As máquinas de lavar são aceitas pelas mulheres como uma das maiores aliadas do século 20! Anteriormente, com muitos modelos de máquinas, elas não apresentavam motor o que só ocorreu no início do século XX, quando revelou-se a primeira das máquinas de lavar movidas através de motor. Anteriormente, todo o esforço de higienizar o vestuário tinha lugar de maneira artesanal, nos tanques domésticos.

O surgimento das máquinas veio deixar mais fácil o dia a dia das donas de casa e da mesma forma das firmas que usam as industriais para a higienização de grandes quantidades de vestuários. Clínicas, restaurantes, hotéis, entre outras fábricas, fazem uso do nicho industrial pela enorme quantia de vestuários a serem limpos e desinfetados .

As máquinas particulares foram se aperfeiçoando com o passar do tempo, surgindo modelos com entrada da parte de frente ou superior, com a possibilidade de grandes quantidades, grandes agitadores, lugar para amaciantes, alvejantes, sabão na forma líquida, água fria e água quente, tudo feito tornando esse eletrodoméstico um ótimo auxiliador na ocasião de lavar roupas.

Com o desenvolver desse nicho igualmente houve a expansão das lavanderias, que com os recursos disponibilizados colocam à disposição dos usuários o processo de lavagem de itens mais difíceis, tapetes, cortinas e outros tipos de roupas que não poderão ser higienizados em casa por máquinas simples, mesmo considerando todo o seu desenvolvimento.

As máquinas de lavar hoje em dia são dotadas de um sistema digital, o que significa que, com mais modernidade, podem fazer tempos de lavagem diversificados em relação ao tipo de roupa, deixar de molho, mudar seu modo de lavagem, usar amaciantes e produtos para alvejar na medida certa, sem ocasionar estrago as vestimentas. E tudo através de uma singular programação, feita antes de lavar.

Atualmente, as grandes revendedoras de eletroeletrônicos têm sempre uma enorme quantidade de marcas para serem compradas por seus clientes. De marca para marca, as funcionalidades são diversificadas assim como a finalidade. Para famílias maiores, com muitas peças de roupa, considera-se a aquisição de um aparelho mais forte, com uma capacidade extensa de peças de roupa, no entanto para uma família reduzida, um casal, ou para aqueles que são sozinhos também existem opções em equipamentos de pequeno porte, que utilizam um espacinho, mas que lavam também muito bem.

Ainda no setor de máquinas de lavar, podemos nos deparar com os conhecidos como “tanquinhos”. Eles parecem pequenos e desenvolvem o ciclo da lavagem das roupas por turbilhonamento, porém, não processam o centrifugar, o que não é adequado para quantidades grandes de roupas.