Em tempos de crise econômica e de desemprego cresce o número de brasileiros que estão buscando o caminho dos concursos públicos para conseguirem a tão sonhada estabilidade. O sonho dessas pessoas é ter um salário garantido no final do mês durante um longo período.

Mas você sabe como passar em concursos? Confira neste artigo três dicas simples e práticas que vão aumentar a sua chance de ser aprovado no concurso do seus sonhos.

1 - Não atire para todos os lados

Quando alguém decide estudar para concursos públicos a primeira atitude é abrir os jornais e ver as opções disponíveis. E aí o candidato se deparar com centenas de opções e decide tentar vários concursos de áreas diferentes.

Mas este é um erro grave que deve ser evitado. A questão é que a concorrência está só aumentando e é normal ter concursos com centenas de candidatos por vaga.

E para superar essa concorrência é preciso escolher uma área e se tornar um especialista em todas as matérias cobradas nos concursos dessa área. Caso você queria estudar ao mesmo para concursos de áreas diferentes, vai se complicar, pois não vai conseguir ser bom em tudo.

Por isso, você até pode fazer vários concursos, mas desde que sejam da mesma área.

2 - Organize-se!

Para passar em concursos é preciso ter organização e disciplina. Você precisa organizar toda a sua rotina e montar uma planilha de estudos com horários bem definidos.

Procure estudar pelo menos duas matérias por dia, sendo uma hora e quarenta minutos para cada matéria. Depois disso, faça intervalos de 20 minutos para descanso.

E é fundamental que você cumpra esse planejamento. Não dá para deixar para o dia seguinte. É precisa estudar sempre!

3 - Persista!

É raro alguém conseguir ser aprovado em um concurso na primeira tentiva. Por isso você deve ter em mente que reprovações são normais até que você consiga atingir o conhecimento suficiente para ser aprovado.

O importante é que, mesmo diante das dificuldades e das reprovações, você se mantenha motivado e siga estudando. Com o tempo, você vai adquirindo bagagem e experiência. 

E aí, quanto menos esperar, a aprovação virá! 

Forte abraço e bons estudos!

Guilherme Machado - Editor do Blog Quero Passar em Concursos.