Hoje em dia, os adesivos de parede ganharam muito espaço no mercado brasileiro de decoração, por terem a capacidade de modificar e decorar significativamente um ambiente em questão de minutos, sem todo o inconveniente de trocar móveis de lugar ou se mudar para a casa de parente, como é caso de pinturas e afins, além de serem muito fáceis de aplicar e transportar. Podem ser adquiridos através de diversos sites pela internet (lista de links no final da postagem), porém é sempre bom escolher os de maior credibilidade para garantir a entrega e bom estado do produto.

Então, após os adesivos chegarem, costumam vir com instruções de aplicação das mais variadas. Através de alguns anos de experiência na aplicação de adesivos de parede, a técnica que se provou mais eficaz para uma melhor aplicação e maior vida útil do adesivo é a seguinte:

1) Material necessário

como aplicar adesivos de parede-material

- Tesoura: serve para recortar o adesivo, a máscara ou o liner em pedaços para ajudar na aplicação ou remover partes desnecessárias.
- Estilete: tem como função corrigir defeitos na aplicação e furar bolhas de ar.
- Álcool e papel toalha (ou flanela): tem como finalidade limpar as superfícies onde os adesivos serão aplicados
- Espátula (ou cartão de crédito, ou qualquer outro objeto com o mesmo formato e densidade): É utilizada para a aplicação propriamente dita do adesivo, como explicado a seguir.

2) Superfícies onde o adesivo pode ser aplicado:

A aderência dos adesivos é melhor em superfícies mais lisas e polidas, como vidros ou tintas de acabamento brilhoso e vai se tornando menor conforme a superfície vai se tornando mais porosa ou desprendendo resíduos como pó ou poeira. Por este motivo, o adesivo deve ser sempre aplicado em tintas novas e de boa qualidade, limpando-se a superfície antes da aplicação e evitando ao máximo aplicar o mesmo em paredes onde existe a sobreposição de camadas de tinta, pois isto pode danificar a parede ao remover o adesivo, além de tornar a aplicação extremamente difícil/impossível. A aplicação também não é recomendada em superfícies curvas, esféricas e texturizadas.

3) A aplicação:

Embalagem de Adesivos de parede

Após abrir o adesivo, deve-se visualizar como a estampa fica aplicada, principalmente no caso de adesivos grandes e que vem dividido em pedaços, como adesivos de árvores e, se for o caso, separar antecipadamente estas partes e planejar a ordem de aplicação.

Agora deve-se limpar cuidadosamente a área onde o adesivo vai ser aplicado com uma flanela ou pano úmido (utiizando álcool no caso de vidros) para remover resíduos que viriam a dificultar a aplicação.

Então, deve-se descolar uma parte do adesivo do liner (papel onde o adesivo vem colado), de aproximadamente 10 cm e recortar esta parte do liner que não possui mais adesivo, como demonstrado nas imagens a seguir:

descolar adesivo de parede     recorte do liner do adesivo de parede    adesivo de parede pronto para ser colado

O próximo passo é posicionar o adesivo na parede onde será aplicado tomando cuidado para que a parte do adesivo que foi descolada do liner não grude acidentalmente na parede. Nesta fase, dependendo do adesivo, pode-se utilizar uma trena ou nível para ajudar no alinhamento ou pedir ajuda de outras pessoas para ajudar a segurar o adesivo ou olhar de longe para ver se o mesmo está bem posicionado.

Após este posicionamento, pega-se a espátula, e, tomando cuidado para o adesivo não desalinhar, cola-se primeiramente a parte que estava sem o liner, com movimentos que vão do centro para as extremidades. Com esta parte colada, o adesivo fica mais fácil de ser manuseado e perde-se grande parte do risco do mesmo desalinhar ou entortar. Então começa-se simultaneamente a descolar o resto do liner com uma mão enquanto a outra vai utilizando a espátula para ir colando o adesivo na parede seguindo os movimentos descritos anteriormente (dependendo do tamanho do adesivo, pode-se remover todo o liner, segurando o adesivo com uma das mãos para evitar que ele cole na parede antes da hora), tomando cuidado para evitar o aparecimento de bolhas, até o adesivo estar totalmente aplicado, como demonstrado nos  passos da imagem a seguir.

aplicaçao de adesivos de parede

como aplicar adesivos de parede

como colar adesivos de parede

colagem de adesivos de parede

Com o adesivo colado na parede juntamente com a máscara de transferência (adesivo transparente), pode-se passar a espátula em cima do mesmo para remover bolhas residuais e ajudar na aderência. Então, descola-se uma parte da máscara, virando-a por cima dela mesma e, com cuidado, deve-se remove-la lentamente, com cuidado para que o adesivo permaneça fixado na parede. Pode ser necessário utilizar os dedos para colar pequenas partes do adesivo que sejam puxados pela máscara durante sua remoção. Após aplicado, observa-se se não ficou nenhuma bolha ou amassado no adesivo, caso sim, corrige-se a mesma com a ajuda do estilete. Pronto! Seu adesivo está devidamente aplicado. Para a limpeza, pode utilizar-se um pano úmido passando o mesmo com cuidado sobre o adesivo.

removendo a máscara do adesivo

Links de sites que vendem adesivos de parede:

http://www.stampeadesivos.com.br

http://www.megaimpresso.com.br/

http://www.roqueestrella.com.br/ecommerce_site/categoria_544_9070_Adesivo-de-Parede