AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

A UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO, FACILITANDO ASSIM TODO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

 

Sandro Ferreira dos Santos*

                                                                                                               

RESUMO

 

Visando facilitar o ensino aprendizagem do ensino superior, a inter-relação- aluno- professor, esse artigo vem explorar, desenvolver habilidades e possibilidades de se utilizar melhor “As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino”, nas atividades dentro e fora da sala de aula de maneira que os alunos venham a aprender de uma forma mais objetiva, clara, dinâmica, leve e prazerosa utilizando, das novas tecnologias de acordo com o planejamento elaborado pelo professor-educador, facilitando assim esse processo da relação ensino aprendizagem.

Palavras Chaves: inter-relação- aluno- professor; planejamento; explorar; desenvolver; habilidades e possibilidades; professor-educador.

ABSTRACT

To facilitate the teaching and learning in higher education, the inter - relation- student- teacher, this article is to explore, develop skills and opportunities to better utilize "New Technologies of Information and Communication in Education," in activities inside and outside the room classroom so that students Will learn in a more objective, clear, dynamic, light and enjoyable way using , new technologies according to the academic plan developed by the teacher - educator , thus facilitating the process of teaching-learning relationship .

Key words: inter-relation-student-teacher; planning; explore; develop; abilities and possibilities;

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

            Buscar informações e um estudo a respeito das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, e sua a aplicabilidade durante as aulas, refletindo-se no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Onde o profissional de educação na área possa atuar de forma clara, sucinta e objetiva dentro dos conteúdos abordados com aplicabilidade: tecnológica e de comunicação.

            Analisando a utilização da tecnologia e comunicação em sala de aula, durante as atividades. Levando assim o nosso aluno, através das Novas Tecnologias e Comunicação, e de um planejamento prévio pedagógico do professor a gostar mais do ensino e da sua formação educacional.

                          O objetivo da pesquisa Novas Tecnologias da Informação e Comunicação com aplicabilidade ao Ensino, durante as aulas. Vamos analisar a utilização da Informação e Comunicação ensino aprendizagem durante as aulas refletindo assim no ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Levando assim o nosso alunado através das TCIs, e do planejamento pedagógicos do professor a gostar mais das aulas de forma objetiva e prazerosa. Cujo objetivo é demonstrar as peculiaridades atuais das Novas Tecnologias da Informação em sala de aula. Entendendo  os critérios das TICs,  levando assim a compreender melhor a influência das TICs em sala, bem como lado cognitivo do aluno. A produção e elaboração e a metodologia da pesquisa utilizada neste artigo e de caráter Bibliográfico (Teórico)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVAS TECNOLOGIAS E COMUNICAÇÃO

 

Buscar informações e um estudo a respeito das Novas Tecnologias e Comunicação, onde a aplicabilidade durante as aulas reflete-se no ensino-aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo do aluno. Onde o profissional de educação (Docente) possa atuar de forma clara, sucinta e objetiva dentro dos conteúdos abordados em cada disciplina, com aplicabilidade. Onde vamos analisar a aplicabilidade das Novas Tecnologias e da Comunicação durante as aulas. Levando assim o nosso alunado através das Tendências Tecnológicas a um novo modelo de  aprendizagem. Levando-os a ir além planejamento pedagógico do professor, passando  a gostar mais dos conteúdos-metodológicos-didáticos  de forma objetiva  e prazerosa. Segundo José Manuel Moran (2003 p.11)

“Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo de mais, aprendendo muito pouco, desmotivamo-nos continuamente tanto professores como alunos temos a clara sensação de muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Mas para onde mudar? Como ensinar e aprender em uma sociedade mais conectada?”

            A educação precisa rever a forma e maneira de ensinar usando as novas ferramentas, técnico – cientifica. Este mundo globalizado, não nos, permite vivermos, assim, como estivéssemos no século passado.  A sociedade mudou, os valores mudarão e principalmente o comportamento humano. A desmotivação e tanta em salas de aulas em todo país. É, para onde realmente mudar? Mudança já! Visando um ensino prazeroso onde o aluno possa participar e sentir-se bem com relação as disciplinas, trazendo essa mesma para a conectividade global sociedade-moderna- industrial- tecnológica, onde possa desenvolver habilidades, visando  o lado cognitivo do aluno. Precisamos vivenciar as novas práticas tecnológicas direcionadas para o ensino moderno global. Onde as novas tecnologias e a comunicação já estão inseridas na sociedade pós-moderna.

           

De acordo com Nelson de Luca Pretto (2003, p.36).

             Como afirmava, o aspecto da mundialização econômica é o mais evidente, mas ele, de fato, é apenas uma parte da questão. A presença dessas tecnologias está introduzindo modificações em diversas outras áreas, interferindo na economia, no social, na cultura, na educação e nas intersubjetividades pessoais.  A globalização da cultura não se dá desvinculada dos fatores econômicos e exatamente por isso, é perversa. Se temos, mesmo de fato, a possibilidade de multiplicação dos valores locais para que os mesmos possam,então, ser globalizados.

            Correto, a mundialização ou como queira dizer globalização, realmente, esta modificando padrões da sociedade e nem uma forma de ensino, principalmente, o acadêmico não poder ficar fora disto.

A aprendizagem sempre vai precisar de um mediador (PROFESSOR-EDUCADOR) peça fundamental em relação ensino-aprendizagem, integrando e interagindo com seu corpo discente. Principalmente em se tratando das TCIs, em especial ao ensino superior, pelo determinado artigo. Para todo e qualquer conteúdo abordado em sala ou laboratório, devemos pensar nas habilidades e competências que serão desenvolvidas atendendo assim os Parâmetros Curriculares Nacional. Tecnologicamente falando observe que a questão da TIC ela é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo do aluno, em se, tornando parte importante na formação do conhecimento pela visão da inter-relação professor-aluno na Nova Aldeia Global.

Segundo José Manuel Moran (2003 p.12). Sem dúvidas as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de sala de aula, de espaço e tempo, de comunicação áudio visual, e estabelece pontes novas entre o presencial e o virtual, entre estar juntos e o estarmos conectados a distância.

Isto nos leva a refletir de maneira clara e sucinta que o ensino no âmbito acadêmico podem e deverão romper as barreiras das salas de aula, indo, bem mais além, desta pequena área, que são estas quatros paredes, no qual nós vivenciamos ao longo do tempo. Esta interatividade conecta, nos leva a caminhos longínquos e percorrem a trilha do conhecimento e desenvolvimento técnico - cientifico.

           José Manuel Moran (2003 p.14). O ensino de qualidade envolve varias variáveis:

Segundo este autor:

  • Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infra-estrutura adequada, atualizada, confortável, tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
  • Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectualmente, emocional, comunicacional eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja circunstâncias favoráveis e uma  relação afetiva.

Ao observarmos o ensino de qualidade e suas variáveis podemos perceber claramente que as novas tecnologias e a comunicação são de real importância para o desenvolvimento intelectual cognitivo do discente. Jamais podemos viver desvinculado da tecnologia moderna.

Assim fala Vani Moreira Kenski(2003 p.75).

Para que possa realizar essa e outras transformações esperadas no ensino, é preciso que o professor saiba lidar criticamente com as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação, que saiba utilizá-las pedagogicamente. Conhecer o computador, os suportes mediáticos e todas as possibilidades educacionais e interativas das redes e espaços virtuais para aproveitá-las nas mais variadas situações de aprendizagem e nas mais diferentes realidades educacionais.

Quais são as dificuldades que os profissionais de educação em especial, encontram com relação às TICs? Segundo Joana María Sancho, (2001p.40).

“Na realidade, a história da educação, desde os sofistas ao último projeto de utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, tem um forte componente de planejamento, de intervenção, de “saber fazer”. O que os professores fazem a cada dia de sua vida profissional para enfrentar o problema de ter que ensinar um grupo de estudantes determinados conteúdos, durante certo tempo, com o fim de alcançar determinadas metas, é conhecimento na ação, é tecnologia [...]

            Os profissionais de educação devem aplicar mais as TICs, durante as aulas e fora dela como um meio de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. São esses fatores que levam profissional no seu dia-a-dia em sala de aula. (formação acadêmica, falta de material tecnológica didáticos para tal, falta de interesse do próprio profissional em educação, tendo que trabalhar em várias escolas, pela grande quantidade de conteúdos da disciplina, entre outros). Não podemos deixar de fora o planejamento e “saber fazer”, por que se não todo o processo irá por água abaixo. Sabemos que existem inúmeras dificuldades, mas temos que avançar neste aspecto das novas tecnologias aplicada a formação do individuo no âmbito acadêmico.

Em direção a uma ação docente mediada pelas tecnologias digitais. Conforme afirma Vani Moreira Kenski(2003 p.74).

            “O grande desafio inicial, em termos de realidade brasileira, é a formação de professores capazes de lidar com alunos e situações extremas: dos alunos que já possuem conhecimento tecnologicamente avançados e acesso pleno ao universo de informações disponíveis nos múltiplos espaços virtuais aos que se encontra em plena exclusão tecnológica, sem oportunidade para vivenciar e aprender nesta nova realidade; das instituições de ensino equipadas com as mais modernas tecnologias digitais aos espaços educacionais precários e com recursos mínimos para se trabalhar.”

Em tese, esta é a real realidade da educação brasileira no Brasil, e em toda modalidade de ensino, longe da ciência/tecnológica aplicada em prol dos avanços científicos. A formação de professores passa um pouco distante, problema, este que, educação virou comércio, esquecendo a essência primordial que é aprendizagem como base, aos últimos avanços das tecnologias. Atuar hoje como professor (Docente) é uma grande luta, barreira esta, onde alunos vivem e passam o dia todo enfrente ao computador, notebook, celulares, ipads, atrelados a rede mundial de computadores, junto às redes sociais. (Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, etc.). As instituições de ensino superior e outras com precariedade. Docente vivendo entrelaçados em uma sociedade bastante “adiantada”.

Conforme afirma José Manuel Moran (2003 p.30).

“Na sociedade atual, em virtude da rapidez com que temos que enfrentar situações diferentes a cada momento, cada vez utilizamos mais o processamento multimídico. Por sua vez, os meios de comunicação, principalmente a televisão, utilizam a narrativa com várias linguagens superpostas, que nos acostuma, desde pequenos, a valorizar essa forma de lidar com a informação, atraente, rápida, sintética, e que o traz conseqüências para a capacidade de compreender temas mais abstratos de longa duração e de menos envolvimento sensorial.

Realmente a educação entra em um pequeno colapso em relação, e uma grande problemática ao mesmo tempo, com relação a esse tipo de comunicação midiática. Que lida com a informação a aonde tudo é apresentado pronto e mega atraente com forme afirma Moran. Não podemos viver mais no passado, ou seja, no século passado. As novas tecnologias chegaram, estão aí. Qual é a educação que queremos? Será que será possível manter o estilo que foi? Ora, temos que mudarmos rapidamente. O novo modelo já estar por aqui! Fábrica, carros, maquina robótica, biotecnologia, ciência da informação, computadores avançados, note books, celulares, ipads, etc.

Os levantamentos iniciais apontam que ha soluções ou aplicabilidade para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem, levando assim uma forma didática aplicada  e divertida em sala, bem como a questão psicopedagógica do aluno para com atividade do docente em sala de aula, interancionando-se com as  Novas Tecnologias Aplicadas.

Este trabalho de pesquisa buscará através deste TCC, aprimorar meus conhecimentos, bem como auxiliar profissionais na área de educação do ensino fundamental, ensino médio e principalmente no ensino acadêmico, como fonte bibliográfica de pesquisa verificando que é possível através de tais práticas e vivências que podemos fazer uma educação melhor, acompanhando assim cada período que estamos vivendo.

                                         

CONSIDERAÇÕES FINAIS

              A Pesquisa realizada sobre NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO é de grande importância, enriquecendo nossa vida acadêmica e nosso futuro profissional.  Espero de acordo com os dados obtidos e apresentados possamos constatar que as TICs exercem um papel importante na aprendizagem do aluno. A partir do pré-suposto pudemos concluir que a maioria dos professores “obtém” certo conhecimento sobre o tema, porém observamos ainda se faz necessária a participação de todos, não somente do docente como também as instituições de ensino, tentar se enquadrar nos avanços tecnológicos e científicos aplicados a formação do individuo, como um todo.

Sendo assim as instituições de ensino deve considera as TCIs como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem do educando. Sabemos que existem barreiras, mas precisamos todos, avançar para uma aprendizagem mais dinâmica, moderna, participativa, tecnologicamente e eficiente.

             Chegamos a seguinte conclusão que, trabalhar com as Novas Tecnologias e a Comunicação, referente as questões psicopedagógicas, leva o  discente de ensino acadêmicos ou de outras modalidades de ensino a entender melhor os conceitos, operacionalidade dos conteúdos, disciplinares,  abordados por diversos ramos do conhecimento.

             Entendemos que a educação com relação ensino-aprendizagem deve ser apresentada deforma clara, sucinta, objetiva, interessante e prazerosa em loco com a TICs, baseado assim no mundo moderno globalizado. O Professor-Educador (facilitador de ensino aprendizagem) precisa ser mais inovador durante a sua pratica pedagógica, aplicando não só as novas tendências tecnológicas, como também o uso das novas tecnologias, podendo ser aplicada, como uma ferramenta excelente e moderna.

AGRADECIMENTOS

 

Primeiramente а Deus que permitiu que tudo isso acontecesse.

 Agradeço а todos оs professores da Graduação e da Pós Graduação, pоr mе proporcionar о conhecimento nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade dа educação nо processo dе formação profissional, pоr tanto quе sе dedicaram а mim, nãо somente pоr terem mе ensinado, mаs por terem mе feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça аоs professores dedicados аоs quais sеm nominar terão оs meus eternos agradecimentos.

A esta Instituição ..................................

 

E a todos quе direta оu indiretamente fizeram parte dа minha formação, о mеu muito obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

BARRETO, Raquel Goulart (org.); PRETTO, Nelson de Luca...[et al.]. Tecnologias educacionais e educação a distancia: avaliando políticas e práticas. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Quartet 2003.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 7ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2003.(Coleção Papirus Educação).

SANCHO, Juana María (org.); ALONSO, Ángel San Marino...[et al.]. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed S.A.2001.