Aulas à Distância: Um breve comentário

Hoje os suportes tecnológicos mudam em todo mundo e para dar conta de novas possibilidades de comunicação, o ensino de educação a distancia se faz presente há muito tempo. Voltando um pouco na historia começamos aqui na America Latina a modalidade a distancia, a partir da década de 60 onde foi desenvolvidos projetos de alfabetização que seriam destinados as populações de camponeses e rurais, onde se localizavam afastados de grandes centros urbanos.
Nesta década também se desenvolveram muitas propostas de ensino de ofícios por correspondência que estavam voltadas a satisfazer necessidades à formação para o trabalho. Organizavam-se em um centro, uma associação ou um espaço físico que se destinavam a encontros ocasionais e um meio de comunicação e conhecimentos de alunos e professores.
Na década de 70 com muitas decisões políticas para este tipo de modalidade, e cria-se a universidade diferente, onde seu objetivo era as diversas experiências da educação a distancia para grupos de excluídos.
Assim criam-se estruturas centralizadas organizacional e administrativas em grupos de pequenas sedes-satelites. Neste mesmo momento abrem programas de televisão para a educação a distancia nos quais a imagem reforça o que se lê em livros.
Passado esta década, chega os anos 80, com a consolidação de projetos de educação a distancia na América Latina, onde seu principal objetivo era de permitir o ingresso de grandes contingentes que se aprisionaram na época da ditadura militar
Nos anos 90 a experiência no campo de educação a distancia foi se consolidando cada vez mais e desenvolvendo uma educação com uma estrutura geram para o sistema educacional. E também para romper a imagem de ensino de segunda categoria.
A autora Edith Litwin (2001, pag.43), nos relata que "também nos preocupava iniciar a formação nesse campo como outra maneira de instaurar o debate teórico em nossas aulas."
Nos tempo de hoje observamos que o desenvolvimento deste tipo de tecnologia tem uma grande influencia no sistema educativo, principalmente na educação a distancia, pois deste o seu surgimento fala-se muito em que ela poderia solucionar os problemas clássicos da modalidade.
Um deles seria que a distancia física deixou de ser uma característica principal desta educação, para se tornar uma comunicação maior entre professores e colegas. Outra característica positiva é a união ou intercomunicação entre as universidades, pólos ou sedes.
As autoras Rena Palloff e Keith Pratt (2002, p198) relatam:

As oportunidades educacionais que são criadas devem corresponder às reivindicações dos alunos e do mundo em que trabalham e vivem. (...) a globalização e a rápida troca de informações passam a ser realidade, aumenta a necessidade de que professores, instituições de ensino e alunos correspondam a tal realidade.

Com isso a aprendizagem a distancia não é a única resposta para esta realidade, certamente ela oferece um meio pelo qual os alunos podem praticar e adquirir muitas habilidades como, conhecer a si próprios, estilos de aprendizagens, trabalharem em equipes geograficamente espalhadas pelo continente e desta forma acertar o passo com a atualidade.
Mas voltando ao centro principal as aulas em um ambiente tecnológico, esta diretamente relacionada com o uso incessante de novas tecnologias e de forma até às vezes viciantes. Mas estes avanços do conhecimento devem ser aplicados a realidade social especifica, para tentar modificar problemas a ajudar a resolver e conhecer métodos de ensino futura.
Mas hoje infelizmente ainda existam professores que pensam que as novas tecnologias, ou em específicos os computadores estão apenas para auxiliá-los, mas na verdade deveriam pensar que estão aqui para ser uma parte integrante e necessária para o processo educacional.
Parto de um principio em que começa pelo inicio, sem conhecimento, sem intenções, sem didáticas, sem aprendizagem direta, isto esta relacionada ao eixo da educação a distancia, pois muitos não se aventuram a esta modalidade por falta de conhecimentos e oportunidades.
Pois a experiência faz com que a gente comece e termine e continue, sempre buscando mais informações, cursos e novas experiências.
E neste parâmetro entra a figura mestre do tutor, este é o professor do ensino a distancia, ele é o que vai dar apoio e suporte para seu aluno, ele que vai promover a realização de atividades, oferecer fontes e favorece a compreensão do conteúdo explicitado em seu campo de atuação e do ciberestapaço.
Mas é um grande desafio fazer prender a atenção do aluno, pois ele precisa estar sempre presente para responder e fazer tarefas já agendadas precisa instigar o aluno a ser, crescer e saber dentro do ciberespaço, querer que este aluno volte a ler e fazer suas metas, dar ao aluno o interesse de aprender.
Nisto se aplica a palavra da autora Edith Litwin (2001):

A habilidade do tutor consistirá em aproveitar seu tempo, sempre escasso, para não se limitar a uma opção, (...), mas sim buscar enriquecê-la em função de proposta mais complexas (...). A formação do tutor deve contemplar muitos aspectos.

Ele precisa oferecer uma resposta especifica dar conteúdos para a construção e analise dos enfoques e de procedimentos adequados e conduzi-la, para que todos os alunos possam compreender de maneira lógica e clara.
Um aspecto que precisamos rever são as maneiras errôneas em relação ao preconceito sobre as aulas a distancia, ainda neste século vemos muito, pois acham que com a não presença do professor e da sala de aula, podemos não mostrar o que realmente os alunos pensam e como são em sua totalidade, o tutor passa a ser seu computador e a sala de aula passa a ser sua casa ou o espaço em que se situa.
Mas estamos caminhando para frente com as novas ferramentas das tecnologias, pois, hoje se revela muito maior os alunos que fazem ensino a distancia, principalmente faculdades e cursos, muitas instituições de formação estão se apoiando neste contexto. Mostrando que a sala de aula pode sim ser sua sala de casa e seu professor pode ser o seu computador.
Oportunidades educacionais estão cada vez mais optativas, porque os alunos estão reivindicando da sua instituição e do mundo uma maior globalização e intercâmbio com novas instituições, tanto no país quanto no mundo.
Não é a única aprendizagem pelo computador que será a única resposta para tudo, mas certamente oferece um meio em que o aluno poderá adquirir as habilidades necessárias a alcançar grandes desafios de vida e de profissionalismo em sua carreira.
Para terminar deixo uma frase da mesma autora Edith Liwtin(2001), que relata, " não estamos apenas ajudando a moldar a criação de alunos, mas bem preparados; somos como eles, participantes em um grupo de pessoas que aprendem("...)".
Precisamos refletir cada vez mais sobre a educação a distancia, ver prós e contras e como podemos mudar a realidade sobre o investimento que alunos e professores podem alcançar com esta nova modalidade.





Bibliografia




LITWIN, Edith. Educação a Distância: Temas para o Debate de uma Nova Agenda Educativa. Porto Alegre - Editora Artmed. 2001.
PALLOFF, Rena M. e Keith Pratt. Construindo Comunidades de Aprendizagens no Ciberespaço. Trad. Vinicius Figueira. Editora Artmed - Porto Alegre. 2002
PERRENOUD, Philippe et al.Formando Professores Profissionais:Quais Estratégias?Quais Competências? 2ª. Ed.rev. ? Porte Alegre: Artmed Editora, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.) Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 2ª Edição ? São Paulo, Editora Cortez, 2000.