RESUMO

Atualmente uma das grandes temáticas debatida mundialmente conserne-se ao crescimento desordenado do sistema socioeconômico vigente que repercute diretamente sobre o meio ambiente. O ser humano é um dos grandes destrutores do seu meio, com isso surgem inúmeras perguntas e questionamentos em meio a este assunto. A relação entre homem e natureza está cada dia mais fragmentada, não mais á vemos com respeito, e sim como algo que possamos usufruir com o que nos supri sem se preocupar com os danos que traremos ao ecossistema. A citação anterior reafirma a importância de uma abordagem ambientalista, voltada à formação do cidadão, incluindo práticas pedagógicas na inclusão do exercício para a cidadania na transformação das condições de vida, ressignificando nossa educação ética e ambiental. Em meio a tantos danos, iremos através deste estudo, buscar possíveis soluções, para através de meios educativos conscientizar o ser humano a mudar suas práticas e a construir novos hábitos, para preservar e tentar reverter o quadro de degradação ambiental.  A caracterização de um novo cenário, com uma visão transformadora através de processos educativos ambientais, conceitua um novo paradigma para uma sociedade crescente em construção harmônica entre HOMEM E NATUREZA.

INTRODUÇÃO

Este estudo teve como temática “Meio ambiente e educação ambiental nas escolas póblicas”, pretendo aqui abordar um pouco sobre como o meio ambiente e a educação ambiental, tornam-se elementos que ajudam a preparar a formar um cidadão mais consciente e traz á discussão também sobre as consequências da degradação do meio ambiente, e de como através de práticas pedagógicas, podemos construir uma proposta capaz de dar um novo significado ao papel do cidadãoa partir do pensamento complexo e com base na construção de uma cidadania respónsavel, estimulando práticas mais justas para a construção de um presente e um futuro sádios, socialmente justos e sustentáveis.Com isso devemos nos conscientizar do real papel do ser humano mediantea natureza, do respeito, do cuidado e da importância para com a mesma. Está claro que as nossas ações, muitas vezes impensadas está causando grandes prejuízos ao nosso planeta, e medidas breves não forem tomadas, iremos participar aos poucos da destruição do mesmo.A escola não é um só um local onde se aprende a ler e a escrever, é onde acontece a cidadania e a promoção da educação para se construir uma sociedade mais íntegra e consciente dos seus atos seja para consigo,  para com o próximo,seja para o meio ambiente.

  1. Meio ambiente

Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus elementos.

O tema em questão tem promovido grande repercussão e interesse no mundo nos últimos anos, a resposta da natureza em meio imposição humana mostra que é necessario rever o modo de como o homem interage com a natureza e que há um limite entre ambos.

Há algum tempo o modo como o ser humano vem utilizando os de forma inadequada os recursos naturais, tem-se obseravado inúmeras consequencias, sobretudo ao meio ambiente que cada vez mais está sendo impactado onde muitas vezes o homem preocupa-se apenas iremos utlizar os recusrsos oferecidos pela natureza sem levar em consideração nas alterações hoje sofridas por esse descaso.

Em paralelo as ações governamentais, todos os cidadãos devem ser constantemente instruídos e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta; e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Destinar corretamente os resíduos domésticos; a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.     

O mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará; gerará um impacto no meio ambiente que o cerca. E que só com práticas e ações que visem a sustentabilidade dessas práticas; estará garantindo uma vida melhor e mais satisfatória, para ela mesma, e para as gerações futuras. Sendo assim precisamos cada vez mais promover uma educação ambiental, capaz de inserir nas pessoas uma conscientização capaz desubsidiar ações permanentes e cotidianas.

 

As inúmeras intervenções através das mídias e outros veiculos de circulação social tem a todo momento disseminado propagandas, reportagens e práticas para a mobilização em torno do tema envolvido, grandes efeitos climáticos prematuros mais de grande impacto têm se manifesto nos mais variados cantos do palenta e vem causando grandes desastres naturais, afetando o palneta de tal forma que o mesmo se tornou vulnerável.De acordo com os PCN, (1997, p.46):

Porém, para se ter uma boa qualidade de vida, se faz necessário viver em um ambiente com condições saudáveis. Desta forma, “a qualidade de vida do homem está diretamente vinculada à qualidade da água que se bebe, do ar que se respira, dos alimentos que se consome e da saúde que se obtém por meio desse conjunto” 

Espera-se um comprometimento maior tanto governamental como do próprio ser humano com o meio em que se vive de nada adianta promover fóruns, debates, conferências, etc se ações não forem tomadas, o nosso ar, a nossa água enfim, nosso planeta pede socorro medidas urgentes e cabíveis a cada dia, tornam-se notórias eimprescíndiveis.

Como afirma Guimarães (1995, p. 12): 

Com o passar do tempo a humanidade vai afirmando uma consciência individual. Paralelamente, cada vez mais vai deixando de se sentir integrada com o todo e assumindo a noção de parte da natureza. Nas sociedades atuais o ser humano afasta se da natureza. A individualização chegou ao extremo do individualismo. O ser humano, totalmente desintegrado do todo, não percebe mais as relações de equilíbrio da natureza. Age de forma totalmente desarmônica sobre o ambiente, causando grandes desequilíbrios ambientais. 

No mundo atual em que nós estamos vivendo, a cada dia que passa percebe-se mais e mais que o indivíduo tornou-se cada vez mais individualista e que isso afeta não só ao mesmo, mais ao meio em que se vive. O meio ambiente pertence simao homem mais cabe ao mesmo cuidar, preservar e conservar não para si, mas para as gerações futuras.

Segundo a Constituição Federal (1988, art. 225),

 

 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. 

Conservar, seria essa palavra que deveriamosutilizarr, em nosso dia-a-dia temos que correr contra o tempo, e contra nossas próprias agressões ao meio, modificar nosso jeito de pensar e agir, se cada um fizer sua parte não conseguiremos deixar nosso planeta como antes, mais deixaremos ao próximo ainda uma grande riqueza com qualidade de vida. 

  1. Educaçãção Ambiental

A Educação Ambiental é um processo que envolve o meio ambiente com práticas educativas, ainda por ser um tema não tão explorado na sala de aula e sem obrigatoriedade no currículo ainda continua meio que fragmentado e sem tanta ênfase na disciplina escolar.

Embora a Educação Ambiental tornou-se uma questão social, ainda precisamos pratica-la e inseri-la ainda mais nas salas de aula, desde educação infantil, abordando também suas leis.

Para Sorrentino (1998): 

Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes. 

Até agora essa discussão sobre o meio ambiente serviu mais como denúncia do que para situações de atitude, agora chegou a hora de redimensionar o foco e propor possíveis soluções seja pelo meio educacional ou outros sistemas que buscam o mesmo objetivo. Essas denúncias, anúncios, propagandas e apêlos devem sim continuar, mais com proposta concretas de soluções.

De acordo com Carvalho (2006): 

A Educação Ambiental tem assumido nos últimos anos o grande desafio de garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam, na relação com o planeta e seus recursos, valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade.

[...]