1 - Introdução

            O presente trabalho busca mostrar uma análise e reflexões com base no Currículo e formação de professores. De acordo com o documento INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO:

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político-pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Neste período de ampliação da duração do ensino fundamental, em que são discutidas questões de tempo-espaço, avaliação, metodologias, conteúdo, gestão, formação, não seria oportuno repensar os currículos na Educação Básica? Que indagações motivam esse repensar? (INDAGAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO, p. 09). 

            Dessa forma, podemos entender que os currículos não são conteúdos prontos a serem acertados aos alunos, mas sim, uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em âmbito social, político e cultural, além, de práticas intelectuais e pedagógicas, de forma que contemple as inovações e entendimentos conforme interpretações apresentadas em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Sendo assim, cabe aos profissionais da Educação, encontrar respostas que justifiquem a elaboração, o planejamento, a aplicação dos conteúdos de forma plural e interdisciplinar contemplando as inovações e adequando o currículo conforme as necessidades que vão surgindo e as transformações no sistema escolar.  Outro ponto positivo quanto ao desenvolvimento do currículo é a participação dos integrantes da escola, em elaborar e construir os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico, pois, este terá como norte a constituição do currículo e sua adequação conforme a necessidade escolar, social e cultural.

            Conforme estudamos, visualizamos pontos relevantes em torno do currículo por alguns estudiosos (textos disponíveis na plataforma da disciplina e outros), percebemos a importância em nos inteirar do assunto e buscar compreender o contexto histórico e as mudanças que ocorreram na educação e principalmente na constituição do currículo como sendo este o anexo planejado de atividades que são organizadas, no intuito de promover o conhecimento dos alunos. Por isso é necessário dar ênfase a formação dos professores de maneira que justifiquem essa promoção em saber adequar os conhecimentos já adquiridos e aprimorar os que são acrescentados, isto é, a Legislação orienta a seguir as bases comuns do currículo, assim como cita a LDB nº 9.394, 20 de dezembro de 1996, Artigo 26: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. Ainda, no “Art. 63.” parágrafo III há necessidades de acontecer parcerias por parte dos Institutos Superiores de Educação que manterão os programas de educação continuada para os profissionais de educação dos diversos níveis.