Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração
Escolar

Módulo III

CONTABILIDADE PÚBLICA – ASPECTOS GERAIS/POC-E – NOVA
GESTÃO

UMA HORTA BIOLÓGICA – VIÁVEL NA ESCOLA?

Formador
Mário S. Mendes

Formandos
Ana Paula Neto
Carla Ivone Almeida
Cristina Loureiro dos Santos
Lígia Nogueira
Orlando Teixeira
Simão Cadete


1. Introdução

Para este módulo de Contabilidade, o grupo de trabalho decidiu efectuar uma análise a um dos projectos pedagógicos incluídos no Plano Anual de Actividades da Escola de alguns dos seus elementos. Pareceu-nos, além de muito interessante, uma forma diferente de olhar para o projecto; neste caso, seguimos uma abordagem sobre o método de custear baseado no projecto em si (a actividade), procurando analisar os resultados finais (proveitos e custos efectivos), verificando a viabilidade e exequibilidade do projecto em causa na Escola.
Uma vez que os elementos deste grupo pouco mais possuem como formação nesta área, além daquela que foi adquirida neste módulo, decidimos fazer um estudo contabilístico do projecto em causa, Horta Biológica e Jardim Mediterrânico, utilizando o sistema de contabilidade analítica.
Dos três sistemas contabilísticos disponíveis, Contabilidade Patrimonial, Contabilidade Orçamental e Contabilidade Analítica, esta última é fundamental e muito importante nas escolas, tornando-se numa ferramenta essencial para a construção do Plano Anual de Actividades. Este é também fundamental para se elaborar o orçamento da própria escola, ou seja, se na fase de planeamento, conseguirmos decidir quais os recursos financeiros a afectar, onde e com que objectivos, com certeza os resultados que atingimos serão os desejados. Por outro lado, o seu horizonte temporal é o ano lectivo (Setembro do ano n a Agosto do ano n+1, o que é mais próximo da realidade das Escolas). Os principais objectivos do nosso trabalho são então os que se seguem...