A maior parte do território da cidade de Florianópolis, pouco mais de 90%, fica na Ilha de Santa Catarina, uma região de 400 km² composta de praias, dunas, lagos e outras riquezas naturais que fazem do lugar um verdadeiro paraíso natural. Todas essas características e mais algumas fazem a busca por hotéis em Florianópolis crescer a cada dia.

A travessia do continente até a ilha é feita por duas pontes paralelas, porém até a década de 1980 era feita por um dos grandes cartões postais da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Inaugurada em 1926, a ponte pênsil em estilo art decó foi um marco para a população que pôde deixar de usar as balsas para passar de um lado a outro da cidade. Hoje, tombada como patrimônio histórico, a ponte é fechada ao tráfego de carros e pedestres e apenas enfeita as fotos dos turistas e a vida dos habitantes.

Logo na entrada da ilha está o centro da cidade. É possível achar hotéis baratos nessa área de Florianópolis, mas em geral é aonde estão os hotéis mais luxuosos da capital. O Centro é um lugar de muito contraste entre o novo e o velho, edifícios modernos dividem espaços com as construções antigas de estilo colonial como os sobrados geminados da Praça XV de Novembro, cada um com suas cores vibrantes e janelas altas herdadas da arquitetura portuguesa.

No mesmo quarteirão, igualmente restaurado e bem cuidado está o Palácio Cruz e Sousa. Antigo gabinete do Governo estadual, o palácio foi construído no século XVIII e chama a atenção por seu tamanho e pelo colorido branco e cor-de-rosa, destacando-se no meio da metrópole. Desde 1986, a sede do Museu Histórico de Santa Catarina reúne um acervo de móveis e objetos ligados à história política do Estado, além de pinturas decorativas nas paredes internas.

Deixando a história um pouco de lado, o maior atrativo de Floripa como destino turístico são as praias. Pelo fato de ser uma ilha, a cidade possui tantas praias que há dúvidas de qual a quantidade exata delas. Uma das mais famosas e movimentadas é a praia de Canasvieiras, no litoral norte, é lá onde está a maior parte dos hotéis a beira-mar Florianópolis. A praia é bastante urbanizada e conta com todo tipo de hospedagem, desde um hotel caro com piscina até albergues.

A infraestrutura da ilha é completa, com bancos, postos de saúde e supermercados 24h. É possível encontrar restaurantes de todos os tipos na região, comidas típicas da ilha, culinária internacional, frutos do mar e churrascarias, que com certeza lotam com a grande quantidade de turistas argentinos. Canasvieiras, com suas águas calmas que atraem famílias o ano inteiro, é apenas uma das tantas praias e maravilhas naturais as quais fazem Florianópolis ser conhecida como “Ilha da Magia” e receber cada vez mais visitantes.