Por que os pais pegam tanto no pé?

    Por que os pais proíbem de fazer as coisas que queremos e nos obrigam a fazer coisas que não gostamos? Não seria bom ter pais liberais que nos desse total liberdade? Talvez não...

    Imagine essa situação: o filho de dezessete anos (portanto sem carta de motorista) pede a chave do carro para o pai e esse responde: “Claro filhão! Leva também essas cervejas para tomar com seus amigos”. Esse seria um pai legal? Talvez você pense que sim, porém esse filho “sortudo” está correndo o risco de se machucar por não saber dirigir, se tomar as cervejas esse perigo aumenta. Fora isso ele pode ferir outras pessoas (incluindo os próprios amigos) e ser parado por uma blitz policial. Desse modo um pai que agisse assim não estaria sendo “legal”, seria um irresponsável que não está preocupado com o bem estar do filho.  

Então? Por que os pais pegam tanto no pé?

     Por que eles te amam e querem o seu bem, quando um pai ou mãe te impede um filho de fazer algo é provavelmente por acreditar que esse algo pode trazer algum problema. Como ir a lugares “estranhos” andar com más companhias, sair e chegar tarde em casa, andar com roupas escandalosas (no caso das meninas) etc.

 E por que eles me obrigam a fazer o que eu não gosto?

    Fazer cursos, ir todos os dias a escola, ir a locais que não me identifico, falar com pessoas chatas e tantas outras coisas irritantes, por que sou obrigado a fazer isso? Todo mundo é obrigado a fazer coisas que não gosta inclusive seus pais. Duvida?

    Acredita que seu pai ou sua mãe gosta de trabalhar, arrumar a casa, estudar (muitos pais estudam) e coisas assim? É claro que não! E por que eles fazem isso se não são obrigados? Esse tipo de compromisso não é chamado de obrigação a toa, pois apesar de não existir ninguém obrigando a faze-los existem coisas que precisamos (dinheiro, favores...) e só conseguimos se cumprirmos as obrigações.  A maioria das coisas que os pais te obrigam a fazer são coisas que eles sabem que serão úteis para você no futuro: o estudo (escola e cursos) é importante para que você consiga um bom emprego quando for adulto, ser organizado (arrumar seu quarto e cuidar das suas coisas) te ajudam a evitar problemas e uma alimentação saudável faz com que você não fique doente e se desenvolva bem.

 Como lidar com os pais?

     Será possível conseguir que os seus pais te dêem mais liberdade? Sim isso é possível!! Mas não é tão fácil...

  • Mostre para os seus pais que você é responsável, cumpra suas obrigações, e faça elas da melhor forma possível.
  • Não fique esperando alguém mandar, se você sabe o que deve fazer, faça antes de ser mandado. Os pais (e chefes) gostam de pessoas com iniciativa isso mostra que você é maduro.
  • Não fique reclamando. Não vai adiantar você fazer sua parte se ficar choramingando ou fazendo cara feia. Pode reclamar, mas só nos pensamentos.
  • Faça mais do que te pedem. Experimente se oferecer para realizar algumas tarefas, como lavar a louça ou olhar seu irmão mais novo enquanto seus pais vão fazer compras.

E o que eu ganho com isso?  

  Liberdade, cumprir suas obrigações faz com que seus pais confiem mais em você,  também deixam eles com vontade de agradar você que um filho/filha tão bom. È muito mais difícil negar algo a um filho responsável e obediente.

     Como conseguir que seus pais te deixem chegar mais tarde em casa ou ir aquela festa? 

    Você já viu os noticiários de TV ou assistiu a esses programas que passam no fim tarde? Então já sabe que o mundo anda um bocado violento! Ainda que seus pais queiram que você se divirta, eles têm medo que algo de ruim te aconteça. Você pode até pensar que isso nunca vai ocorrer contigo, entretanto os adolescentes e jovens que morrem todos os dias pensavam a mesma coisa. Antes de pedir para ir a algum lugar considere isso:

  • Será que esse lugar não é realmente perigoso para ir?
  • Vai realmente valer a pena ir lá? Você vai conseguir se divertir, ficar com alguém ou vai se sentir deslocado e ficar no canto a noite toda?

     Isso é sério! Já pensou se esforçar ou arrumar confusão em casa para chegar a um lugar que é a maior furada?  Ou então apanhar e ser roubado?

   Bem vamos ao que interessa! 

Mostre que sabe se cuidar

  Não adianta mentir para seus pais ou fazer de conta que os perigos não existem, eles não são bobos, pior vão achar que você que é bobo... Ao invés disso admita que o mundo é perigoso e que sabe disso. Isso não vai piorar a situação? Não se você souber argumentar.

  • Fale que você sabe em que locais existem perigos reais e que você sempre evita esses locais.
  • Mostre que você não vai se comportar de maneira irresponsável se colocando sob riscos desnecessários só para aparecer.
  • Mostre que você sabe se livrar de confusões e desentendimentos de maneira não violenta.
  • Estabeleça com os seus pais as regras e os horários para chegar, eles se sentiram mais seguros se acharem que tem maior controle da situação.
  • Evite quebrar as regras ou ultrapassar os horários que eles dão, se você desobedecer vai fazer com que eles percam a confiança em você e vai ser mais difícil convence-los da próxima vez.

    E seu simplesmente sair e fazer o que eu quiser?

Você pode fazer isso, mas tal coisa tem alguns resultados negativos:

  1. Você vai arrumar algumas brigas em casa, seus pais vão pegar muito mais no seu pé.
  2. Vai magoar pessoas que realmente se importam com você. Pense bem, você é tão egoísta a ponto de não se importar com quem realmente gosta de você?
  3. Vai perder muito dos seus privilégios. Muito do que seus pais fazem por você não é obrigação deles. As obrigações deles são te dar comida, abrigo, zelar pela sua saúde e educação. Roupas novas, dinheiro, a comida que você gosta, videogames, etc. São mimos que eles podem tirar a hora que quiser.     

  Quer saber mais sobre Psicologia