A Prefeitura de Florianópolis e o IAB SC lançaram em meados de 2013 concurso público para cobertura retrátil de vão central do mercado público de Florianópolis.

Em dezembro foram divulgados os três primeiros colocados com direito a premiação e mais três menções honrosas.

Participei do concurso público com minha proposta que aplicava beirais de telhado generosos para oferecer absoluta impermeabilização contra as fortes chuvas de vento sul que assolam a ilha. Criei estruturas em aço carbono com a mesma tipologia de gradis em ferro dialogando com os ícones simbólicos da estrutura original do prédio. Sugeri reorganização de chaminés de bares e restaurantes e abri possibilidade para aquecimento heliotérmico de águas. Detalhei todo meu sistema mecânico com dupla motorização de abertura (um motor de reseva) para o caso de defeito em algum vão de telhado.

Fiquei surpreendido quando verifiquei a qualidade do segundo e terceiro lugar premiados. O segundo lugar recebeu R$ 10.000,00 (dez mil reais) e a única "qualidade" que consegui vislumbrar no projeto foram figuras humanas preenchidas com cor amarelo. Um telhado reto em placas com recorte a laser de pequenos quadrados que projetavam um quadriculado no chão do vão central do mercado. O terceiro lugar me chocou mais ainda: um telhado tipo ZETAFLEX tipo pergolado com lâminas retas que cruzavam os quinze metros de largura do vão. Este fenômeno de criação recebeu R$ 5.000,00 (cinco mil reais) de premiação.

Ora, cabe a mim como concorrente apenas comentar o ocorrido. Em uma análse criteriosa com meus professores da UFRJ, estes sim, fenômenos da arquitetura brasileira, dariamos boas risadas sobre os conceitos aplicados no julgamento.

Não desanimo!!! Atualmente estou participando do concurso público para revitalização do centro histórico de São José e publicando um livro fotográfico com prédios tombados de Florianópolis.

O respeito pelo Patrimônio Histórico sempre será meu objetivo na criação de meus projetos e fonte de inspiração.