TEXTO: Salmos 34.19 “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”.

Todos os dias ouvimos falar sobre aflições, ou seja, preocupações, problemas, situações difíceis de alguém; ouvimos também o relato de pessoas que estão a indagar com Deus a respeito da prosperidade dos ímpios, que tem casas, carros, dinheiro, viagens para onde querem ir etc. Há também quem pregue a respeito da prosperidade em uma concepção errônea, onde seus problemas irão acabar você deixará de sofrer não terá mais aflições em sua vida. Mas bem sabemos que Jesus disse em Mt 16.26 “Do que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”

ELUCIDAÇÃO: O Salmista e rei Davi neste salmo louva ao Senhor pelo livramento milagroso de um grande problema. Seu testemunho inspira a todos os aflitos a crerem que eles também podem desfrutar da bondade do Senhor. No Versículo 4 ele diz: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Versículo 6 ele diz: “clamou este pobre, e o Senhor o ouviu; e o salvou de todas as suas angustias”.

Vers. 7 Ele declara: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra”.

Vers. 8 ele conclui: “Provão e vede que o Senhor é bom; bem aventurado o homem que nele confia”.

TEMA: DEUS MANIFESTA SEUS CUDADOS EM MEIO AS NOSSAS AFLIÇÕES

S.I :. De que maneira Deus manifesta seus cuidados para conosco?

F.T:. Vejamos três coisas que ocorrem conosco quando Deus manifesta seus cuidados em meio as nossas aflições:

I – ELE NOS PROPORCIONA ALEGRIA EM MEIO AS AFLIÇÕES

a) João 16.33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo”.

b) Mt 5.11 “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”.

II - ELE APERFEIÇOA A NOSSA FÉ EM MEIO AS AFLIÇÕES

a) Is 38.1 o profeta Isaias diz para o rei Ezequias: “põe em ordem a tua casa, porque”.
morrerás e não viverás”.

- Is 38.8 – O Senhor fez o sol retroceder dez graus do relógio de Acaz, para dar vitória a Ezequias.
b) Deus fez abrir o mar vermelho para o povo passar


III – ELE NOS PROPORCIONA EXPERIENCIA EM MEIO AS AFLIÇÕES

a) Vejamos o exemplo de Jó em meio a sua aflição, quando lemos dar a entender que foi algo passageiro, mas não foi. Ele passou por grandes aflições e em momento algum murmurou contra o Senhor, mas disse:

Jó 42.2 “Bem sei que tudo pode, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”.

b) Dt 8.2-4 – Deus guiou seu povo ao deserto para revelar os seus cuidados para com eles em meio as aflições sofridas naquele grande e terrível deserto.
c) Dt 8.15-16 – Revela que Deus os levou para o deserto para lhes dar experiências, então ele diz que o deserto foi para fazer o bem.