AÇÃO EDUCATIVA: O PAPEL DO PROFESSOR NA VIDA ESCOLAR

INTRODUÇÃO

A Escola Estadual Marcantonio Vilaça está situada na área urbana de Manaus/AM – na avenida Max Teixeira, nº 1950 – Cidade Nova I, nas proximidades do Conjunto Mundo Novo , em frente a entrada no Conjunto Manoa.

Foi fundada no dia 02 de fevereiro de 2001, através do Decreto-Lei nº 21.671, sendo inaugurada no dia 06 de abril de 2001. Na época o Governador Amazonino Armando Mendes e o Secretário Estadual de Educação  Vicente de Paula Nogueira.

Iniciou suas atividades escolares no dia 17 de fevereiro de 2001 com a denominação de Centro de Excelência de Ensino Médio, sendo uma das escolas pioneiras no Projeto de Implantação de Escola de Tempo Integral, em caráter de experimentação, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96. O desafio era atender a demanda de alunos de ensino médio  com uma formação capaz de construir competências e habilidades de acordo com as áreas de conhecimento e saberes necessários à vida.

Em sua filosofia de trabalho a Escola Estadual Marcantonio Vilaça busca capacitar-se para exercer responsável e criticamente a autonomia, a criatividade e a liberdade diante das mudanças do mundo. A educação atual compromete-se com a construção deste novo cidadão capaz de transformar o  mundo e preservar seu planeta, estabelecendo uma relação ética com a sociedade como agente de transformação do próprio mundo.

A Escola atende em turno integral, no horário de 7h as 16hs, nove turmas de ensino médio do 1 ao 3º ano. A partir de 2008 desenvolve projetos juvenis de iniciação cientifica, alguns com a aprovação e financiamento junto a FAPEAM.

Além de outras atividades complementares como: Coral, campanhas sobre prevenção de Doenças Cardiovasculares na Adolescência (parceria com a UFAM), Olimpíadas Vilacianas de Química e Matemática; Oficina de Redação; Jogos Vilacianos entre outros.

É uma das escolas pioneiras em Tempo Integral, teve como sua primeira Gestora a Srª Míryan Abecassis Faber e outros que por aqui passaram e deixaram as suas contribuições. A partir de 07 de março de 2012, a escola está sendo gerenciada pelo Profº Raimundo de Freitas Hidalgo.

O estágio foi realizado no período de 20 de maio à 25 de junho de 2012 nas dependências da escola em parceria com os pedagogos da mesma.