AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÃO E AVANÇOS 

SILVA, Anina Carvalho da Silva¹

SANTOS, Juciara de Souza Santos¹

SILVA, Silvana Ferreira² 

RESUMO

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a avaliação na educação infantil a partir de novas concepções sobre o ato de avaliar e os avanços teóricos que surgiram nas últimas décadas no Brasil. Assim, o conceito de avaliação, pode ser analisado a partir de diferentes óticas, possibilitando uma reflexão sobre a avaliação global, individualizada e que respeite o desenvolvimento de cada criança. Sendo assim, este artigo foi elaborado a partir de uma revisão bibliográfica fundamentada na discussão de documentos oficiais relacionado a educação infantil e das políticas implementadas pelo MEC a subsidiar a prática dos professores que atuam na área da educação infantil.Além disso, discute a forma que o professor deve utilizar a ética no ato de avaliar o aluno de uma forma multireferencial com base na participação grupal. 

Palavras-chave: Avaliação – Educação Infantil – Políticas Educacionais.

¹Graduandas do curso de pedagogia docência e gestão nos processos educativos do 8º semestre

2Professora orientadora de TCC, docente da UNEB – Universidade do Estado da Bahia Campus XIII  - Itaberaba - Bahia e doutoranda em Educação.

  1. INTRODUÇÃO 

A elaboração do referido artigosurgiu a partir das observações do fazer docente e das atuações das autoras na educação infantil, quenos levou a questionar a concepção da avaliação na pré-escola e sobre os impasses e avanços ocorridos nas práticas avaliativas desta fase escolar, a partir de uma revisão bibliográfica intitulada: Avaliaçãona Educação Infantil: Reflexão e Avanços. A finalidadede refletirmosa mesma ocorre na educação infantil no Brasil, analisando seusavanços após discussões e medidas implantadas pelas políticas educacionais. Partindo desta ótica, notamos que o ato de avaliar requer um olhar diferenciado para os seus alunos, onde o docente possa analisar a construção do conhecimento da criança, observando se a mesma atingiu a aprendizagem com sucesso de acordo com o planejamento escolar. Pois a avaliação se dá na prática de nossas vidas, sendo vista de forma conseqüente ou inconseqüente.

Portanto, durante a nossa prática pedagógica ocorridano período de estágio supervisionado na educação infantil, percebemos a inexistência de uma avaliação global na escola infantil que atuamos.

Conforme recomenda os RCNs (Referencial Curricular Nacional) que orienta o trabalho do professor, principalmente mostrando como o docente pode avaliar na Educação Infantil e a LDB (Lei de Diretrizes e Base na Educação Infantil) que regulamentam as políticas educacionais, a avaliação deve ocorrer através de portfólio, participação das aulas, entre outros. Além disso, estesdocumentos estabelecem tanto para o educador quanto para a organização do espaço critérios para implementação da educação infantil dentro da escola quanto para avaliação do desenvolvimento da criança.

Diante disso, é que o assuntoa ser discutido passou a ser instrumento de investigaçãopara o nosso trabalho na perspectiva de despertar a relevância sobre o referido tema para a reflexão do professor que atua nas séries iniciais, principalmente com alunos de 0 a 6 anos. Por isso, o interesse de focar na área avaliativa, onde a mesma é apontada como um elemento enigmático e ao mesmo tempo encantador quando observada as descobertas das crianças pelos educadores que se defrontamcom esta ação.

Dentro desta conjuntura, a avaliação passa a ser de grande teor não somente para os docentes, mas também para a sociedade, pois a família precisa compreender o porquê que a criança é avaliada nos âmbitos educacionais e perceber que a mesma ocorre no nosso dia-a-dia, onde somos avaliados constantemente pelos outros. Sendo assim, este artigo dá sua contribuição para professores da área de educação infantil e aqueles que gostam do tema e querem se aperfeiçoar em uma concepção mais acentuada de como trabalhar com o ato avaliativo no âmbito escolar e da sociedade que os cerca.

Este artigo aborda sobre a necessidade do docente refletir sobre a sua prática avaliativa e pedagógica e a partir daí fazer com que o discente avance na sua aprendizagem. Além disso, alguns teóricos sinalizam que há ainda professores que avaliam o aluno através de premiações, onde a criança acaba tendo um conhecimento fragmentado.

Discutiremos, também, sobre como avaliar na educação infantil, onde o docente tem que saber como planejar suas aulas e aplicá-las de acordo com as políticas educacionais,observando a relação da criança com colegas e com adultos e diante disso, o professor registrar o desenvolvimento da mesma e do seu modo de agir, seja individualmente ou com outras pessoas. Ressaltando que para o educador construir o seu ato avaliativo, é necessário que haja diálogos com a família ou responsável da criança, colocando-os ciente sobre os episódios que ocorreu com ela.

Por último, refletiremos sobre a importância que deve ser dada às políticas educacionais implantadas para orientar o trabalho docente e a organização do espaço escolar, onde o professor deve preparar-se para receber às crianças da educação infantil, investindo na valorização e formação continuada além de estabelecer objetivos e metas pedagógicas que devem ser alcançadas pelas crianças no decorrer do desenvolvimento da sua aprendizagem.