em sua forma terrena. Tudo porque este povo, desde Abraão fazia e ainda faz parte da profecia a respeito da plenitude do Reino de Deus e do estabelecimento de vida eterna pela Graça e não pela Lei.

 Isto nos leva a pensar que a vida cristã precisa ser vivida a todo o custo debaixo da vontade de Deus e não segundo o nosso querer e esta vida cristã para ser vivida de acordo com a vontade de Deus, não acontece instantaneamente, ela deve ser exercitada, trabalhada, ela possui etapas que devem ser alcançadas passo a passo, degrau por degrau.

 O exercício da vida cristã como Deus aprova, exige certo sacrifício sim, exige esforço sim, exige negação do “eu” sim, exige que façamos a nossa parte no plano de Deus para o homem. A nossa parte a ser feita para viver uma vida cristã segundo Deus e não segundo nós é cumprirmos totalmente as ordenanças deixadas para nós em nosso tempo.

 Uma destas ordenanças é a obediência ao chamado de Deus através de Jesus. Este chamado é universal e diz, nele Jesus faz o seguinte apelo: “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”. O segundo chamado é importante também e complementa o primeiro chamado pois nele Jesus nos diz: “Todo aquele que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”

 Ao ouvir o chamado de Jesus é preciso aprender com ele a forma de caminhar, caminhar para Deus e para o céu só é possível com Jesus e em Jesus, porque Jesus afirma que: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Viver a vida cristã não é caminhar qualquer caminho, mas o Caminho. Não é crer em qualquer verdade mas crer na Verdade. Não é viver qualquer vida mas viver e buscar a Vida Eterna.

 Praticar este tipo de vida exige tempo, crescimento e paciência. Não é da noite para o dia que se consegue absorver os ensinamentos do Mestre Jesus é preciso tempo de aprendizado e tempo de prática no exercício desta nova vida. É o exercício desta nova vida que nos leva a sermos novas criaturas a fugir do homem velho. A pratica de uma vida cristã segundo Deus é que nos torna novas criaturas.

 Só existe vida cristã verdadeira quando há amadurecimento cristão. Amadurecimento cristão só existe com aprendizado, aprendizado somente virá com a prática e prática é conseqüência de exercício diário.

 Para sermos salvos é preciso crer em Jesus e caminhar com ele. Pois iremos a Deus por ele ou através dele. É caminhando que se aprende a caminhar. Para ter fé é preciso ouvir a Palavra de Deus, mas fé é conseqüência de uma vida prática, de uma vida de exercícios cristãos. “Fé sem obras é coisa sem utilidade” crer já é um exercício prático.

 Não existe mágica que torne o ímpio em um homem salvo, existe sim o sacrifício de Jesus. Não existe mágica que resolva os nossos problemas espirituais. Somente Deus resolve problemas espirituais e fará isto na hora dele, no momento dele, e na vontade dele quando esperamos ou queremos algo diferente disto nós nos frustramos.

 Não existe fada madrinha que com um toque da varinha mágica transforme o seu coração, transforme você em um vencedor. Mas existe um caminho de obediência a Deus, o caminho da cruz e da negação do seu “Eu” que você pode percorrer e que vai torná-lo vitorioso.

 Não há uma pílula mágica da salvação, existe o sangue de Jesus que é resultado de um sacrifício feito por você e por mim. Existe o “negar-se a nós mesmo e o tomar a nossa cruz e segui-lo”.

 Não há uma pílula de milagre, pílula do arrependimento, mas existe sim um “quebrantar de coração” um “dobrar de joelhos” diante de Deus. O viver e vencer na vida cristã não é instantâneo. Mas depende de um exercício diário de fé, arrependimento, e vida no altar. Depende de trabalho árduo e continuo.

  

Geraldo Goulart