Sabe aquela história que fala de um náufrago, que já no fim do dia orava a Deus pedindo socorro? Não é de minha autoria e o autor é desconhecido, mas ela é mais ou menos assim:

Primeiro ele viu passar uma folha de coqueiro boiando. Depois um pedaço de tronco. Depois um caixote meio arrebentado. Mas achava que nada daquilo servia para tira-lo daquela situação, e continuava desesperado orando pedindo socorro a Deus, e com muita fé continuava aguardando que aparecesse um avião sobrevoando o mar, ou algum navio, um pequeno barco ou alguém que o avistasse ali nas águas. Enfim ele esperava um verdadeiro milagre de Deus, mas nada do que ele imaginava apareceu e ele morreu afogado.

Sua alma já estava salva, mas chegando no céu ele questionou com Deus a inutilidade das suas orações nos momentos mais difíceis da sua vida. E Deus lhe disse:

- As suas orações eu as ouvi todas sim, e enviei socorro. Não vistes as coisas que começaram a passar boiando ao teu lado? Se você realmente confiasse em mim e tivesse certeza de que eu estava lhe ouvindo, teria se agarrado àquela palha de coqueiro, ou aquele pequeno pedaço de tronco de árvore, ou aquele caixote, e com certeza você teria sido encontrado, porque a maré estava subindo e tudo aquilo estava sendo levado pelas ondas para a praia, que você não avistava mas estava bem perto dali. Você estava em frente a uma ilha habitada, onde teriam lhe visto. Aquele local do oceano não é rota de navios e por ele os aviões não voam em baixa altura porque há muitas rochas altas e pontiagudas. Por causa da profundeza das águas os habitantes da ilha preferem pescar do outro lado, onde é mais raso, pois os seus barcos são pequenos para enfrentar as fortes ondas do trecho em que você se encontrava. Eles nunca iriam lá. Por tudo isso eu enviei o tipo de socorro apropriado, mas você não entendeu. Continuou esperando que eu operasse um milagre de acordo com  a sua vontade.  

- Mas Senhor, uma palha de coqueiro é apenas um bagulho, eu não podia imaginar que aquilo me servisse de socorro.

-  Mas tu não estavas me pedindo socorro? Disse-lhe Deus.

 - Sim, mas eu confiei no teu poder de enviar algo melhor do que um simples pedaço de tronco. Aquele pequeno pedaço de pau nem agüentaria o meu peso, e um caixote quebrado é um lixo. Tu és Deus e eu te pedia que me enviasses algo que realmente pudesse me socorrer! Eu sabia o que eu estava te pedindo, por isso continuei esperando o teu socorro. Sabia também que a noite se aproximava, mas não perdi a fé e continuei orando.

-------/ /--------

O seu mal foi esperar que Deus fizesse o que ele estava querendo, ou seja, que Deus se submetesse à vontade dele. E Deus não tira pombos de cartola, porque Ele não é mentiroso como os mágicos. Ele faz o que  sabe que vai dar certo, Ele sabe do que nós precisamos exatamente, por isso nós devemos procurar entender as mensagens divinas. Por não entende-las é que perdemos tantas oportunidades boas e depois ficamos por aí a derramar rios de lágrimas inúteis. Até porque o tempo não retrocede.

Porque Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. ( I Cor. 1:27)

Adaptação: Júnia

24.5.12