A forma como você lida com o dinheiro da igreja irá afetar de modo importante o crescimento da igreja. Sua maneira de gerir o dinheiro da igreja fará que o povo tenha fé em você ou perca a confiança em você. Em outras palavras, a congregação irá julgá-lo pela maneira como você lida com as ofertas que ela confiou a você.

Conforme eles veem suas doações sendo bem utilizadas, o compromisso deles vai aumentar. Eles verão você como um líder sábio, porque você usou o dinheiro com cuidado. É importante que os membros da igreja vejam você como uma pessoa sábia, e não como um tolo. Se eles o virem como uma pessoa sábia, vão confiar mais dinheiro em suas mãos.

Quase toda a estratégia para o crescimento da igreja vai exigir o uso do dinheiro. Você vai precisar de dinheiro para organizar acampamentos e convenções. Você vai precisar de dinheiro para ir para o rádio e a televisão. Você vai precisar de dinheiro para fazer evangelismo, cruzadas e reuniões de café da manhã. Sem uma boa oferta em dinheiro, a maioria de seus sonhos e visões morrerá em sua barriga.

Chaves para lidar com o dinheiro

1.Administrar o dinheiro envolve muita sabedoria. É importante o uso de princípios seculares para gerir o dinheiro de sua igreja.

2.Excesso de espiritualização em questões financeiras é a causa número um para a confusão financeira que contamina a igreja.

3.Funcionários da igreja devem pagar impostos. A igreja, em si mesma, não paga impostos. No entanto, as pessoas que trabalham para a igreja devem pagar o imposto. Se uma igreja se envolve em qualquer tipo de negócio ou atividade com fins lucrativos, ela deverá pagar impostos sobre os rendimentos gerados a partir deste. Em outras palavras, as igrejas não pagam impostos sobre os dízimos, ofertas e presentes recebidos. Todavia, o imposto deve ser pago a partir de receitas geradas de fazendas, lojas e outros negócios. Não espiritualize o pagamento de impostos.

4. Evite dívidas. Embora esta instrução pareça simples, é provavelmente o conselho mais profundo que eu poderia dar a qualquer ministério. Dívidas têm fechado muitas igrejas. Dívidas têm enganado muitos pastores em uma falsa sensação de prosperidade. Dívidas têm enganado pastores, forçando-os demasiadamente. Muitos emprestam até cruzarem o limite onde eles tomam empréstimos além do que podem pagar. Você pode prosperar sem pegar dinheiro emprestado.

5. Empregue sábia e cautelosamente. Quanto mais pessoas você empregar, tanto mais salários terá que pagar. Como diz o ditado: “gastar pouco é o melhor”. É possível fazer muitas coisas com alguns funcionários. É possível conseguir muito mais com menos pessoas, porém mais qualificadas.

6. Não há nada de prestigioso em ter muitos funcionários em seu ministério. Deus não o chamou para criar empregos. Ele o chamou para ganhar almas.

7.Comece um projeto de construção o mais cedo possível. Assim que sua igreja começar um projeto de construção, suas finanças vão melhorar e você ficará surpreso com o que é capaz de realizar. Não espere para ver enormes somas de dinheiro antes de começar um projeto de construção. O projeto de construção que você embarcar será a maior prova da integridade financeira de seu ministério.

8. Não comece um projeto grandioso que seja muito maior do que o seu ministério.

 Você poderá nunca terminá-lo e os membros de sua igreja podem ficar desencorajados pela natureza sem fim do seu projeto de construção.

9. Há muitos projetos de construção enormes que são impressionantes para os homens, mas que não partiram de Deus. Infelizmente, muitos desses projetos grandiosos ficam vazios ou apenas meio cheios logo após serem concluídos. Algumas igrejas só ficam cheias no dia da sua inauguração.

10.Projetos de construções grandiosas infligem grandes tensões sobre o pastor sênior.

 Esses pastores estressados tendem a pregar principalmente sobre finanças, porque existe uma grande e urgente necessidade de dinheiro.

11. Atenda às necessidades da igreja antes de atender às necessidades do pastor. Por exemplo, erga um edifício para a igreja antes de construir uma mansão para o pastor sênior. Ver o prédio de sua igreja crescer gera muita confiança e inspira os membros da igreja a ofertar.

12. Os membros da igreja podem incentivar o pastor a comprar o melhor carro para si mesmo . Muitos membros têm diferentes sentimentos sobre a prosperidade do pastor! Por um lado, eles estão felizes que ele esteja indo bem, mas por outro lado, eles se perguntam se o dinheiro está sendo usado sabiamente.

13. Já que você nem sempre pode explicar a fonte de todas as suas bênçãos como pastor, não mostre abertamente tudo que você tem.

14. Separe o dinheiro do pastor do dinheiro da igreja.

i. É importante diferenciar o dinheiro da igreja e o dinheiro do pastor. Linhas claras de demarcação devem ser estabelecidas.

ii. Deve haver um entendimento de que os dízimos e as ofertas da igreja não pertencem ao pastor, mesmo que ele seja inquestionavelmente o fundador e líder da igreja. Por causa disso, um pastor não deve aleatoriamente acessar os fundos da igreja por razões pessoais.

iii. O pastor não deve receber dízimos e ofertas da igreja em sua conta pessoal. As ofertas não devem ser mantidas na casa do pastor. É bom que o pastor não faça a contagem do dinheiro, mas deve delegar essa tarefa a uma equipe de cristãos honestos.

iv. Um pastor deve desistir de pegar o dinheiro diretamente da oferta. Aqueles que contam o dinheiro irão considerá-lo um ladrão.

v. Não empreste dinheiro da igreja com a intenção de pagar mais tarde.

vi. Não use o seu dinheiro para projetos da igreja com a intenção de receber de volta mais tarde.