Facilmente rotulamos nossos alunos segundo os diagnósticos que seus pais apresentam quando chegam à escola. Diagnostico mais comum: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Pais cansados, que muitas vezes chegam a um escritório esperando uma resposta, e em troca recebem um rotulo para seus filhos. E assim, a criança entra em algum escritório, alguma clinica e depois de uns minutinhos...HIPERATIVO! Pronto! Já se tem uma resposta! Um belo ‘adjetivo’ para uma criança que não “para quieta”.
Assim acontece com muitas famílias. Basta dizer: meu filho não para quieto, não faz as atividades direito, e distraído e coisas do tipo, que já se tem um diagnostico.
Acontece que nem toda criança que “não para quieta” e hiperativa. A hiperatividade e um transtorno serio que pode estar associado a vários problemas: visão, audição, comunicação e ate mesmo de indisciplina, porque não?
A grande questão e que as crianças rapidamente e erradamente diagnosticadas carregam consigo um rotulo, que como se não bastasse ser tão pesado dentro da família, muitas vezes e sustentado e reforçado na escola por profissionais despreparados. Por isso, a importância do preparo de um profissional. Por isso se fala tanto em equipe multidisciplinar (ideal).
Sabemos que a realidade ainda não alcança essas necessidades. Sendo assim, o professor tem duas escolhas: ouvir os pais, mas receber seus alunos como alguém único e diferente, portanto especial, ou então, ouvir os pais e usar isso para receber seus alunos com um diagnostico pronto, rotulando-os como se os conhecesse.
Fazendo a primeira escolha, o professor estará respeitando o aluno em sua individualidade acima de tudo. Assim, será capaz de observar e perceber com um olhar diferenciado se há ou não algum déficit de atenção ou transtorno.
Escolhendo a segunda opção, estará mantendo alem do rotulo, o comportamento “inadequado” de uma criança, que para seu espanto, pode estar precisando somente de alguém que lhe veja com outros olhos, que acredite no seu potencial.
E nos, como estamos recebendo nossos alunos?