Aspectos Físicos da Grécia

Carlos Barbosa dos Santos

1 Relevo

A Grécia é um País com relevo predominante de montanhas, seguido de planícies e poucos planaltos. Assim como o mar ocupa ¾ do globo terrestre, o relevo montanhoso também ocupa ¾ deste País. As atividades vulcânicas em tempos pretéritos deram origem a grandes maciços, como Pindo e o Monte Olimpo, sendo este último a parte com maior altitude da Grécia, com 2917 m. É dividido em duas partes, a parte continental e a insular, ou seja, é um território composto de ilhas, em pleno mar, sem limites terrestres. As planícies são separadas pelas montanhas, em meio a vales, são férteis, existe também as planícies litorâneas de genealogia aluvial, cuja formação se deu pela deterioração das rochas em virtude do intemperismo químico, que foram transportados e depositados nas partes mais baixas do relevo por meio dos cursos d’água.

2. Hidrografia

A hidrografia não é tão favorável, pois os solos calcários determinam uma quantidade maior de água subterrânea, do que superficial, devido ao seu poder de acumulação. Os rios de ordens menores, são pouco extensos, com drenagem desigual durante o ano, não podem ser utilizados para meio de transporte aquaviário, além de limitar o acesso a irrigação de culturas. Os principais cursos fluviais são Vardar, Struma e Nesto que desaguam no mar Egeu, parte mais baixa da bacia.

3. Clima

O clima é do tipo Mediterrâneo em grande proporção do país. Apresenta variações térmicas em três áreas distintas, as regiões a Oeste de Pindo, possui clima quente e úmido, característica encontrada também nas áreas planas, ilhas e litorais, no oriente, o clima é seco com temperaturas baixas, na parte mais montanhosa, os invernos são mais rudes, devido à elevação, pois quanto maior a elevação, menor a temperatura, o que torna essas áreas mais íngremes a ocupação humana.

4. Vegetação

Segundo André & Ribeiro, (2009), a vegetação da Grécia pode ser definida da seguinte maneira:

“A vegetação é tipicamente mediterrânea (pinheiros, oliveiras, vegetação rasteira e matas esparsas) nas regiões meridionais e centrais. No norte prevalece o tipo de vegetação característico da Europa central, com florestas mistas. Nas planícies predomina vegetação arbustiva e herbácea. Nos planaltos do centro e do sul aparecem árvores de folhas caducas, sobretudo o carvalho e o castanheiro. Acima de 200 m estende-se florestas e cerrados”. (ANDRÉ & RIBEIRO, 2009).

De acordo com a síntese do autores em virtude da vegetação da Grécia, pode-se analisar que a vegetação varia de acordo com a localização de cada área, pois em cada área existe um tipo de vegetação específico, isso devido a influência da distribuição do solo, relevo, hidrografia e condições climáticas favoráveis, constituindo um mosaico geográfico de intrínsecas relações de dependência entre os aspectos físicos, sem esquecer das relações destes com a sociedade.    

4. Referências

FILHO, Paulo Tavares Muniz; CARVALHO, João Allyson Ribeiro de. Geografia Regional do Mundo I. Recife: Capes, 2012, Págs. 11 a 27.

Dísponível em:< http://www.suapesquisa.com/paises/grecia/geografia_grecia.htm >Acesso em 03/02/2014.

Dísponível em: < http://www.prof2000.pt/users/dfpinto/a_grecia/curiosidades.htm >Acesso em 03/02/2014.

Dísponivel em: < http://greciairaque.blogspot.com.br/2009/08/clima-e-hidrografia-da-grecia.html  >Acesso em 03/02/2014.

 Dísponivel em : < http://grciaetal.blogspot.com.br/p/relevo-e-vegetacao-da-grecia.html  >Acesso em 03/02/2014.

Dísponivel em : < http://haryson.tripod.com/atual.htm  >Acesso em 03/02/2014.

Dísponível em : < http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080604114528AAeOTQI  >Acesso em 03/02/2014.

Dísponivel em: < http://www.destinomundo.pt/2013/05/acropole-de-atenas-atenas-grecia/  >Acesso em 03/02/2014.