XAVIER, Valdelucia Moreira Neres

Resumo:

As escolas publicas sofre um grande transtorno em questão da conservação do patrimônio publico devido aos alunos não terem conscientização suficiente sobre conservar esses patrimônios para o uso abundante não só deles, como de futuros estudantes que surgiram após anos e anos. E com isso é necessário que haja uma conservação desse patrimônio para a utilização de forma adequada contribuindo com os gastos que serão necessários quando não há uma conservação decente.

* Funcionária Pública do Apoio Administrativo Educacional de Infraestrutura.

Livro relacionado:

1. Introdução:

Os problemas com a conservação Patrimônio Publico Escolar  vem da própria escola que pode ou não objetivar essas metas em prol de um ambiente conservado e preservado, resgatando a valorização e conscientização dos alunos sobre  a importância de manter esse patrimônios para benefícios de todos.

Para isso é necessário informação para esses alunos sobre os gastos e o mantimento desses patrimônios públicos, para que alunos saibam o que é de responsabilidade da escola e do governo e o fator importante sobre essa conservação nas gerações futuras, para promover um espaço educativo apropriado e compromisso com esses alunos.

2. Desenvolvimento:

Certifica-se que a Escola como um Patrimônio Publico, deve ser segura e preservada que visa um ambiente adequado para a educação dos alunos nessas escolas.

A participação dos alunos na escola é necessário para o convívio entre diferentes fatores, e um deles é a preservação deste patrimônio publico, onde com esse desafio eles aprendem a valorizar e ter consciência do que ocorre quando um desses patrimônios são destruído.

Entretanto as instituições escolares com os seus bens é um exemplo de bem publico de uso coletivo, ou seja, todos estão aptos a usá-los, pois não pertence ao governo, ao diretor e sim a todos dessa comunidade escolar. Por isso a conservação do mesmo é de suma importância para o desenvolvimento da escola e dos alunos.

Essa comunidade escolar é interessante fazerem projetos que desenvolva essa meta crucial de conservação de patrimônios públicos, lembrando aos alunos sobre o sentimento de cidadania junto com conselho deliberativo da escola que venham através de campanha desenvolver ações  que busquem a conscientização desses patrimônios.

Através desses projetos, fica evidente que após anos e anos letivos a instituição escolar permaneça como um ambiente propicio para a educação e a aprendizagem desses alunos, facilitando assim também a convivência e permanecer em um ambiente instável e favorável para a harmonia e conscientização do patrimônio publico.

Levando isso em frente, de fato que quanto mais cedo esses alunos serem conscientizados, melhor será o desenvolvimento da escola, ou seja, melhores os resultados e mais durável.

De acordo com PINHEIRO 2011:

A conscientização é uma das maneiras de se preservar o patrimônio escolar, buscando como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola e refletir sobre suas conseqüências propondo ações coletivas e individuais para preservar esse Patrimônio Escolar.

Certamente de acordo, é importantíssimo buscar meios para desenvolverem ações sobre a preservação do patrimônio publico escolar, colocando em pratico os alunos para saberem e entenderem que esse patrimônio é essencial para a educação, o conhecimento e o desenvolvimento de uma pratica de cidadania, juntamente com os gestores das escolas participando, incentivando essa promoção para uma escola melhor e consciente. 

4-Considerações Finais           

A conservação do patrimônio publico é sempre uma meta a ser seguida em constante anos letivos, pois a cada ano surgem novos alunos e uma ação, um projeto a cada ano é necessário para a adaptação de que esses alunos se conscientizem do que é importante preservar esses bens públicos. Juntamente com a escola a promover essas ações, será muito fácil adquirirem essas praticas necessárias para resgatar a destruição desses bens. E quanto mais antes promoverem essas ações, buscando metas a serem concluídas, melhor será o rendimento e consequentemente durará mais tempo esses patrimônios públicos. 

Bibliografia:

PINHEIRO,  Adriana Gonçalves. Patrimônio Público Escolar. Artigonal.com. Diretório de artigos gratuitos. Publicado em: 27/04/2011. Acessado em 29/04/14 às 18:34hs.