O assédio moral pode ocorrer em qualquer local, até em uma instituição de ensino, a maioria desses excessos podem ocorrer nas relações aluno e aluno conhecido como bullying e nas relações aluno e professor, como a palavra bullying é usada para assédios entre menores de 18 anos, quando é na relação aluno e professor é chamado de assédio vertical ascendente, vertical, pois existe uma hierarquia, e ascendente que significa que vem da parte de baixo da hierarquia para cima.

Mas o que é assédio moral?

Assédio moral é conduta abusiva que pode ser caracterizado com principalmente por comportamentos, palavras e atitudes que intencionalmente e frequentemente, possa ofender a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando sua posição ou complicando o relacionamento interpessoal no local de trabalho.

Assédio Moral Vertical Ascendente

Alguns anos atrás era não sonharíamos com essa ideia, devido à imagem de mestre que cobria essa pessoa, nos dias de hoje isso está mais presente, infelizmente. Esse tipo de assédio pode desestabilizar a ordem mínima, impossibilitando atividade educacional afetiva, que é muito importante em uma sala de aula. Os fatores mais fortes envolvidos nesse tipo de assédio são ameaças à integridade da pessoa e abuso de poder econômico.

A nesses últimos anos a violência urbana está se tornando constante em nossos dia-a-dia, que passa para o jovem a ideia errada de que o mais forte faz a lei, fazendo com isso que os adolescentes acreditem que é com violência que se resolve problemas de convívio social. Professores que recebem esse tipo de assédio sentem-se ameaçados à integridade física por parte de alunos. Uma condição que impossibilita o exercício a função.

Desigualdade social também é muito frequente, e os alunos em alguns casos utilizam de expressões como: “Eu pago seu salário”, “Meu pai vai demitir você”, “Você é meu empregado”. Essas frases pressionam o professor, perturba o ambiente e promovi um grande constrangimento.

Uma maneira de assédio vertical ascendente que não está classifica ainda, mas está em ascensão são filmagens ou fotografias tiradas ou feitas sem autorização, na maioria das vezes, um aluno (ou um grupo) provoca o professor, e quando ele perde o controle faz uma filmagem (na maioria das vezes escondida) e divulga na internet (muitas vezes em redes sociais) tentando criar um constrangimento e/ou um clima muito desagradável entre os alunos e o professor.

Consequências

A primeira instância são as medidas disciplinares da instituição de ensino, que está dentro do regimento interno da escola, essa primeira instância é valido apenas para casos onde corre apenas agressões verbais, se ocorrer agressões físicas, ou o regimento escolar não abranger esse tipo de caso, o assediado pode procurar a segurança pública. Devemos apontar que é muito importante esses tipos de caso serem resolvidos de maneira rápida e no próprio ambiente escolar para a manutenção de um ambiente de ensino equilibrado e saudável.