1. Dedique tempo suficiente durante o culto para as ofertas.

2. De tempos em tempos, ensine a igreja a respeito de contribuições. Ensino regular e semanal sobre ofertas tende a perder seu impacto. Mas ensinamentos irregulares, espontâneos e dirigidos pelo Espírito Santo sobre a doação, tendem a aumentar a oferta consideravelmente.

3. Mostre à congregação evidências de uso criterioso do dinheiro. Os membros da igreja perdem o interesse em ofertar quando sentem que estão apenas financiando o estilo de vida de seu pastor super-homem. Sempre menciono os diferentes projetos que estamos envolvidos, de modo que o meu povo esteja motivado.

4. Flua profeticamente ao receber ofertas. As pessoas respondem mais ao poder de Deus do que aos esforços humanos para levantar fundos.

5. Levante pelo menos duas ofertas em cada culto. Inicialmente, você pode pensar que as pessoas iriam dividir a oferta delas em duas partes. Mas a experiência tem demonstrado que levantar duas ofertas quase dobra a renda obtida a partir das ofertas. Além disso, existem muitas pessoas que chegam à igreja mais tarde, e que também devem ter a oportunidade de ofertar.

6. Ensine sobre o dízimo.

7. Conecte o dízimo aos membros da igreja. Em outras palavras, deixe o povo entender que você considera o dízimo dele como sinal de uma filiação genuína.

8. Estabeleça diferenças reais entre o dízimo e todas as outras ofertas.

Deve sempre haver alguma indicação de que o dízimo é diferente de outra oferta. Por exemplo, o dízimo poderia ser pago por meio de envelopes e cartões, enquanto para outras ofertas não seria necessário.

9. Apesar de as oportunidades para receber os dízimos serem feitas em cada culto, o primeiro domingo do mês deve ser separado como um domingo especial para o recebimento dos dízimos.

10. Em linha com o conceito de distinguir o dízimo, os membros da igreja podem se aproximar do altar para apresentar seus dízimos, enquanto a salva de ofertas poderia ser passada para todas as outras ofertas.

11. Crie um sistema de número indexado para a igreja. Incentive os membros a escreverem esse número no cartão de dízimo ou envelope. Use um computador para monitorar os dízimos recebidos. Muitas pessoas preferem ter um número no envelope em vez de seus nomes. Nem todo mundo gostaria que as pessoas soubessem quanto é o seu dízimo.

12. Separe o registro dos nomes e números dos membros da igreja para que esta informação seja mantida em segredo. Isso garante alguma confidencialidade para os membros que podem apenas não querer que qualquer um saiba de quanto é a contribuição que fazem para o ministério.

13. Faça os registros dos dízimos disponíveis para que os membros da igreja possam solicitar uma declaração de suas contribuições.

14. Quando aparece a necessidade, use esses registros como base para determinar quem é membro e quem não é. Você pode usar esses registros para determinar a quem a igreja pode ajudar.