O quarto é o cômodo da casa que deve oferecer não apenas uma boa noite de descanso, como também ser um cantinho gostoso de acolhimento. Sendo assim, o quarto de casal merece uma atenção especial. Essa parte tão importante da casa deve satisfazer as necessidades dos parceiros, quanto à praticidade, ao conforto, e claro, expressando a identidade de ambos. 

Observar as necessidades é o primeiro passo:

Ao decorar o espaço, antes de tudo, é necessário pensar sobre a rotina do casal, afinal, o quarto é o local onde as atividades se iniciam. Logo, deixar o leito amoroso funcional e com a cara dos pombinhos são preocupações fundamentais.

Definir quais funções o quarto exercerá é uma etapa importante. Há situações em que, devido ao pouco espaço, nem sempre é possível criar um escritório, ou um canto reservado para o trabalho, por exemplo. Desse modo, geralmente, o local escolhido é o quarto, por oferecer maior privacidade.

Em outros casos, o cômodo é utilizado mais para momentos de repouso. Assim, a decoração deverá partir em torno das necessidades exigidas, mas sem esquecer que o quarto terá de ser bem aconchegante.

 Identidade do casal define o estilo da decoração:

Tons mais neutros sempre facilitam no momento da decoração. No entanto, o quarto deve ter obrigatoriamente os traços do casal. Sendo assim, não há problemas em colocar cor na parede, mesmo que se trate de um tom mais forte ou vivo.

Contudo é recomendado que apenas uma parede, ou parte dessa parede, seja pintada com essas cores mais vibrantes. A dica é que seja feita na parede em que se encontra a cabeceira da cama, pois além de não cansar a vista, dá um lindo efeito.

Ao invés de tinta, optar por papéis de parede, ou ainda, por adesivos de parede, nessa mesma região é também uma boa escolha. Pendurar quadros na cabeceira está liberado. A ordem é deixar a imaginação fluir. 

QUARTO DE CASALSimplicidade e bom gosto:

Elementos muito simples, porém bem organizados e combinados dão resultados belíssimos. O casamento entre os móveis, as peças decorativas e as cores são cruciais. Um bom jogo de cama valoriza bem o espaço.

Colocar ao lado da cama as mesinhas de apoio, nas quais poderão ser postas alguns objetos de decoração, como porta-retratos, vasinhos com plantas artificiais e pequenas esculturas, por exemplo, ajudam a dar um toque. Sem esquecer o abajur, um artigo funcional e que ajuda a criar um clima bem acolhedor. Um belo pendente também enriquece o ambiente. 

Pequenos espaços podem ter excelentes resultados:

O quarto de casal nem sempre é amplo. Muitas vezes, o espaço que se tem é o suficiente para colocar a cama de casal, a mesa lateral e o armário. Nessas condições é bom abusar de espelhos, estes que podem ser colocados na porta do armário, ou, até mesmo, na parede da cabeceira da cama.

Os espelhos dão a sensação de amplitude. Uma boa iluminação, inclusive, auxilia para que se obtenha um bom ambiente. Devido ao pouco espaço servir-se de banquinhos decorados, com um design diferente, ao invés das poltronas, são boas opções, pois exigem pouco espaço e fazem muita diferença. A dica é não se limitar, e saber aproveitar de forma inteligente e inovadora o espaço que se tem.