AS SEMELHANÇAS MINISTERIAIS DE JOÃO BATISTA E JESUS CRISTO 

JOÃO BATISTA – AQUÊLE QUE BATIZAVA COM ÁGUA

JOÃO BATISTA, nasceu no ano 7 a.C, de acordo com a promessa feita por Gabriel, a Isabel. Por 5 meses Isabel se manteve em segredo sobre a visita de Gabriel, quando contou a seu marido Zacarias, êle ficou muito perturbado, e só acreditou quando teve um sonho inusitado. Nesta época Maria recebeu a visita do anjo Gabriel, que anunciara que ela seria mãe de um menino o qual daria o nome de Jesus, e ela foi ter com Isabel sua prima, ao chegar lá, o menino de Isabel deu sinal de vida e todos se alegraram. João Batista nasceu, cresceu como uma criança comum, aos seis anos de idade João foi com seus pais, visitar a família de Jesus, João estudou , teve seus ensinamentos dados por seu pai Zacarias que era profeta, e por sua mãe Isabel, que também tinha um grau de instrução maior que o das mulheres da época, pois ela era filha de Aarão, aos 14 anos João fez voto de Nazarita, que era proibido de lidar com mortos, cortar cabelo e fazer uso de bebidas fermentadas. João aos 16 anos começou a adotar a maneira de se vestir como Elias, com pele de animais e um cinturão de couro, cuidou de seu pai até a morte, logo após João e Isabel, foram visitar a família de Jesus, nesta época João estava quase resolvido a começar o seu trabalho, mas, foi exortado pelas palavras de Jesus que o mandou cuidar de sua mãe e esperar a “hora do Pai”, assim êle fez. João só viu Jesus novamente no dia de seu batismo no Jordão. João era pastor de ovelhas, e vivia uma vida muito simples, sobrevivia da carne de ovelha, mel silvestre e gafanhotos comestíveis, êle tinha a convicção de que a sua hora estava chegando, para anunciar o novo reino que estava por vir, “ o reino do céu”, êle lia, “ nos dias desses reis, o Deus, dos céus, irá estabelecer um Reino que jamais será destruído, e este reino não será entregue a outro povo, mas partirá em pedaços e consumirá todos os outros reinos e permanecerá para sempre”. Sua mãe Isabel, tinha lhe assegurado que Jesus, seu primo, era o Messias, que tinha vindo para assentar-se ao trono de Davi e que êle (João) seria o seu apoio. Um sentimento cresceu no coração de João, de que êle seria o último dos velhos profetas e o primeiro dos novos.

João já era da idade de 28 anos, quando começou com suas pregações, dizendo que “o reino do céu estava para se mostrar”, pregava sobre o reino que viria, mas êle sabia que êle não era Elias, João conhecia bem as escrituras, mas não era letrado, no ano 25 d.C, êle  partiu para pregar o novo Reino.

Nos dias de João os judeus perguntavam, “Quando, pois virá o Reino?”, êle dizia “está próximo, que o reino que estava por vir não era deste mundo, que o pecado estava para acabar, e que os cidadãos do novo reino seriam imortais, nessa benção sem fim”.

João começou a pregar as margens do Rio Jordão, onde o povo passava de um lado para o outro, lá êle pregava e batizava, todos que o viam sabiam que êle era mais que um pregador era um profeta, êle dizia que “o reino do céu está ao alcance das mãos”. Os sacerdotes enviaram uma delegação para saber quem era João, perguntavam, se êle pretendia ser o Messias, êle respondeu, “ide e dizei a todos da voz que escutastes no deserto, preparai o caminho do Senhor, fazei uma estrada plana e reta para o nosso Deus, cada colina deverá ser cortada, o chão acidentado deverá ser plano, e toda a carne verá a salvação de Deus”.

João dava aula a seus discípulos, dava instruções sobre a nova vida, era contra a violência, mas era ríspido ao falar da palavra, falava do arrependimento dos pecados, pregava “preparem-se para o fim das idades o reino do céu está ao alcance das mãos”.

À medida que João avançava, êle pensava em Jesus, os seus discípulos fizeram uma pergunta “ vós sois o Messias?” – êle disse, “depois de mim virá um outro que é maior do que eu, eu vos batizo com água e Êle vos batizará com o Espírito Santo, irá limpar a ervas daninhas, recolherá o trigo, mas o refugo êle queimará com o fogo do julgamento”.

João continuou a seguir o seu caminho profetizando e batizando, dizendo “arrependeivos e sede batizados”, era domingo e Jesus foi com seus irmãos ao encontro de João para ser batizado, João disse “sou eu que tenho necessidade de ser batizado por ti”, Jesus murmurou, “se tolerante comigo, pois é chegada a minha hora”, Jesus fora batizado, e ao se afastar, ouviu-se um barulho e uma luz vindo do céu sobre a cabeça de Jesus e eles ouviram, “Este é meu filho adorado, a quem me comprazo”, Jesus seguiu em silêncio , e fora para o deserto por 40 dias jejuar, João seguiu a Jesus e disse “agora sei com certeza que és o libertador, o Messias”.

João continuou pregando o novo reino que havia de vir, foi perseguido por Herodes, foi preso e mesmo assim não negou a sua fé nem as mensagens que êle trouxe falando do novo reino, êle falava a Herodes, “arrependeivos, o reino do céu está ao alcance de suas mãos”, no dia do aniversario de Herodes, João Batista foi decapitado, seus discípulos o enterraram e foram ter com Jesus.

JESUS CRISTO – AQUELE QUE BATIZA COM O ESPÍRITO SANTO

JESUS - homem judeu, que nasceu em Belém, nasceu de Maria, filho de Deus, como homem teve como pai José, foi criado em Nazaré, aos 12 anos Êle estava no templo pregando para os sacerdotes, pois era de grande inteligência, cresceu como pessoa normal, ajudava seu pai como carpinteiro, mas foi chegada a hora em que Êle precisava cumprir o seu destino, após ser batizado por João Batista, passou 40 dias no deserto, jejuando e sendo tentado de todas as maneiras, mas disse “adorarás apenas a um só Deus e Senhor”- “nem só de pão o homem viverá, mas sim de toda a palavra de meu Pai”.

Retornou do deserto, e começou a pregar sobre o novo Reino que estava por vir, sobre o Messias, sobre a redenção dos pecados, sobre o Pai, ensinou amor, perdão, compreensão, vida em abundancia para aquele que seguisse a Palavra de Deus, Jesus curou leprosos, paralíticos, cegos, e várias enfermidades do corpo e da alma, ressuscitou Lázaro, tudo pela fé  e em nome do Pai todo Poderoso. Jesus dizia “ eu sou a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai a não ser por mim”, “ eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor”,.

Jesus foi perseguido, pois César sentia o seu reino ameaçado, Jesus tinha 12 discípulos, dos quais disse, ide e pregai o evangelho a toda criatura, curai e libertai, pois é a vontade do Pai.

Jesus foi o maior dos profetas, quando entrou na cidade de Jerusalém, foi aclamado por todos, era domingo de Ramos, um dia Santo, mesmo assim foi enviado uma legião de soldados para que o prendessem, porém Pilatos lavou suas mãos, sobre o fato, mas também não discordou do julgamento, apesar de Jesus não ter cometido crime algum.

Jesus foi preso, e perguntaram, “és o Filho de Deus?” “és o Messias?” – Êle respondeu “SIM”, jamais negou sua condição de Salvador e Libertador, foi julgado por heresia, humilhado, escorraçado, açoitado e condenado a morrer na cruz, porque pregava o bem, o amor ao próximo a remissão dos pecados, para que vivêssemos a vida eterna.

Porém ao terceiro dia de sua morte, Ressuscitou para vida eterna, onde está sentado à direita do Pai, esperando o dia em que há de vir com Todo o Poder e Glória, para julgar os vivos e mortos que permaneceram Nele.

COMPARAÇÃO ENTRE O MINISTÉRIO DE

JOAO BATISTA E JESUS CRISTO

  • Os dois ministérios eram proféticos, pois, anunciavam, um novo reino, um reino de amor  eterno, ao lado do Pai.
  • Eram homens enviados por deus para falar do reino eterno.
  • Batizavam em nome do Pai.
  • Pregavam sobre o amor de deus, puro e verdadeiro.
  • Pregavam sobre o arrependimento para a vida eterna.
  • Jamais cederam as tentações.
  • Jamais negaram a sua fé.
  • Propagavam o reino do céu que viria, para salvar os redimidos dos pecados.
  • Pregavam, “arrependeivos enquanto é tempo, pois o novo reino está por vir, o reino de meu Pai”.
  • João Batista grande profeta, pregava sobre o que viria.
  • Jesus o maior dos profetas – o sumo sacerdote, confirmando tudo aquilo que João pregava.
  • Ensinavam a seus discípulos a palavra do pai, as escrituras, para que fosse propagada.
  • Faziam com que os pecadores se arrependessem e conquistassem avida eterna.
  • João era autoritário, pois tinha a autoridade do pai para propagar a remissão dos pecados.
  • Jesus era autoridade, propagava o amor, o perdão e a remissão dos pecados, sob o consentimento do pai.