Iniciar um curso superior é o sonho de vários brasileiros, muitos traçam planos para a graduação, fazem testes vocacionais e acabam se matriculando em uma universidade privada ou entrando para instituições públicas. Tudo parece correr bem no primeiro semestre, no segundo, mas depois de alguns meses muitos alunos acabam perdendo o foco e ficando confusos em relação à carreira e as metas profissionais.

Tudo isso que ocorre com vários estudantes, além de ser totalmente normal, acontece com a maioria de nós. Sempre supervalorizamos aquilo que não conhecemos, muitas vezes criamos expectativas muito altas e depois que ingressamos na graduação acabamos mergulhando em um mar de dúvidas e incertezas que parecem não ter fim.

Uma das maneiras de superar esse entrave e afastar esses pensamentos “confusos” é utilizando técnicas de coaching que orientam o aluno para uma compreensão e reflexão a respeito de suas escolhas, ajudando-o a definir metas claras e realizáveis. Uma das áreas do coaching que vem crescendo imensamente é o coaching educacional que auxilia o aluno a melhorar seu desempenho na graduação e a superar certas dificuldades.

Existem vários conflitos de expectativas que surgem na graduação e isso pode acarretar, falta de foco, desmotivação, baixo rendimento, dificuldade para assimilar o conteúdo proposto em sala de aula, falta de convicção sobre que carreira deseja seguir, etc.

Para superar todas essas questões, o coaching educacional utiliza uma metodologia de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, possibilitando que o estudante comece a enxergar contextos que antes estavam obscuros. Além disso, as técnicas de coaching proporcionam ao aluno um melhor aprendizado, bom rendimento nas disciplinas, definição de prioridades, estipulação de metas de curto, médio e logo prazo e um plano de carreira para que ele já saia da graduação sabendo quais os passos que precisará dar para alcançar o sucesso.

Mas é importante deixar claro que o coaching educacional auxilia o aluno a desenvolver todas essas competências, mas é preciso um trabalho conjunto e força de vontade por parte do graduando para colocar em prática todas essas sugestões e revolucionar a forma como vê o mundo a sua volta. Assim, o aluno terá um ótimo desempenho em sua graduação e maiores chances de ter uma carreira promissora pela frente.