Decoram tudo, desde paredes de igrejas e mosteiros, palácios, casas comuns, bancos do parque, fontes, lojas e estações ferroviárias.  

Muitas vezes retratam cenas da história do país, mostram seus pontos turísticos mais arrebatadora, ou simplesmente serve como sinais de trânsito, placas de identificação, ou números de casa.  

Embora que os Azulejos Portugueses não são uma invenção Portuguesa (o uso de telhas vitrificadas começou no Egito), têm sido utilizada de forma mais imaginativa e consistentemente em Portugal do que em qualquer outra nação.  

Eles se tornaram uma forma de arte, e, no século 18, nenhum outro país europeu estava produzindo como muitos azulejos para tal uma variedade de propósitos e em tantos projetos diferentes.  

 Hoje em dia, eles ainda continuam a ser uma parte muito importante da arquitetura do país. Depois do período gótico, a maioria dos grandes edifícios tinham extensas áreas de gesso liso em suas paredes interiores, que precisavam de algum tipo de decoração. Estes espaços arquitetônicos produziu a arte do afresco na Itália e em Portugal, a arte do azulejo.  

 O termo azulejo vem da palavra árabe az-zulayj, que significa "pedra polida". Os mouros trouxeram este termo para a Península Ibérica, mas apesar da sua longa presença, a sua influência em azulejos portugueses início foi realmente introduzida a partir de Espanha, no século 15, bem depois da reconquista cristã.  

No trabalho de cerâmica a partir do momento da ocupação moura sobrevive em Portugal. D. Manuel I ficou deslumbrado com o Alhambra, em Granada (Espanha), e decidiu ter seu palácio em Sintra decorado com os mesmos ricos telhas cerâmicas.