INTRODUÇÃO

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget) 

            Hodiernamente a ausência de motivação para a aprendizagem do inglês como Língua Estrangeira tem sido um dos fatores responsáveis pelo insucesso educacional. Podemos observar uma constante insatisfação dos professores e dos alunos em freqüentarem as escolas. Segundo Cristóvão e Gamero (2009), o professor que leciona para crianças precisa trabalhar fatores motivacionais que possam contribuir para um processo que envolva descoberta, interação e desafio.

   Segundo Freire (1996 p. 32), “não haveria criatividade sem a curiosidade que nos move e que nos põe pacientemente impacientes diante do mundo que não fizemos, acrescentando à ele algo que fazemos”. Portanto é de suma importância provocar reflexões nos professores quanto à aplicação de práticas pedagógicas mais atuais, diferentes, tais como as atividades lúdicas, como uma forma de contribuição para um ensino mais, dinâmico, prazeroso e eficaz, tanto para o aluno, quanto para o professor.

            Juy ( 2004)  salienta que os jogos educativos são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento. Outros aspectos importantes, a eles inerentes, são o estímulo e o favorecimento da  aprendizagem através da interação entre alunos e professores.

Nota-se a importância de interações em sala de aula, principalmente, quando os aprendizes são crianças. O foco de atenção das crianças é rápido. Segundo Rocha( 2009),  Brown (2001) menciona que a diferença entre o aprendiz adulto e a criança recai no foco de atenção de ambos. Este autor afirma que as crianças não conseguem se concentrar em uma atividade por muito tempo, enquanto os adultos conseguem.

Nessa perspectiva, o presente estudo apresenta uma trajetória de estudos teóricos e investigações práticas a cerca da importância das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa para crianças.

A pesquisa - estará ancorada na prática exploratória, pois partirá de um questionamento, ou seja, do seguinte puzzle (ALLWRIGHT, 2000) - :“ Por quê o uso de atividades lúdicas parece auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de inglês para crianças?”. Far-se-á  uma pesquisa baseada nos princípios  do paradigma qualitativo, já que teremos um ambiente natural como fonte direta de dados, uma escola particular. O significado que os alunos darão à pesquisa será foco de atenção especial pelo pesquisador, Bogdan e Biklen (1982, apud LÜDKE; ANDRÉ, 1986)

 Com o presente trabalho buscaremos conhecer e compreender a utilização do lúdico como fonte de motivação, interação e aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa para crianças.

No segundo  capítulo deste trabalho apresentamos algumas dificuldades em relação ao ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa enfrentadas pelos professores e alunos.

O terceiro capítulo trata das características das crianças, a fim de entendermos melhor estes pequenos aprendizes. Além das características infantis, é mencionado alguns caminhos que um professor pode seguir para assegurar uma melhor aprendizagem da Língua Estrangeira para crianças.

A partir do quarto capítulo mencionamos as visões de alguns estudiosos a cerca das atividades lúdicas e os benefícios que estas atividades podem proporcionar ao ensino e a aprendizagem da língua inglesa.

              No quinto capítulo apresentamos alguns princípios da Prática Exploratória e alguns benefícios que  esta pode trazer para uma sala de aula,  como a construção do professor reflexivo, o trabalho em conjunto, o trabalho para entender melhor a vida em sala de aula, dentre outros.

              O sexto capítulo trata dos princípios adotados para a realização da pesquisa feita em sala de aula, princípios do paradigma qualitativo. Além da descrição da metodologia que orientou a pesquisa, é mencionado ainda neste capítulo o contexto da pesquisa, uma escola particular em São Gonçalo- RJ com 12 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental.  

              No sétimo capítulo temos a transcrição de uma atividade lúdica e  uma conversa exploratória  realizada em sala de aula com os alunos. Encontramos também neste capítulo reflexões e  análises dos dados em conformidade com os pressupostos teóricos anteriormente mencionados.

              O oitavo capítulo apresenta as últimas considerações a cerca do trabalho.

              No nono capítulo encontramos as referências bibliográficas dos autores que embasaram este trabalho.

              Por último, temos no décimo capítulo, como anexo, os questionários respondidos pelos alunos em sala de aula a cerca das atividades lúdicas.