INTRODUÇÃO

 

 

O projeto por uma aprendizagem eficiente,procura representar uma estratégia pedagógica contextualizada quando o aprendiz demora para iniciar um processo de ensino-aprendizagem ao interesse do aprendiz permitindo novas possibilidades e situações educacionais que ultrapassem os limites da sala de aula.

 

 

OBJETIVOS GERAL

 

Analisar diferentes recursos e métodos utilizados no processo de ensino aprendizagem, proporcionando aos alunos à construção do seu próprio conhecimento.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

 

Desenvolver no aluno o fazer e compreender de sua autonomia  de suas vivências e de  seu próprio conhecimento.

 

 

DESENVOLVIMENTO:

 

            De acordo com as etapas do processo de aprendizagem,a prontidão compreende três fatores básicos:A maturação Orgânica,a experiência anterior e o grau de motivação.Sobre à maturação do organismo o professor não têm controle,pois esses fatores envolvem aspectos que antecedem a entrada da criança na escola.Embora cabe ao professor o papel de adequar a aprendizagem de acordo com as necessidades da criança.

            A maturação é processo de ligado ao desenvolvimento do organismo,ou seja,cada criança têm o seu tempo de estágio de acordo com a teoria de Piaget,cada criança passa por uma fase operatória,ou seja, a criança têm seu tempo de aprender andar,falar,a ler.

            É importante que à criança atinja o nível de maturação apropriado e essa fase varia de criança para criança.Existem fatores importantes que contribuem para  o desenvolvimento cognitivo da criança um desses fatores é a motivação;Se o aluno não tiver o desejo de aprender não adianta ele estar amadurecido e ter experiências anteriores favoráveis.

            Portanto, a motivação é fundamental na aprendizagem e exige do educador uma preparação adequada para possibilitar situações educacionais que proporcione ao educando à motivação para aprender.É necessário,principalmente conhecer os anseios e desejos do aluno para adequar a aprendizagem à tais motivações.

            Dessa forma,querer prender ajuda muito no rendimento do aluno.É fundamental que o professor desperte este estímulo ao educando usando de métodos e estratégias que desenvolva  uma aprendizagem eficiente ao educando.

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

  • Relacionar a matéria nova com a que se acabou de estudar e com a que  vem a seguir,o que se pode fazer com uma revisão rápida da aula anterior e um esboço dos tópicos seguintes;
  • Fazer uma apresentação preliminar de um novo tema antes de um estudo mais detalhado e profundo;
  • Estimular os alunos a descobrirem a estrutura geral,a organização global e os conceitos e ideias mais importantes da matéria;
  • Incentivar os alunos a formularem exemplos concretos das regras e princípios gerais;
  • Ressaltar as razões da aprendizagem da matéria,mostrando sua utilidade.

 

 

 

QUADRO TEÓRICO

 

 

Pode-se Verificar uma série de definições em relação ao ensino aprendizagem, uma vez que dependera do ponto de vista do autor no Livro  Pedagogia da Autonomia,PAULO FREIRE (São Paulo,Paz e Terra,2001)diz que:

 

 

Outro saber de que não posso duvidar um momento sequer na minha prática educativa-crítica é o de que,como experiência especificamente humana,a educação é uma forma de intervenção no mundo,intervenção que além de conhecimento dos conteúdos bem ou mau ensinados e/ou aprendidos,implica  tanto esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento.Dialética e contraditória não poderia ser a educação só uma ou só a outra dessas coisas.Nem apenas reprodutora,nem apenas desmascaradora  da ideologia dominante.

 

Sabemos,as dificuldades e os desafios enfrentados na sala de aula principalmente quando se trata de ensino aprendizagem,porém depende muito do educador.AUGUSTO CURY (pais brilhantes,professores fascinantes,Rio de Janeiro,Sextante,2003):

 

O maior pecado capital que os educadores podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens.

Sem esperança não há estrada,sem sonhos não há motivação para caminhar.O mundo pode desabar sobre uma pessoa,ela pode ter perdido tudo na vida,mas,se tem esperança e sonhos,ela tem brilhos nos olhos e alegria na alma.

 

Para ratificar a colocação de Augusto Cury segue a ideia de Julio Groppa Aquino (São Paulo: Moderna, 2002-Educação em Pauta):

 

 

Entendo que muitas vezes, grande parte do padecimento docente na atualidade tem haver com o fato de não sabermos o que exatamente estamos levando a cabo  nas escolas,mais,mesmo assim,temos certeza de que estamos fazendo a coisa certa.  “O inferno são os outros”, sempre. De alguma maneira, todas as pessoas se pensam em seu limite, oferecendo o melhor de si. O problema é que muitas vezes, O melhor que algumas pessoas fazem é desastroso para a educação no país.

 

Após este estudo,podemos entender que a educação é formada por professores,pais e alunos que precisam estar juntos nesta caminhada em busca de aprendizagem eficiente.

 

 

 

REFERENCIAL TEÓRICO

 

 

Como referencial teórico, a pesquisa partiu dos estudos realizados por autores como Paulo Freire, Augusto Cury, Júlio Groppa, estes autores teorizam a importância do ensino aprendizagem.

Apontaram sobre a necessidade de uma nova metodologia de ensino,ou seja,novas práticas educativas.

 

Uma outra fonte de pesquisa e inspiração.Veio apartir da leitura  que ousaram favorecer uma atitude ativa e agressiva em relação a aprendizagem,Sawerey  e Telford:op.cit,p.302) afirma que:Fazer associações facilita a aprendizagem.