Cumprimentos irmãos em Cristo, cidadãos e compatriotas moçambicanos. Agradeço imenso por esta oportunidade que a Webartigos me deu para partilhar a vida. Agradeço a Deus a quem antes de mais peço perdão por tudo aquilo que faço e poderei dizer em palavras escritas nestas páginas que não seja digno do seu reino de amor. Peço perdão e me conduza a vida eterna. Amen.
Como é pela primeira vez que apareço nestas páginas, permitam apresentar-me, tal como julgo que todos deviam resumidamente o fazer. O meu nome é Bernardo Lázaro Muatinte, natural de Nampula. Completei os Sacramentos de Iniciação Cristã e o de Matrimónio. Todos tiveram lugar na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Matola, excluindo o da Confirmação que foi na Paróquia São João Evangelista da Malhangalene, na qual frequento e sirvo actualmente. O Senhor me chamou para servir a comunidade através de Si em algumas direcções da Igreja através das quais até então Lhe sirvo. Actualemente, também O sirvo como catequista da 5ª Fase de Iniciação de Catecumenato.
Irmãos em Cristo, cidadãos moçambicanos, caros pais e encarregados de educação, eu venho a estas páginas da Vida Nova para vos fazer saber que estou cansado, fadigado por viver e remar contra a maré sem que quase nada aconteça, porque me sinto sozinho de vós mas junto do Pai, o qual me dá esperança de que isto vai melhorar. Estou fadigado por causa de várias e muitas novelas, por enquanto importadas, que mostram, expõem quase desde o seu princípio e fim acções, obras, vida e desejos da carne tais como homicídio, ganância material, inveja, adultério, vingança, fornicação, inimizades, bebedeiras e outras semelhantes (Gl. 5, 19-21). Estas são obras que destroem, deformam as nossas famílias e a nossa sociedade. Por exemplo passagens de algumas novelas exipidas pelas da televisoes do no Pais podem ser mal entendidas e assim destorcer a nossa vida, das nossas filhas, dos nossos filhos, etc. Piores sao os filhos de dois, oito ou 15 anos quee vêm actos expostos de natureza desagradavel para a nossa sociedade. O que aprendem agora e para o futuro? Resposta: vontade de experimentar precocemente e ver o que dá. E isso pode resultar em desobediência na família, gravidez precoce, drogas, mao aproveitamento escolar e em geral mão presente e futuro. Estas obras são contrárias àquelas de amor ao próximo, alegria, paz, obediência, fidelidade, autodomínio e mais (Gl. 5, 22-23) as quais garantem sanidade e bem estar a nossa família e sociedade, mocambicanas. Eu não posso falar nem pedir a Editora da Vida Nova para falar mais deste tipo de novelas e vida, das suas consequências em todas as vertentes da nossa vida, incluindo fraco rendimento e productividade dos mais velhos viziados nestas novelas, pois seria pedir para ocupar todas as tiragens da revista daqui até mil anos em frente. Eu proponho que, se devia através de dipositivos legais, regulamentares, seleccionar as novelas a serem expostas neste País. Seleccionar e publicar aquelas que dão pelo menos 90% de obras de amor que o Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, Pai amável e misercordioso nos ensinou ontém, nos ensina hoje e nos ensinará amanhã. Deus é Amor (Jo. 4, 7-21). As Igrejas e em particular os Catequistas junto das famílas e da sociedade devem intensificar o ensino do bem as crianças, aos jovens, aos filhos, que são o garante saudável de hoje e do amanhã. Pode haver alguns que digam que eu vejo e revelo só o lado negativo das novelas. Claro que sim pois, ele se revela quase em 100%. É verdade que existe o lado positivo, mas quem o pode ver é aquele que tem juizo de personalidade definida para ver, ouvir, julgar, criticar, aceitar o bem e recusar-se do mal. Muito mais do que isto eu vim só partilhar o meu desgaste desta que é realidade e vida vivida. Vamos viver a VIDA CRISTÃ, A VIDA DE AMOR, A VIDA NOVA.
Com a permissão da Editora da Vida Nova, faço-vos saber que o meu próximo tema será "As religiões e as Igrejas, o presente e o futuro da família e da sociedade moçambicanas".
Muito obgdo.
Maputo, 26 de Junjo de 2014.
Bernardo, Paróquia São João Evangelista da Malhangalene, Cidade de Maputo.