APRENDIZAGEM COM IDENTIDADE DO ALUNO

Erica Souza Figueiredo

Para trabalharmos com a identificação, precisamos deixar o aluno mostrar a sua bagagem de mundo que tem. Assim conheceremos a dificuldade de cada um e podemos trabalhar com a aprendizagem. Precisamos trabalhar em sala de aula com projetos educativos para conhecermos a identidade de cada aluno.

O papel da família é muito importante nessa fase entendendo e participando da realidade da criança. Toda criança tem uma maneira de aprender, e assim devemos estimular o desenvolvimento delas. O aluno deverá aprender com o projeto escrever seu próprio nome é descobrir as conquistas do aluno que entra no caminho das letras.

Portanto a união das letras que compõe seu nome proporciona a inteligência de si como um ser humano social, com seu nome próprio que concebe algo sobre sua identidade, sua história e sua filiação. A escrita do próprio nome tem papel essencial na metodologia de alfabetização do aluno, já que representa um passo importante de seu início no mundo da escrita e aprendizagem.

O reconhecimento do nome próprio tem duas implicações importantes para os alunos que estão em método de alfabetização, escrita livre do contexto; escrita que informa sobre a ordem não aleatória que este incluso no conjunto de letras.

           A escrita do próprio nome simula uma chance privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do princípio de escrita, pelos pretextos, tanto do ponto de vista gramática, como do gráfico, o nome próprio acaba sendo um modelo estável, é um nome que se alude a um exclusivo elemento, com o que se extingue para o aluno, a confusão na interpretação, tendo valor de veracidade porque pertence a uma existência real, a um conhecimento comum e partilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista do desempenho, fica claro que identificar pessoas, com nomes, faz parte das interações sociais da cultura de cada povo, a importância sonora consagrada das letras, o ajuntamento de letras necessárias para escrever os nomes, portanto a diferença e a ordem das letras em uma escrita convencional é uma realidade convencional da escrita servindo como referência para chegar às próprias hipóteses.              

            O projeto trabalhado em sala de aula oportunizará aos alunos além da conquista da descoberta da escrita do próprio nome, a inclusão da escrita do próprio nome serão momentos de reflexão sobre a escrita partindo de uma referência estável e compreendendo a grande importância que se tem o nome próprio, suas letras, o som das letras e as variedades na pronúncia.

        Essa historia se refletem nos saberes profissionais dos educadores mais designadamente, nos saberes inicial adquiridos no início do estudo, que parcialmente, uma transformação dos conhecimentos alcançados nas técnicas de socialização no meio familiar e escolar.

          Percebemos o tamanho existente na experiência do método de trabalho em sala de aula, é decisivo na conquista da competência nas rotinas do trabalho na escola, precisa trabalhar na estrutura prática e teórica. Ultimamente a maioria dos educadores diz que aprendem a trabalhar fazendo na prática.

         Esta prática, na maioria das vezes é muito difícil é conectado à fase de sobrevivência profissional, onde o educador precisa revelar o que é capaz ate mesmo transformar as incertezas em certezas profissionais, as rotinas, em dinâmicas com competências constituindo alicerces sobre o qual vão se edificando em saberes profissionais para o resto da vida. No entanto, esses saberes não devem se limitar de modo algum em domínio cognitivo e instrumental do trabalho educador.

Bibliografia FIGUEIREDO, Souza Erica. Aprendizagem com identidade do aluno. Alto Araguaia MT 2015.