A pessoa é uma construção social. Embora tenhamos uma visão, uma noção de pessoa, não temos a percepção de que tanto a pessoa, como a visão e a noção de pessoa, são socialmente construídas. A sociedade tem seus meios de identificar o que é e o que significa ser uma pessoa. Cada sociedade tem suas formas de atribuição, de imputação, de individualidade. Toda cultura define seus processos de construção social da pessoa. A família é o foco de construção da pessoa, na sua identidade social e na sua expressão lingüística. Nome de família que lhe atribui o direito de bens simbólicos e materiais como herança dos pais. A atribuição do nome é socialmente feita mediante o rito do registro em cartório e, alternativamente, com o rito religioso do batismo. O registro do nome em cartório marca o reconhecimento social do indivíduo como membro da sociedade.

            Trazendo esse conceito para o ambiente escolar, percebemos que a família é a primeira instituição social e depois vem à escola. Mas muitas crianças passam pelo processo de socialização na escola. Com isso, cada aluno é diferente do outro, por isso é necessário atenção a todos os alunos. E nesse processo de socialização é necessário estar atenta para que todos passem por esse processo de maneira saudável.

            A noção de identidade que passaremos a abordar, remete à construção social e cultural do “nós”, ou seja, remete à esfera da identidade coletiva de grupos sociais. Tanto a noção de pessoa quanto a noção de identidade dizem respeito a diversidades (indivíduos sociais) e ao modo como a sociedade lida com as diferenças, constituindo categorias de identificação. As diferenças são visíveis em decorrência da pluralidade, da diversidade percebida. Em situações em que pessoas se põem em confronto umas com outras, na relação de alteridade, essas representações orientam processos de inclusão e exclusão.

            Já sobre o conceito de identidade, no ambiente escolar, observamos que primeiramente vem o conceito de pessoa é quando a criança passa a ter noção da sua existência e depois a noção de identidade que remete à construção social e cultural do “nós”, ou seja, remete à esfera da identidade coletiva de grupos sociais. Sobre essa relação, podemos verificar, por exemplo, quem em creches às vezes todas as crianças querem um único brinquedo, gerando conflitos, porque ainda não está claro a noção de coletividade.

Leiliane Alves Pereira de Oliveira é acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UAB/UFMT, Polo de Alto Araguaia-MT.