Cada vez mais brasileiros viajam para o exterior. A língua mais útil lá fora ainda é sem dúvida o inglês. Não saber pelo menos o básico para se comunicar em estabelecimentos, como lojas e restaurantes e até no aeroporto, pode ser motivo de certos “micos” que ninguém gostaria de passar.

Lembre-se que dominar uma língua dar mais liberdade ao viajante, abre a possibilidade de conhecer mais profundamente o lugar, além da interação com outros turistas de várias partes do mundo. Se viajar é para você um hobby e sempre faz parte de seus planos de férias, não perca tempo em se dedicar a outros idiomas, como inglês ou espanhol.

Se você nunca frequentou um curso de inglês, dá tempo de se preparar  para se sair bem em algumas situações nas quais você vai enfrentar durante sua vida de turista, e não são poucas.

Caso você esteja com viagem marcada e ainda balbucia o “How are you?”, um manual de socorro para você:

Compre livros de frases: Há livros que são na verdade listas de frases usadas em diferentes situações, com os temas: alfândega, aeroporto, recepção do hotel, lojas, táxis, restaurantes, pubs etc. Ter alguns desses livros e memorizar algumas frases chaves é uma ótima ideia. Inclusive nada melhor do que levar um guia desses na mala de mão e durante as longas horas de voos ler e reler.

Se o livro acompanhar um CD, passe as faixas para seu celular e fique ouvindo constantemente.

Na hora que precisar não tenha medo de falar, lembre-se você treinou e são frases simples.

Intensivo de línguas: se sua viagem for bem planejada com antecedência, você pode fazer um intensivo de línguas em casa mesmo. Com a facilidade do acesso a cursos online, é só ligar seu computador ou usar seu smartphone para baixar apps gratuitos de idiomas. Dê preferência àqueles com pronúncia e frases prontas, lembre-se: você tem pressa em aprender o básico.

Peça ajuda dos amigos: se você der sorte vai ter uma amigo ou amiga fluente no inglês e que já viajou muito. Mas só peça ajuda se essa pessoa for bacana, piadinhas porque você não fala inglês não ajudará.

Procure treinar sentenças úteis de forma descontraída, que tal uma aulinha durante um happy-hour em um barzinho, olha o inglês aí!

Chats: se você participa de comunidades internacionais na internet use como uma possibilidade de conversar com internautas nativos de países cuja língua oficial é o inglês. A ordem é praticar.