A escola ciclada é uma nova estrutura na educação, e tem como objetivo diminuir os índices de reprovação e evasão escolar.
A partir do século XX surgiram novas práticas pedagógicas, através das teorias de Jean Piaget e Vigotsky. Ambos deram contribuições relevantes para a pedagogia, afirmando que o ser humano constrói conhecimentos a partir das relações com o meio.
Piaget afirma que, o ser humano é fruto do meio. Primeiro desenvolve-se, construindo seu próprio conhecimento e após, aprende, sendo o professor, o facilitador desta aprendizagem. Entretanto, para Vigotsky o processo ocorre ao contrário, primeiro o professor, ativo, é o mediador do conhecimento, através das práticas sócias, históricas e culturais, e o aluno tem o papel secundário de aprender.
Nos dois métodos a criança é trabalhada pelos conhecimentos já existentes, respeitando o tempo de cada uma, e suas aprendizagens. A avaliação do processo ocorre de forma contínua e prolongada. Aprendem em seu próprio tempo, em um ensino de qualidade. Assim estariam resolvidos os problemas da reprovação.
Deste modo, a maturidade ocorrera naturalmente, sendo respeitado o direito da criança. Os diagnósticos de aprendizagem serão verdadeiros, dando uma visão real da situação educacional individual.