*Joyce Profeta Souza


RESUMO: Este artigo tem como objetivo perceber como o pedagogo pode atuar nas organizações empresariais atrelado ao departamento de treinamento de pessoal, o que torna- se relevante possuir a clareza de suas competências e habilidades necessárias para a lógica do mercado de trabalho e nesse contexto, compreender esse espaço organizacional como educativo é perceber que educação não se faz somente em ambientes formais de ensino, portanto, onde haja reflexões de ações e mediação de conhecimento, está presente a arte de educar.


PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia, arte de educar e organizações empresariais.


INTRODUÇÃO:

No contexto da pedagogia empresarial, uma especificidade da pedagogia, um tanto recente na sociedade, vem discutir como o pedagogo empresarial pode ser inserido nos âmbitos das organizações. Assim como sua atuação pode tornar-se mais abrangente em volta de práticas educativas dentro da empresa além de, possibilitar à esta maior integração, eficiência e produtividade agregado aos recursos humanos no treinamento de pessoal para a preparação e formação de mão ? de ? obra a fim de atender as especificidades da organização.
Isso significa que, torna- se necessário descobrirmos realmente como é a atuação do pedagogo na área em questão, que tipos de práticas são desenvolvidas pelo pedagogo com vista aos aspectos educacionais e a conexão direta com os recursos humanos assim como, o que esse profissional enfatiza nas suas ações a fim de melhorar o desempenho do quadro de funcionários além de desenvolver novos métodos de ensino para este mesmo objetivo.
Nesse sentido, o que torna - se relevante entender a necessidade de aprimorar nossos conhecimentos em torno do que a pedagogia pode oferecer em sua área de atuação, dessa forma trabalhar com o assunto em questão requer um preparo teórico dessa nova área de conhecimento, a pedagogia no âmbito empresarial para que se conquiste espaço, prática, e se utilize de toda a formação e capacitação profissional no que concerne contribuir para o crescimento pessoal, profissional e da empresa como um todo.

¬
DESENVOLVIMENTO:

Com vista à atuação do pedagogo na empresa torna ? se necessário destacar que sua inserção no ambiente não ? escolar é inovador e nos permite entender como funciona o trabalho desse profissional nesse ambiente. Além de, perceber as perspectivas que esta área (pedagogia empresarial) traz para o profissional pedagogo até então capacitado para atuar no âmbito escolar.
Por isso, segundo Ribeiro (2008), trabalhar dentro de uma organização é agir de forma a liderar, atuar em equipe, discriminar novos métodos para inovar e estabelecer assim, motivação e um melhor desempenho da produtividade diante de suas práticas na empresa, o que primordialmente diferencia o trabalho do pedagogo na escola do trabalho numa organização empresarial.
Dessa forma, ao falar em produtividade esta é adquirida quando o pedagogo da organização ao agir atrelado do departamento de treinamento de pessoal procura meios para selecionar o quadro de funcionários de acordo com cada perfil ou características do profissional competente a fim de que este haja de modo mais produtivo a partir desse perfil, pois isto torna ? se um fator importante para que se tornem aptos para trabalhar, produzir e melhorar não somente as relações interpessoais, mas também a produtividade como já mencionada e os lucros da empresa.
Nesse sentido, discutir sobre a produtividade, vale lembrar que para sua obtenção também se enfatiza a questão da valorização do profissional assim como a qualidade de trabalho vivenciada na organização. Sendo assim, "Vale acrescentar que o incentivo é um fator indispensável ao funcionário posto que ele se sentirá valorizado no seu próprio trabalho o que influirá positivamente na boa qualidade do seu desempenho." (RIBEIRO, 2008, p. 58)
Isso significa que a preparação do profissional diante das exigências de uma organização não depende exclusivamente dele próprio, isto é, a capacitação e formação profissional estão intimamente ligadas ao seu meio de trabalho, como se desenvolve as relações interpessoais assim como, é sempre relevante destacar a importância da motivação, do espírito de equipe, da postura ética, da responsabilidade, do interesse pelo trabalho. Isso de fato contribui para que o desempenho do profissional seja crescente e de grande valor para a organização.
O que ainda nesse contexto soma ao preparo profissional é quando:
"A liderança passa a ser também, um instrumento para a capacitação e a formação profissional onde a liberdade, o respeito e cooperação passam a compor a competência profissional." (RIBEIRO, 2008, p.56)
Nesse sentido, os recursos humanos ganha dimensão na tentativa de treinar o profissional e possibilitar tais meios para que se alcance as metas da organização empresarial.
Contudo, é desse modo que a pedagogia empresarial soma ao departamento de treinamento de pessoal, quando se ocupa em trabalhar competências, habilidades e atitudes que sejam desnecessárias ou vantajosas ao grupo e a produtividade. Dentre isso a pedagogia empresarial:
"implanta programas de qualificação / requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adapta metodologias de informação e da comunicação." (RIBEIRO, 2008, p. 11)

O que determina então, que essas práticas de treinamento acabam por ser parte fundamental dentro de uma organização, e quando nela se viabiliza essas práticas, segundo Ribeiro (2008, p. 65) se ratifica a dimensão de conhecimento, competências, habilidades, atitudes além de procurar promover mudanças de comportamentos na vida dos indivíduos.
Com isso, percebe ? se dentro da empresa a presença da educação, afinal esta não se difunde somente no âmbito escolar e quando além da transmissão de conhecimento encontra ? se atitudes que permitam a reflexão, há contribuição para a vida. Vale ressaltar que,

"Quando se trata de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos, a idéia de que o desempenho individual ou de equipes com vistas ao aumento da produtividade implica, antes, mudança de postura e de atitudes do que de domínio técnico." (RIBEIRO, 2008, p. 156)

Ainda compreende ? se que nas organizações contemporâneas a educação empresarial volta ? se para um planejamento de ações com enfoque no crescimento pessoal, profissional e da empresa como um todo, e para isso enfatiza ? se a aplicação de novas metodologias, didáticas nos treinamentos, logo se propõe dinâmicas não somente com a criatividade na elaboração para reuniões e palestras com utilização de recursos audiovisuais, mas com dinâmicas de grupo que possam gerar a relações sociais, reflexões, mudanças de pensamento, novas posturas entre outros objetivos.
Assim, de acordo com Datner (2006, p.15) esses saberes necessitam conectar ? se a novas formas de gestão, relacionamentos, estruturas, processos que influenciam nas mudanças de comportamento das pessoas, no ato de pensar e agir do mesmo modo que sofrem influências nos aspectos afetivo e cognitivo.
Para isso, deve ? se dispor de um líder que oriente, faça tomada de decisões, organize de forma que as atividades de treinamento de pessoal e as dinâmicas de grupo sejam atraentes, motivacionais a fim de obter um melhor desempenho nas práticas dos funcionários da empresa além de proporcionar um processo de ensino ? aprendizagem de maneira descontraída, é assim que a apreensão de conhecimento acaba por ser marcada na vida dos aprendizes a partir das experiências práticas, o ato de participar e fazer pois, "[...] o ser humano retém em torno de 20% que escuta, uns 30% do que vê, uns 80% do ele mesmo pode expressar e uns 90% do que faz." de acordo com Witzenbacher, 1985; Gudjons, 1992. (apud RIBEIRO, 2008, p. 24), É desse modo que as atividades tornam ? se necessárias para a comunicação e um aprendizado mais eficaz, no que concerne (LOPES, 2009, p. 102): "Assim, as dinâmicas passaram a perder a essência no momento inicial e ganharam corpo no processo, tornando ? se uma ferramenta poderosa para coleta de dados, reestruturações, lazer útil."
No que tange ao pedagogo dentro da empresa possuir certo cuidado na escolha das dinâmicas no sentido de não desvirtuar os objetivos da organização, porém, perceber que há necessidade desses métodos que inovam, pois é a partir deles que pode ? se construir uma série de requisitos importantes para formação ética e profissional dos aprendizes, como por exemplo o respeito e o espírito de cooperação.
Por fim, esse tipo de atitude que o pedagogo toma repercute até mesmo no momento de amenizar os conflitos ou insatisfações que surgem dentro da organização, pois "O papel de mediação exercido pelo pedagogo torna ? se primordial na prevenção dos conflitos." (RIBEIRO, 2008, p. 38). Isto é, em sua ação, o pedagogo deve ter clareza e saber do que ocorre na empresa a fim de selecionar dinâmicas que além de descontrair os aprendizes, deve levar á eles motivação, energia, reflexões para que haja mudanças como já dito, tanto no ato de pensar como no de agir. Dessa maneira o pedagogo empresarial estará sendo competente em seus afazeres, pois, isso permite entender o funcionamento do seu trabalho, a preparação dele para tomada de decisões, seu olhar diante dos acontecimentos na organização e sua preparação e formação profissional para direcionar, conduzir e agir atrelado ao departamento de pessoal (recursos humanos) na empresa procurando possibilitar a obtenção do crescimento dela e daqueles que a compõem.

REFERÊNCIAS:

ABRANTES, José. A Pedagogia Empresarial: Nas organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

COSTA, Roseli. A Pedagogia Empresarial e as Práticas Pedagógicas dentro da empresa. Disponível em: <http://www.webartigosos.com/articles/14896/1/A-PEDAGOGIA-EMPRESARIAL-E-AS-PRATICAS-PEDAGOGICAS-DENTRO-DA-EMPRESA/pagina1.html> publicado em fevereiro, 2009. Acesso em: 04 de Nov. 2010

DATNER, Yvette. Jogos pra educação empresarial: Jogos, jogos dramáticos, role-playing, jogos de empresa 2ª Ed. São Paulo: Ágora, 2006.

LOPES, Izolda (Org). Pedagogia Empresarial: Formas e contextos de atuação ? 3 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

LUDKE, Menga & ANDRÉ, Marli E. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARTINS, Gilberto de Andrade; LINTZ, Alexandre. Guia para elaboração de monografias e trabalhos de conclusão de curso 2ªed. São Paulo: Alas, 2009.

MINUCUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das relações interpessoais 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A Lógica de Construção de um Projeto de Pesquisa no Campo Educacional. In: TRILHAS: Revista do Centro de Ciências Humanas e Educação. Belém ? UNAMA, v.4, n.1, 2004, p.105-108.

RIBEIRO, Amélia Escotto de A. Pedagogia Empresarial: Atuação do pedagogo na empresa 5ª Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

RIBEIRO, Amélia Escotto de A. Temas Atuais em Pedagogia Empresarial: Aprender ara ser competitivo 3ª Ed. Rio de Janeiro: Wak, 2010.

SANTOS, Carla C.; COSTA, Lílian Leão da; ARERO, Lorena Uma visão pedagógica do aperfeiçoamento e da capacitação na empresa: Um estudo no SEBRAE; orientadora Ana D?Arc Martins de Azevedo. Trabalho de Conclusão de Curso, 2006