Definido pelo dicionário Aurélio como sendo “S.m. 1. Ato ou efeito de conhecer [....]” o conhecimento é dividido em cientifico, popular, filosófico e religioso. Cada tipo possui sua limitação, uso e adeptos. O mesmo em um passado distante era sinônimo de “vida”, uma vez que em tempos glaciais deter o conhecimento do “Fogo” determinava a sobrevivência e força militar de tribos. Destas tipologias se destacam o conhecimento cientifico e o popular. O conhecimento popular se constitui enquanto um conjunto de princípios normativos populares, convencional que se baseia nas tradições, nos costumes e vivências cotidianas. Por sua vez, conhecimento cientifico  utilizado por todos mas construído por pesquisadores se alicerça no caráter criativo, teórico, analítico e explicativo, que busca apresentar as razões que possibilitam conhecer o “como” o “por que” dos fenômenos.  Independentemente do tipo de conhecimento todos eles corroboram para o desenvolvimento social.

 

 

REFERENCIAL BIBLIOGRAFICO

FERREIRA, Eudson de Castro.  Introdução à sociologia: programa de formação da CNTE: um novo conceito de atuação sindical / Eudson de Castro Ferreira. – 3ª ed. -- Brasília, DF: Confederação Nacional dosTrabalhadores em Educação, 2011.

FERNANDES, Raquel Martins; FERREIRA, Paulo de Queiroz.Metodologia da Pesquisa Científica Raquel Martins Fernandes e Paulo de Queiroz Ferreira. Cuiabá: Publicação do IFMT, 2011.45p.; 21 x 29,7 cm.