As duas línguas do Brasil

Existem no mundo diversas línguas que podem ser consideradas ágrafas. Línguas ágrafas são aquelas línguas nas quais não existe uma forma exata de expressá-las na forma escrita, ou seja, são apenas faladas ou gesticuladas. Podemos citar como exemplo as línguas xavante, falada por índios brasileiros, changana, falada em Moçambique, e bergamasco, falada em Bérgamo, Itália. Isso, a princípio, parece um tanto quanto fora de contexto, incoerente com o titulo, mas logo tudo se encaixará.
Suscitou-se uma duvida: Que língua que se fala no Brasil? Essa é uma pergunta aparentemente fácil de ser respondida. É obvio que no Brasil se fala o português. Isso é o que muitos responderiam, pois tomariam por base, primeiramente, o fato de o Brasil ter sido colonizado pelos portugueses; depois se baseariam nos telejornais, nos livros literários, redações oficiais, etc., o que torna o português uma errônea "língua civilizada". Mas a pergunta feita foi qual é a língua que se falava no Brasil, e não qual é sua língua civilizada. Sendo mais específico: comunicamos-nos oralmente através da mesma linguagem que escrevemos e lemos?
Indiscutivelmente a resposta é não. Ao falar, não respeitamos as chamadas "normas gramaticais", e isso não nos é exigido, porém, ao escrevermos, precisamos possuir certo domínio destas normas. Podemos exemplificar isso lembrando que, de acordo com a gramática, não se pode usar próclise em início de frase, contudo, em uma conversa no dia-a-dia, ninguém sai por aí dizendo: empreste-me seu livro, ou conte-me uma estória para dormir, papai. Baseando-se nisso, podemos afirmar que no Brasil existem duas línguas, uma que se escreve (que o autor chamou de "o português") e uma que se fala (chamada pelo autor de "vernáculo brasileiro" ou apenas "vernáculo"). Com isso, o autor afirma que o português não é a nossa língua materna, mas sim o vernáculo. Apesar disto, não se pode considerá-las como dicotômicas, mas também não podemos afirmar que são a mesma língua.
Apegando-nos a isso agora, dizemos que o "certo" é escrever o português e falar o vernáculo.
Ligando as coisas: o vernáculo é a língua materna de mais de duzentos milhões de brasileiros que a utilizam constantemente, não conhecendo outra forma de se comunicar oralmente se não por ela. Entretanto, ao lerem um artigo no jornal, percebem que não compreendem o que está escrito, isto pela falta de contato com a linguagem utilizada para a escrita desse artigo. Assim, nota-se que apesar de serem consideradas a mesma língua, o vernáculo e o português são satisfatoriamente diferentes. Isso faz com que no Brasil se crie mais uma língua ágrafa. Ela é o vernáculo, a verdadeira língua do povo brasileiro.