Revisão Literéria

Avaliação do nível de estresse através do Teste de Inventário de Sintomas de Estresse de LIPP (ISSL) em funcionários do serviço Público Móvel de Urgência de Belo Horizonte - MG

Autora: Maria de Fatima Barboza

([email protected])

M.F.Barboza, (2017)

https://www.webartigos.com/

INTRODUÇÃO

Ao estudar o ser humano em sua complexidade e em sua amplitude de servir ao próximo, observa-se que o mesmo ultrapassa seus limites, sem se quer perceber, que já os atingiu.

Esta pesquisa tem como tema: o método de lipp para avaliação do grau do stress; a amostragem em estudo é composta por um grupo de técnicos em enfermagem. E e o questionamento tem o intuito de saber se o profissional conhece que está sofrendo por stress; e se o mesmo tem conhecimento de como trabalhar seu limite de stress.

Sabe-se que o stress pode atacar qualquer pessoa, até mesmo aquelas que se julgam fortes estão sujeitas a uma carga de fatores estressantes, que ultrapassam a condição física e emocional do sujeito. O lidar com as outras pessoas nem sempre é tarefa fácil.

O objetivo é avaliar o nível de stress dos técnicos em enfermagem que atuam na equipe do Serviço de Urgencia Móvel de Belo Horizonte – MG. E, assim trazer sugestões que possam contribuir para uma melhoria da qualidade de vida e da atuação desses profissionais.

A pesquisa tem o intuito de fazer um paralelo entre a parte teórica estudada na Instituição de ensino, com a prática vivenciada no departamento publico do SAMU.

Esta oportunidade foi dada através do projeto de estágio supervisionado VIII que permite utilizar as habilidades de pesquisadora para aplicar o teste de lipp e fazer a avaliação dos dados coletados.

DESENVOLVIMENTO

O que caracteriza o Stress

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS),o stress pode ser considerado uma epidemia universal, visto que devido aos avanços tecnológicos e a constante atualização das informações,vem interferindo na qualidade de vida dos indivíduos, consequentemente resultam em em perdas de ordem familiar, social, acarretando a redução da motivação para ações em geral, patologias ou pertubações físicas e psicológicas, não contando com os problemas no setor de trabalho (LIPP, 1996;JACQUES, 2004). Segundo Silva e Martinez (2005) um fator importante é que, independente da região da residencia das pessoas, a presença do stress deve ser relaçionado por inúmeros agentes causadores. Para Lipp (2003) o stress na área de saúde recebeu esta terminologia inicialmente em 1936, por Hans Selye médico endocrinologista; Dr. Selye elucidou como uma réplica não específica do sistema perante a uma situação que leva a mudanças na homeostase, “em que seja necessária uma mobilização para enfrentar o evento que causou a alteração em nível biopsicossocial”(SELYE, 1954). Calais(2003); Lipp, (2003) afirmam que stress é um sistema que demanda adaptação do organismo a um estímulo externo ou interno, que possa de alguma maneira alterar a percepção de bem-estar da pessoa. De acordo com os autores as reações das pessoas envolvidas frente ao stress pode ser diversificadas. Observa se que para obteção de uma resposta básica ao stress é condicionara pessoa envolvida para “lutar ou fugir”. Segundo Glassman & Hadad (2006) não pode se relacionar o grau de stress existente unicamente com as situações que o acarretaram, porém deve considerar também com a maneira de como o indivíduo capta e reage frente a situação estressante. Ao estudar o ser humano em sua complexidade e em sua amplitude de servir ao próximo, observa-se que o mesmo ultrapassa seus limites, sem se quer perceber, que já os atingiu. O stress pode atacar qualquer pessoa, até mesmo aquelas que se julgam fortes estão sujeitas a uma carga de fatores estressantes. Fatores estes que ultrapassam a condição física e emocional de suportar. Lipp (1996) relata que o stress ocorre de dois jeitos, o primeiro tem natureza aguda é de grande intensidade, porém evolui com melhora do quadro rapidamente; já o segundo tem natureza crônica é de grau moderado, perdura por um período mais extenso, poucos são os recursos utilizados pelo individuo para encarar este tipo de stress. Lipp cita que os órgãos do individuo que sofre por stress são afetados por sintomas específicos, dentre eles Lipp refere “enfarto, úlceras, psoríase, depressão e outros, ou até mesmo a morte em casos mais graves” (LIPP, 2003).