De acordo com o material estudado foi possível identificar os eixos do Referencial: Linguagem oral e escrita, Matemática, Música, Movimento e Artes. Neste trabalho encontra-se um roteiro com sugestões de atividades propostas de modo contextualizado com o tema, contemplando todos os eixos. Este tema foi elaborado e desenvolvido baseado na web aulas, aula presencial via telão e apostila citada nas referências. Tema: Páscoa Nível: 5 anos Objetivos: Compreender o significado da Páscoa, identificar os símbolos, estimular a comemoração, desenvolver a coordenação motora, a percepção dos sentidos, o gosto pela música através de movimentos, a linguagem oral e escrita, a matemática e resgatar a cultura. Justificativa: Páscoa é renovação independente da religião e é necessário trabalhar este assunto com a criança. Culminância: Confeccionar um álbum com os trabalhinhos Avaliação: Parecer descritivo Após a leitura dos materiais, conforme a referência feita no final deste trabalho aumentou muito o nosso conhecimento sobre os eixos que devem permear as atividades propostas. Elaborando o roteiro, com atividades e rotinas, vimos que os eixos nos fornecem a base para a programação do dia a dia. E que em uma mesma atividade podem ser trabalhados mais que um eixo, como música e oralidade, matemática e movimento ou natureza e artes. Concluímos que a criança necessita de estímulos em qualquer idade e que estes devem ter um projeto e um objetivo para serem desenvolvidos.

1º dia – Pensando no eixo linguagem oral e escrita fazer um teatro utilizando avental e palitoches com símbolos para falar sobre a Páscoa. E após fazer uma brincadeira de passar anel, utilizando no lugar do objeto letras U – V – O – C – G – T iniciais dos símbolos, perguntar sobre os mesmos, colando nos respectivos desenhos para registrar.

2º dia – Pensando no eixo linguagem oral e escrita ler história: Adivinha quanto eu te amo, enredo sobre coelhos pai e filho. Pedir para que desenhem sobre a história.

3º dia – Pensando no eixo matemática falar sobre o coelho Abel, amigo do ursinho Pooh que é muito organizado separando formas, cores e numerando a quantidade. Este também registrado.

4º dia – Pensando no eixo música contar que coelho que é coelho gosta muito de pular e que tem uma música sobre um canguru que era assim também, para relacionar. Após tocar a música e pular para frente, para trás e assim por diante. E após trabalhar sequência para registrar algo no dia.

5º dia – Pensando no eixo matemática procurar cascas de ovos vazios, brincar de comprar, vender e contar dinheiro de brinquedo. E após quebrá-los para colar em um desenho.

6º dia – Pensando no eixo movimento utilizar um cordão para brincar da seguinte forma: dentro, fora, levante o cordão com a mão direita e passe por baixo e abaixe com a mão esquerda e passe por cima. E após com o cordão costurar um desenho previamente furado.

7º dia – Pensando no eixo música utilizar novamente aquele avental, mas agora com palitoches de caçador, uma menininha e um coelho. Tocar história em forma de música e dramatizar. E após, para haver um registro deste dia, montar um quebra cabeça.

8º dia – Pensando no eixo Natureza e Sociedade construir uma horta com cenoura e alface, em seguida misturar duas cores para formar uma terceira. O amarelo e azul formam o verde, vermelho com amarelo formam o laranja e assim por diante.

9º dia – Pensando no eixo Natureza e Sociedade brincar de cozinheiros e fazer um sanduíche natural, com cenoura e alface. E após confeccionar a capa do álbum fazendo um coelho através de dobradura.

10º dia – Pensando no eixo Artes Confeccionar um ninho e reunir trabalhinhos para construir álbum com a avaliação do aprendizado.