Trabalho de investigação  realizado na Instituição APAE “Escola Especial Estrela Dourada” de Pontes e Lacerda, utilizando um recorte de investigação voltado para a atuação desta Instituição na perspectiva da Educação Inclusiva. Procuramos levantar dados e subsídios que nos apontassem como o processo de Inclusão Educacional está sendo realizado na referida Instituição.

            Para este fim, realizamos inicialmente o projeto de pesquisa intitulado Atuação da Instituição APAE “Escola Especial Estrela Dourada” de Pontes e Lacerda na Perspectiva da Educação Inclusiva (Anexo 1), que nos serviu de base para  a organização dos principais pontos a serem investigados e os recursos que seriam utilizados para a coleta de dados.

            O presente relatório é o resultado desta pesquisa, que nos permitiu fazer um levantamento de informações sobre as estratégias utilizadas pela Instituição na promoção da Educação Inclusiva. Conhecemos a rotina dos seus frequentadores, a visão dos professores e gestores frente às mudanças desencadeadas por este novo modelo de educação.

            Na primeira parte do relatório, fizemos uma breve retrospectiva história da instituição pesquisada, trazendo dados sobre sua inauguração e reinauguração alguns anos mais tarde, dados sobre a equipe de profissionais, a clientela atendida, descrição do espaço escolar e dados sobre as definições curriculares da Instituição. Em seguida, fizemos uma descrição detalhada do processo de observação e coleta de dados realizada pela equipe nos dias que se seguiram a pesquisa, evidenciando o dia da semana e horário dos acontecimentos.                                                                               

            Na segunda parte do relatório relacionamos as fundamentações teóricas, que embasaram nossas reflexões acerca da Educação Especial para a perspectiva da educação inclusiva. Em seguida, iniciamos a descrição dos espaços, organização do tempo, dos materiais e das estratégias utilizadas pelos professores para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos educandos.

            Fizemos também a análise das falas dos profissionais entrevistados, relacionando os dados obtidos com os referenciais estudados durante o curso. Analisamos as principais correntes teóricas encontradas no documento Projeto Político Pedagógico da instituição pesquisada, percebendo como ele auxilia no processo de inclusão do aluno.

            Finalizamos o trabalho com nosso parecer sobre os resultados alcançados, no intuito de proporcionar melhorias no atendimento às diferentes necessidades dos alunos, partindo do princípio de que boas escolas devem ser boas para todos neste sentido, fizemos um diagnóstico de infantilização dos estudantes frequentadores do período matutino, todos maiores de 18 anos e percebemos que inexiste uma política de Educação Inclusiva dos alunos no ensino regular, assim como uma relação entre as escolas regulares com a escola especial, havendo apenas o encaminhamento ao ensino comum de alunos que apresentam condições de ser incluído.