AS RELAÇÕES HUMANAS E O AMBIENTE DE TRABALHO

 

“O nós é feito de D’eus” (Geraldo Eustáquio)

 

* Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues

As relações humanas compreendem um conjunto de habilidades que nos permitem estruturar relacionamentos com as diversas formas de vida existentes.  Estas, por sua vez, propicia nos relacionarmos com a maioria dos ambientes que temos contato.

Neste âmbito, o desenvolvimento tecnológico atua como agente facilitador no campo das comunicações, criando - nos possibilidades de interagir e usufruir de locais que nunca imaginamos ter acesso. As relações humanas decorrem da interação entre duas ou mais pessoas.

Neste contexto, devemos considerar que o fenômeno da globalização trouxe mudanças significativas tanto para as pessoas quanto para as organizações. No meio organizacional atual, observamos investimentos destinados não apenas às novas tecnologias, como também em ações voltadas ao desenvolvimento do capital humano e das atitudes comportamentais.

 A convivência humana é complexa e desafiadora, porque cada um reage de maneira diferente quando está inserido em um grupo de trabalho. O processo de interação humana é constituído através dessas reações voluntárias ou involuntárias, intencionais ou não- intencionais.

As relações humanas são a alma das organizações modernas e sempre se manifestam, positiva ou negativamente, tanto no ambiente interno quanto no externo, refletem-se nos indivíduos e em suas relações familiares, sociais e profissionais.

A valorização de colaboradores é uma prática que deve ser constate de todo líder ou gestor, pois são eles que têm o poder de influenciar profissionais através de suas ações. 

Profissionais desvalorizados tendem a perder o foco, se desmotivam facilmente, diminuem sua produtividade o que acaba prejudicando e muito o bom andamento da empresa. Cada indivíduo é único em personalidade, portanto, os gestores devem ter isso em mente. É a partir deste cenário que a comunicação interna exerce destaque, com seus processos e profissionais responsáveis por empreender um relacionamento entre os atores do âmbito interno empresarial.

Um dos principais desafios hoje para o campo da comunicação organizacional e seus profissionais, se constitui em buscar superar a função que lhes é relegada de ser um mero instrumento de criação de percepções para o público interno, para se tornarem, cada vez mais, agentes responsáveis por contribuir para que os colaboradores reflitam sobre o ambiente interno da empresa, propondo um diálogo permanente e verdadeiramente baseado no entendimento mútuo entre líderes e liderados.

O espaço social que enxergamos no ambiente organizacional é pontuado por interações constantes e uma contínua rede de relacionamentos que reforçam posições; constroem e mantêm ou desfazem e impedem diálogos; geram aproximação ou afastamento, comprometimento ou indiferença entre funcionários e alta gestão. Jamais podemos nos esquecer de que no cerne do ambiente de trabalho todos são peças chave, ou seja, são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento e ou projeto a ser concretizado.

As relações humanas no ambiente de trabalho variam de organização para organização, porém, as organizações podem aprender umas com as outras a melhorar o gerenciamento dessas relações de modo a se obter as melhores formas de comunicação interna, envolvimento e cooperação de seus colaboradores.

Neste sentido, para que tais práticas sejam bem-sucedidas, devem ser consolidadas mediante ao respeito mútuo entre as pessoas, na justiça no processo decisório e no esforço de todos para a manutenção de um ambiente de trabalho agradável, prazeroso e harmonioso.

Em suma, é através de um ambiente de sinergia, confiança, respeito, amor, conhecimento mútuo que as relações e competências de cada um serão capazes de convergir para o sucesso da organização.

* Simone Andrade Ribeiro dos Santos Rodrigues, é Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional e atua na Rede de Ensino do Munícipio de Rondonópolis, Mato Grosso.